facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
bispo-preside-missa-em-honra-a-padroeira-da-capela-santa-luziaA comunidade da Capela Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia, em Santa Cruz, pertencente à...
catedral-o-natal-que-deus-montou-presenteia-mais-de-430-criancasMais de 430 crianças receberam seus presentes de Natal na tarde do dia 9 de dezembro. Os...
litoral-e-norte-paroquias-celebram-padroeira-da-dioceseA Solenidade da Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro, marca para os cristãos a...
sede-aprendizado-marca-presenca-do-bispo-em-encontro-para-ministros-da-consolacao-e-esperancaNa manhã de 9 de dezembro, os futuros Ministros da Consolação e Esperança do Vicariato...
litoral-vigario-episcopal-empossa-administrador-paroquial-e-paroco-em-rio-das-ostras-e-macaeAs Paróquias São Jorge das Missões, em Rio das Ostras e Nossa Senhora das Graças, em Macaé,...

‘Uma Catedral em Saída’: Igreja Mãe da Diocese promove Ação Social

Para iniciar o Ano do Leigo e o projeto “Uma Catedral em Saída”, a Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo, promoveu no dia 25 de novembro uma Ação Social na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Durante todo o dia, aqueles que passavam pelo local podiam aferir a pressão arterial e a glicose, receber orientações jurídicas e sobre o Câncer de Mama e HIV/AIDS, fazer o cadastro único dos programas do Governo, cortar cabelo, abordar a espiritualidade familiar e rezar. O Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, compareceu ao evento na parte da manhã.

site sede 2017 acaosocialcatedral 1

Um mutirão de voluntários formado por agentes de pastorais e instituições da cidade foi o responsável pelo atendimento à população. De acordo com uma das coordenadoras do evento, Ivete Regina de Lima, a atividade abriu oficialmente o Ano do Laicato na Catedral.

- O objetivo desta ação é para dar início ao ano do leigo, que começa amanhã. Então, esta é a primeira iniciativa da Catedral São João Batista, das Pastorais e Movimentos em parceria com algumas instituições da cidade. Queremos resgatar a dignidade humana e também espalhar o amor de Deus, que é o mais importante. Estamos aqui não somente para prestar este serviço social, mas também temos o nosso momento de espiritualidade, pois entendemos que o homem como ser integral, não cuida somente do corpo, mas também da alma.

site sede 2017 acaosocialcatedral2

Ivete destacou que a Cruz Vermelha atuou com a aferição de pressão arterial e glicose; a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a orientação e cadastro único para os programas do governo; a AMMA abordou sobre a prevenção ao Câncer de Mama; o Núcleo da Universidade Estácio de Sá auxiliou a população sobre questões jurídicas; a Pastoral da AIDS alertou sobre a prevenção a esta patologia; a Pastoral da Criança divulgou seu trabalho e acolheu aos pequenos com brincadeiras; o Terço das Mães recitou o Santo Terço; dois voluntários fizeram cortes de cabelo; e Prissi Cordeiro, da Assessoria Evoluir, ministrou um aulão de ginástica. A atividade foi oficialmente aberta com a bênção do Vigári o Paroquial da Catedral, Pe. Cláudio Menezes, e pela Coordenadora do Terço das Mães, Janymary Pecci.

site sede 2017 acaosocialcatedral 7

A respeito da conscientização do Câncer da Mama tanto nas mulheres quanto nos homens, a representante da Associação da Mulher Mastectomizada, em Nova Friburgo, Telma Borges, falou que “é muito importante a divulgação, pois estamos há 17 anos na AMMA falando sobre isso, fazendo a prevenção. A nossa Caminhada do Outubro Rosa alerta muito sobre o assunto”.

A Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Estácio de Sá, Nívea Dutra, apontou que é muito satisfatório oferecer este serviço à população.

site sede 2017 acaosocialcatedral 3

- Nós comparecemos nas ações sociais acompanhados dos alunos estagiários do Núcleo de Práticas Jurídicas e eu sou a advogada orientadora. Nós ouvimos o caso da pessoa e fazemos a orientação, se devemos encaminhar para a Defensoria Pública, para o nosso Núcleo ou para o Procon, dependendo do caso. Fazemos a área trabalhista, familiar, cível, consumidor e previdenciária, só não fazemos a criminal. É muito gratificante, as pessoas saem agradecidas pelo atendimento jurídico. Às vezes, elas não possuem acesso a este serviço, então, quando disponibilizamos esta ação em especial na praça ou em algum outro evento que participamos, é muito gratificante.

No encerramento das atividades, Pe. Cláudio agradeceu a presença de cada uma das pessoas que atuaram voluntariamente neste dia e a todos que por lá passaram.

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Pe. Cláudio Menezes e Monara Teixeira
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso