facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
bispos-e-seminaristas-do-regional-leste-1-participam-de-missaBispo, Formadores e Seminaristas do Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do...
norte-comunidades-celebram-nossa-senhora-aparecidaAs comunidades do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo celebraram com grande fervor a...
bispo-e-sacerdotes-ordenados-apos-2009-participam-de-encontroO Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e os sacerdotes ordenados após o ano de 2009...
sede-paroquia-santa-edwiges-celebra-a-padroeiraCelebrar os festejos em honra à padroeira. Este foi o motivo pelo qual a comunidade da...
bispo-preside-missa-de-um-ano-de-dedicacao-do-oratorio-dos-arautosO Oratório Nossa Senhora de Fátima, no Parque São Clemente – Nova Friburgo, completou um ano...

Bispo preside: Cristo Rei, Ano do Leigo e Investidura de MEPs

A Praça Dermeval Barbosa Moreira, em Nova Friburgo, sediou no dia 26 de novembro três atividades importantes para Igreja: a Solenidade de Cristo Rei do Universo, a abertura do Ano do Leigo e a Investidura de mais de 90 Ministros Extraordinários da Palavra (MEPs). A Santa Missa foi presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e reuniu centenas de fiéis dos três Vicariatos Episcopais.

site destaque 2017 aberturadoanodoleigo 8

Durante a homilia, o Bispo pontuou os desafios vivenciados na sociedade atualmente, afirmando que “é preciso mais do que nunca recebermos a luz da Palavra de Deus que nos ilumina, que nos dá o discernimento, para voltarmos a ver com clareza”. O Epíscopo também orientou aos pais que acompanhem o mais de perto possível a educação escolar dos seus filhos. “Nunca foi tão necessária a presença atenta do pai e da mãe neste processo da formação dos seus próprios filhos. Não entreguem esse direito a ninguém. Esse direito é em primeiro lugar dos pais”.

Refletindo as leituras do dia, o Prelado explicou aos fiéis que “todos nós um dia teremos um tribunal implacável diante do qual prestaremos contas. Não é o tribunal de Deus, nem o humano, mas é o da nossa própria consciência. Ele é impiedoso e dele não podemos escapar”.

site destaque 2017 aberturadoanodoleigo 10

"Como é que Cristo é Rei em cada um de nós? Como é que reconheço a realeza de Cristo na minha vida? Não é pela forma como eu a vivo? Tudo depende de nós!”, pontuou Dom Edney.

Dirigindo-se aos MEPS, expressou que estes receberam o mandato de anunciar a Verdade de Cristo.

- Meus queridos Ministros Extraordinários da Palavra, vocês são enviados por mandato do Bispo para anunciar a Palavra de Deus, fazendo realçar aquilo que o Concílio Vaticano II já põe em destaque que é esta vocação batismal, a dignidade do nosso Batismo e dos Sacramentos da Iniciação Cristã, que nos faz sacerdotes, profetas e reis. Esse mandato exercido em nome da Igreja faz de vocês ministros extraordinários, mas ministros, que devem anunciar a Palavra de Deus na sua integralidade. Portanto, nós não anunciamos a nós mesmos – disse o Prelado dirigindo-se aos MEPs, lembrando também que a formação deve ser permanente.

site destaque 2017 aberturadoanodoleigo 16

“Todos formamos a Igreja de Cristo!”, afirmou o Epíscopo recordando a missão dos batizados.

- Que Deus Nosso Senhor em Sua bondade e misericórdia nos dê o Espírito Santo, nos faça compreender a grandeza, a dignidade e a importância da missão que recebemos no dia do nosso Batismo e agora de modo especial com esta investidura. E que o Ano do Leigo seja vivido muito intensamente, mostrando para cada um de nós o valor e a importância que o fiel batizado tem dentro da Igreja – finalizou o Prelado.

Ao final da Eucaristia, o Vigário Geral e Pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, direcionou algumas palavras ao Bispo e ao povo de Deus. Dom Edney entregou aos MEPS o Roteiro Celebrativo e o Diretório do grupo.

site destaque 2017 aberturadoanodoleigo 19

Concelebrantes

Concelebraram a Eucaristia o Vigário Geral e Pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo; o Administrador Paroquial de Sant’Ana, em Campo do Coelho, e Assessor dos MEPs do Vicariato Sede, Pe. Marcelo Talon; e, o Administrador Paroquial da Imaculada Conceição, no Jardim Ouro Preto, Pe. Vicente Batista. Também estiveram presentes o Mestre de Cerimônias da Diocese, Pe. Lourenço Ferronato, EP, o Diácono Permanente Gil de Carvalho, e os Seminaristas Diocesanos.

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Grasiele Guimarães
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso