facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
papa-maria-nos-ajude-a-desenvolver-anticorpos-contra-virus-dos-nossos-temposNa tarde desta sexta-feira (8/12), Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco foi à...
bispo-preside-missa-de-encerramento-do-ano-letivo-e-ato-de-clericatura-no-seminarioNo dia 7 de dezembro, Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo de Nova Friburgo, presidiu a Missa de...
norte-corban-encerra-encontro-vocacional-e-recebera-14-novos-membros-em-2018A Comunidade Católica Corban realizou no dia 3 de dezembro o último encontro vocacional de...
diocese-e-paroquias-celebram-a-padroeira-imaculada-conceicaoEm 8 de dezembro, a Igreja Católica celebra o Dogma Mariano da Imaculada Conceição de Maria....
dom-edney-missa-de-7-dia-de-dom-rafael-na-catedral-de-friburgoNo dia 5 de dezembro, foi celebrada na Catedral de São João Batista, em Nova Friburgo, a missa...

SEDE: Campanha do Cobertor é encerrada com entrega oficial ao Hospital Raul Sertã

Uma obra de misericórdia. Assim pode ser definida a Campanha do Cobertor realizada pelas Paróquias do Vicariato Sede, em prol do Hospital Municipal Raul Sertã (HMRS), em Nova Friburgo. A conclusão do período de arrecadação dos cobertores e a entrega oficial aconteceu na tarde de 7 de novembro, em Santa Missa realizada na Capela desta unidade hospitalar, dedicada a Santo Antônio. A celebração foi presidida pelo Vigário Geral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, representando na ocasião o Bispo Diocesano.

site sede 2017 entregaoficialdoscobertores

A campanha ocorreu entre os meses de julho e outubro de 2017, e, devido às baixas temperaturas registradas neste inverno, as mantas tão logo chegavam à Cáritas Diocesana, eram direcionadas ao HMRS. A mobilização das paróquias do Vicariato Sede proporcionou quase 500 novos cobertores para o hospital. A Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) também se uniu à iniciativa, enviando dezenas de cobertas.

Entendendo que cuidar e zelar dos serviços municipais é dever de todos, a mobilização visou proporcionar aos pacientes um número maior de cobertores, sobretudo, para os dias rigorosos de frio, tão conhecidos pelos friburguenses. É importante ressaltar que esta ação ganhou vida em reunião do Conselho de Pastoral do Vicariato Sede.

site sede 2017 entregadoscobertores 4

Santa Missa

A celebração aconteceu com a presença do Diretor do Hospital, Dr. Antônio Carlos; do Assessor Diocesano da Pastoral da Saúde, Pe. Rodrigo Fonseca; do Vice-Presidente da Cáritas, Diácono Ubaldo Damasceno; do Administrador Paroquial de Nossa Senhora Imaculada Conceição, na Reta, Pe. Vicente Batista; religiosas, diversos agentes da Pastoral da Saúde e de membros do Conselho Vicarial de Pastoral.

Enfatizando este momento como uma concretização da doação destes cobertores ao HMRS, Pe. Marcus Vinicius iniciou a Santa Missa. Refletindo sobre este gesto de união entre as comunidades e instituições em prol de outrem, comentou que “quem beija as chagas de Cristo num enfermo, beija a Cristo no alto da Cruz”. Concluindo a saudação inicial, o presbítero acrescentou.

site sede 2017 entregadoscobertores 2

- Vamos materializar esta solidariedade cristã com um gesto efetivo de caridade. É por isso que estamos aqui, para celebrar e cantar a misericórdia de Deus. Em nome do nosso Bispo, não somente vos trago a sua benção, mas também sua gratidão a Deus pelas obras de misericórdia que são vistas, como por exemplo esses cobertores, mas tantas obras espirituais que os senhores oferecem em benefício dos mais necessitados nesse hospital.

Na homilia o Vigário Geral destacou a Primeira Leitura (Rm 12,5-16a), apontando-a como propícia para esta ocasião. “Escutamos de São Paulo que somos todos membros de um único corpo, cuja cabeça é Cristo. Somos esses membros vivendo um dom tão peculiar, que nos diferencia de qualquer atitude altruísta e nos torna especiais, segundo a nossa fé, por aquilo que acreditamos e pela fé transformada em obra: a caridade”.

site sede 2017 entregadoscobertores 9

Falando sobre o amor, o dom mais belo entre todos, o sacerdote explicou a necessidade de entender a caridade como uma rede que dá liga e une todos os membros ao Corpo de Cristo, pois “atitude orante de fé e adesão àquilo que acreditamos, não é estéril e infecunda de boas obras. Ao contrário, gera vida e vida em abundância, a partir do bem que optamos por fazer, pois antes de fazer um bem, precisamos decidir por ele”.

Antes de concluir a sua colocação, Pe. Marcus Vinicius disse. “Muitos se beneficiaram pela doação destes cobertores. Porém, somos nós os maiores ganhadores, pela oportunidade de fazer o bem e de recordar a nossa vocação primordial: não fazer somente algo solidário aos demais, mas a solidariedade cristã, que é um amor efetivo e afetivo”. Complementando, acrescentou que aí está a diferença entre fazer simplesmente uma obra boa e fazê-la completa de fé. E, para encerrar a pregação, declarou.

site sede 2017 entregadoscobertores 6

- Na verdade, o tecido recortado para estes cobertores não é o pano que aparece diante de nossos olhos, mas a fé da generosidade de cada pessoa. Ao mesmo tempo, no detalhe do viés, da linha que passou configurando um mero rasgo de tecido num cobertor, está no poder do Espírito Santo a fazer novas todas as coisas, a partir da atitude mais bela do amor, pois ele reconstrói tudo. Não somente aquece do frio, mas é capaz de devolver a nós que tivemos a atitude nobre de doar, buscar, organizar, juntar e oferecer, um sentido maior que a proteção do frio, mas reconhecer: quem receberá este cobertor é um filho amado de Deus.

Nos minutos finais Pe. Marcus abençoou as mantas dispostas ali na Capela, representando as outras, já entregues à unidade hospitalar. Em seguida, num gesto simbólico, entregou às mãos do Diretor do Hospital uma coberta, selando assim as doações.

site sede 2017 entregadoscobertores 7

Agradecimentos

- Flávio Dias (Coordenador Diocesano da Renovação Carismática Católica), representando o Conselho Vicarial de Pastoral

"Excelentíssimo Reverendíssimo Sr. Bispo Dom Edney,

Em nome do Conselho de Pastoral do Vicariato Sede queremos agradecer todo pastoreio que tens conosco. Esta ação se deu, e muitas outras se darão, pelo zelo apostólico que a cada dia nos desperta num comprometimento como Igreja em saída. Estes cobertores arrecadados nas diversas paróquias de nosso Vicariato são frutos de uma videira plantada, cuidada e que se faz colheita de frutos bons porque seu agricultor zela por ela. Obrigado por confiar a nós esta obra e missão.

Amados irmãos e irmãs, administradores, funcionários e amigos deste tão importante e necessário Hospital Raul Sertã, temos consciência das lutas diárias que são travadas para o atendimento digno a cada um que aqui recorre. Diante de tantas dificuldades reais, vemos o ofertar de cada um com seus dons, tornando muita das vezes o impossível em real.

Esta campanha quer trazer um sentimento de pertença e comprometimento pela vida. Somos irmãos... Não estão só. Como dito no comentário desta Santa Missa, que no aquecer destes cobertores seja manifestado o calor do abraço fraterno da Igreja. Que Deus os abençoe sempre e que Nossa Mãe Santíssima sob o título de Nossa Senhora da Saúde vos deem forças para continuarem esta jornada cuidado daqueles e daquelas que vos são confiados em suas fragilidades.

Recebam estes cobertores fraternalmente como sinal de nosso amor e nossa unidade".

site sede 2017 entregadoscobertores 8

- Dr. Antônio Carlos (Diretor do Hospital Raul Sertã)

"O Hospital Raul Sertã passa por uma fase muito difícil de readequação de vários setores, obras e muitas dificuldades, mas estamos conseguindo caminhar. Essa doação é importantíssima! Estes cobertores irão para nosso almoxarifado e serão distribuídos gradativamente. Estou aqui em nome da Secretária de Saúde, Dra. Suzane; e da Subsecretária, Dra. Micheli, e da Diretora Geral, Letícia, para agradecer aos que doaram".

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso