facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
papa-maria-nos-ajude-a-desenvolver-anticorpos-contra-virus-dos-nossos-temposNa tarde desta sexta-feira (8/12), Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco foi à...
bispo-preside-missa-de-encerramento-do-ano-letivo-e-ato-de-clericatura-no-seminarioNo dia 7 de dezembro, Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo de Nova Friburgo, presidiu a Missa de...
norte-corban-encerra-encontro-vocacional-e-recebera-14-novos-membros-em-2018A Comunidade Católica Corban realizou no dia 3 de dezembro o último encontro vocacional de...
diocese-e-paroquias-celebram-a-padroeira-imaculada-conceicaoEm 8 de dezembro, a Igreja Católica celebra o Dogma Mariano da Imaculada Conceição de Maria....
dom-edney-missa-de-7-dia-de-dom-rafael-na-catedral-de-friburgoNo dia 5 de dezembro, foi celebrada na Catedral de São João Batista, em Nova Friburgo, a missa...

SEDE: Cerco de Jericó inicia Mês da Padroeira em Nossa Sra. das Graças

Suplicar ao Senhor bênçãos e a queda das muralhas da fé. Com este anseio a Paróquia Nossa Senhora das Graças, situada em Olaria – Nova Friburgo, realizou entre os dias 3 e 10 de novembro o Cerco de Jericó. Consistindo em sete dias e noites de oração, a atividade aconteceu pela primeira vez na comunidade e abriu com chave de ouro os festejos à padroeira desta comunidade, celebrada em 27 de novembro.

site sede 2017 cercodejericonossasenhoradasgracas 1

Além do Cerco de Jericó e do Almoço da Padroeira, realizado no domingo 12/11, na festa em louvor a Nossa Senhora das Graças haverá: novenário, Santas Missas, Show de Prêmios, apresentações musicais, entre outras. Na novidades estão incluídos o Futebol de Amputados; Troféu Monsenhor Mielli de Futsal; Tarde da Família com apresentação da Bateria da Imperatriz de Olaria; Alvorada, Laudes seguida de Café da Manhã Comunitário. Ao final da matéria confira a programação completa.

Cerco de Jericó

Com orações durante 24 horas e celebração diária da Santa Missa, aconteceu o Cerco de Jericó. O Santíssimo Sacramento permaneceu exposto na capela durante sete dias, sendo recolhido apenas para a celebração. A conclusão desta semana de bênçãos e intensa oração ocorreu em 10 de novembro, com a Celebração Eucarística presidida pelo Pároco, Pe. Gilmar Rodrigues, e concelebrada pelo Pároco de São João Batista, em Laranjais, Pe. João Tadeu Tavares.

site sede 2017 cercodejericonossasenhoradasgracas 2

Louvando e bendizendo ao Senhor pelo êxito desta atividade, Pe. Gilmar iniciou a Missa agradecendo por todos os que foram fiéis em seus horários na escala de oração, incluindo lideranças, integrantes das pastorais e movimentos, entre outros. E, antes mesmo de invocar a Santíssima Trindade, recordou Josué na queda das muralhas em Jericó (Josué 6,1-25), na qual ele manteve-se firme na missão confiada por Deus, e, após sete dias, alcançou a vitória.

Prosseguindo, o sacerdote explicou que o Cerco de Jericó implica em sacrifício diante do Senhor, pois “a graça é gratuita, mas tem um preço, e este tem relação com a nossa disposição”, salientou.

Na pregação Pe. Gilmar utilizou palavras de ânimo, fé e entrega, convidando os fiéis a jamais se se desesperar ou entregar mesmo quando tudo parecer difícil. Durante a reflexão, citou trechos das Sagradas Escrituras nos quais aparecem vários exemplos de pessoas em situações difíceis, aparentemente sem alternativa, e Deus mudou o curso da história, por meio da fé destes.

site sede 2017 cercodejericonossasenhoradasgracas 4

Falando sobre estes sete dias de oração, recordou o exemplo de Josué, narrado no sexto capítulo do Livro de Josué.

- O que vivemos durante estes dias com Josué e a vitória sobre a cidade de Jericó? Ele parecia sem saída, mas o que fez? Foi obediente quando o Senhor lhe chamou e pediu para traçar um plano, dando-lhe ordens. Ele não ficou interrogando a Deus e foi logo cumprir o pedido do Senhor. Aparentemente, seria algo sem saída, mas sendo obediente ele saiu juntamente com todo o povo, venceu as muralhas e conquistou a vitória.

Feita esta reflexão, Pe. Gilmar acrescentou que o “nosso problema é: muitas vezes quando estamos diante de uma muralha, nos esquecemos de Deus. Somos imediatistas e olhamos somente para o problema, esquecendo das promessas do Senhor para nós. Quando agimos assim, nos intimidamos diante das dificuldades. Não devemos fazer isto, e sim, ter um olhar de fé!”.

site sede 2017 cercodejericonossasenhoradasgracas 7

Finalizada a homilia, ocorreu um dos momentos marcantes na conclusão de um Cerco de Jericó: a intercessão e queima dos pedidos apresentados durante todos estes dias aos pés de Jesus Sacramentado. Neste gesto, conforme a fumaça dos papéis sobe ao céu, também são elevadas ao Deus Altíssimo cada uma das preces dos fiéis.

Antes da benção final, ocorreu a benção com o Santíssimo Sacramento. Em seguida, Pe. João Tadeu Tavares falou à comunidade.

- Quantas graças Deus derramou através do Cerco de Jericó! Hoje, encerrando este primeiro, pode ser que muitos não tenham sentido o que aconteceu, mas nos dias seguintes vocês perceberão. O Evangelho de hoje foi muito propício para o encerramento (Lc 16,1-8), pois Jesus dizia que os filhos das trevas são mais espertos que os Filhos da Luz. O Cerco de Jericó é uma esperteza dos Filhos da Luz. Ficar uma semana na diante do Senhor é ser esperto na fé. Que vocês possam ter esse como o primeiro de muitos, e verão a glória de Deus acontecer. Creiam nisso!

Neste momento, duas paroquianas deram ali os seus testemunhos.

site sede 2017 cercodejericonossasenhoradasgracas 9

Testemunhos

“Ficamos sete dias em oração a Jesus e muitas graças aconteceram aqui. Com certeza, Deus fez maravilhas em muitos corações que entraram naquela capela para adorar Jesus, durante estes sete dias e noites. Foi uma graça muito grande este Cerco de Jericó. Hoje, tive um testemunho de uma pessoa que falou comigo: este Cerco para mim foi um marco, pois fiz as pazes com a Igreja e com Jesus. É uma graça muito grande, louvado seja Deus” – relatou a paroquiana Vera.

“Recebemos muitas graças nestes sete dias em que passamos juntos e assim como foi bom para mim, tenho certeza: também foi para vocês, pois as graças de Deus são para todos. Todas as quintas-feiras temos um dia inteiro de adoração, começamos às 8h, com a Missa da manhã, depois o Santíssimo fica exposto o dia inteiro. Por isso, faço um convite: venham participar, pois continuaremos recebendo muitas graças” – comentou a paroquiana Lilian.

site sede 2017 cercodejericonossasenhoradasgracas

Breve histórico do Cerco de Jericó

“Ao sétimo dia, levantando-se de madrugada, deram volta à cidade sete vezes, como nos dias precedentes: esse foi o único dia em que fizeram sete vezes a volta. Quando os sacerdotes tocaram as trombetas na sétima volta, Josué disse ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade” (Josué 6, 15 -17). Esta palavra motiva a realização do Cerco de Jericó, iniciado na Polônia devido à vista do Santo Padre, João Paulo II, pela primeira vez à sua terra natal, em 1979.

Naquela ocasião, Nossa Senhora teria dado uma ordem precisa de que para a preparação da peregrinação do Papa, deveria ser organizado um Congresso do Rosário com sete dias e seis noites de orações consecutivas do Terço diante do Santíssimo Sacramento. A visita do Pontífice não foi autorizada pelo regime comunista. Então, com redobrado fervor, foi preparado o ‘assalto’ de Rosários. Em 7 de maio do mesmo ano, ao mesmo tempo que terminava o Cerco, ‘caíram as muralhas’, pois fora liberada a entrada do Santo Padre na Polônia.

Por ocasião do atentado contra o Papa, em 13 de maio de 1981, os poloneses lançaram de novo este ciclo de orações e obtiveram o seu inesperado restabelecimento. Atualmente, o Cerco de Jericó acontece em várias partes do mundo derrubando as muralhas pelo poder da oração.

Programação da Festa de Nossa Senhora das Graças

De 18 à 26 de novembro: às 19h - Novena com Padres convidados
Dia 18/11: às 15h - Carreata de Nossa Senhora das Graças (Concentração na Via Expressa)
Dia 19/11: às 15h - Apresentação de Futebol de Amputados
Dia 24/11: às 20h - Show Banda Dom Vitae
Dia 25/11: às 8h - Troféu Monsenhor Mielli de Futsal – Inscrições até 18 de novembro na Paróquia Nossa Senhora das Graças. São oito inscrições por time e dois times por paróquia. Taxa – R$ 5,00 e um quilo de alimento não perecível. O café da manhã e o almoço estão incluídos. Local: Quadra do Centro Social N. Sra. das Graças. Término com a Santa Missa, às 19h.
16h - Tarde da Família com apresentação da Bateria da Imperatriz de Olaria
20h - Show com Banda Frutos de Medjugorje
Dia 26/11: às 15h - Show de Prêmios – Cartelas a R$ 10,00 Prêmios: 1º - TV 32”; 2º - Notebook; 3º - Geladeira; 4º - Fogão; 5º Microondas
20h - Show Caminhada de Emaús
Dia da Padroeira -  27/11: 6h30 – Alvorada e Laudes seguida de Café da Manhã Comunitário 19h – Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, seguida de procissão luminosa pelas ruas do bairro

Informações podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2522-5702. A Paróquia Nossa Senhora das Graças fica situada na Praça Monsenhor Mielli, s/nº, em Olaria – Nova Friburgo.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso