facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
diocese-de-nova-friburgo-promovera-gesto-concreto-no-dia-mundial-do-pobreCom o objetivo de despertar a sociedade de forma reflexiva para uma realidade que bate a...
bispo-e-padres-com-ate-10-anos-de-sacerdocio-participam-de-encontroCom o objetivo de promover dias de convivência e fraternidade entre o Bispo, Dom Edney Gouvêa...
sede-paroquia-santana-realiza-missa-em-hotel-de-idosos-em-campo-do-coelhoCom imensa felicidade, os moradores do Hotel de Idosos Ville Vive, situado na estrada...
sede-bispo-conduz-formacao-em-encontro-vicarial-de-catequese-de-2017No domingo (12/11), das 14h às 17h, os Catequistas do Vicariato Episcopal Sede, participaram...
bispo-participa-de-encontro-de-liturgia-do-regional-leste-1Aconteceu no dia 11 de novembro, no Colégio Nossa Senhora das Mercês, em Niterói, o 4º...

SEDE: Assembleia Vicarial 2017 reúne clérigos e lideranças

Avaliar os trabalhos pastorais realizados nas comunidades paroquiais do Vicariato Sede. Este foi o objetivo da Assembleia Vicarial realizada no sábado (4/11). Com a presença do Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso; do Clero desta porção episcopal, dos membros do Conselho Vicarial de Pastoral, dos representantes das congregações e das paróquias, discorreu o evento.

Realizada, das 8h às 16h, na sede do Vicariato, a atividade reuniu aproximadamente 100 participantes no Auditório do Centro Social Nossa Senhora das Graças, em Olaria - Nova Friburgo. O encerramento aconteceu com a Santa Missa presidia pelo Epíscopo.

site sede 2017 assembleiavicarial 7

A Assembleia

A edição 2017 da Assembleia Vicarial foi organizada pelo Coordenador Diocesano e Vicarial de Pastoral, Pe. Alexandre José de Albuquerque, juntamente com os membros do Conselho Vicarial de Pastoral. Pela manhã, coube à Comunidade Católica Shalom iniciar as atividades com as Laudes. Depois, o Vigário Episcopal Sede, Pe. Lukasz Kaczmarek, acolheu a todos, e abriu a assembleia pedindo ao Senhor para “enviar o seu Espírito Santo neste dia, para Continuando, o sacerdote refletiu.

- Peçamos ao Senhor um olhar misericordioso, de modo que jamais julguemos as pessoas pela aparência externa, mas percebamos a beleza interior do outro e possamos ajudá-lo. É esse o caminho em toda comunidade, não adianta se unir e colocar palavras bonitas, se não vivemos isto em nossas comunidades – disse, recordando a todos o olhar especialmente misericordioso aos pobres, uma vez que o Papa convida todos a esta experiência.

site sede 2017 assembleiavicarial 8

Na sequência, Pe. Alexandre deu continuidade às atividades ressaltando este como um dia de trabalho, avaliação e proposição, uma vez que “começaremos a apontar pequenos caminhos ou possibilidades para a Assembleia Diocesana de 2018”. O sacerdote recordou que os três Vicariatos estão realizando as suas assembleias, olhando já para o próximo ano, apontando ações prioritárias para a Diocese.

Em seguida, o sacerdote iniciou uma palestra esclarecedora sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DEGAE), a partir dos cinco eixos apontados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O momento proporcionou aos partícipes a oportunidade de contemplando a realidade encontrada nas suas comunidades, se questionarem como estão respondendo à ela.

site sede 2017 assembleiavicarial 1

Em sua fala, Pe. Alexandre destacou que o documento tem por objetivo Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.

Continuando, pontuou alguns tópicos importantes, tais como: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades e Igreja a serviço da vida plena para todos. Após esta reflexão, foram iniciados os trabalhos em grupo a partir de cinco questões:

1 - Como conseguir que nossos paroquianos sejam verdadeiros discípulos e missionários? Como nossa paróquia pode ser uma Igreja ‘em saída’? O que podemos fazer para superar a pastoral de manutenção, evoluindo para uma pastoral verdadeiramente missionária? 2- Como transformar nossas paróquias em Casa de Iniciação à Vida Cristã, dando acompanhamento personalizado ao crescimento da adesão pessoal a Jesus Cristo? 3- Como fazer nossa Igreja um lugar de animação Bíblica da vida e da pastoral? 4 - Que iniciativas e mudanças pastorais estão favorecendo nossa paróquia ser uma Comunidade de comunidades? O que ainda devemos fazer? 5 - Como nossa Comunidade Paroquial poderá ser cada vez mais uma Igreja a serviço da Caridade e Justiça para todos?

site sede 2017 assembleiavicarial 11

No período da tarde, foram apresentados os resultados dos trabalhos em grupo. Feitas as devidas pontuações, Dom Edney encerrou a assembleia salientando. “Ouvi uma parte das respostas e percebemos um amadurecimento muito grande, inclusive, na caminhada da pastoral dentro do Vicariato. Os desafios continuam existindo, e é evidente que irão existir sempre, pois a Igreja é viva e os desafios surgem a cada dia”.

site sede 2017 assembleiavicarial 10

Santa Missa

Finalizando as atividades deste dia, teve lugar a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo e concelebrada pelos Padres: Marcus Vinicius Macedo, Alexandre José de Albuquerque, Gilmar Rodrigues, Miguel Angel, Marcelo Talon, Vicente Batista, José Ruy Júnior, Fernando Pacheco, Alex Paiva e Mathew Vallanattu. Participaram os Diáconos Permanentes: Luiz Carlos Capozzi e Robertor Thurler; além das lideranças do Vicariato Sede.

O Epíscopo iniciou o Santo Sacrifício elevando uma ação de graças a Deus por tantas iniciativas pastorais, evangelizadoras e missionárias, que têm sido realizadas em toda a Diocese de Nova Friburgo, graças ao protagonismo e o espírito de liderança de tantos leigos e leigas, sempre auxiliados pelos sacerdotes, diáconos e religiosas.

site sede 2017 assembleiavicarial 5

Neste dia, a Igreja celebrou a memória de São Carlos Borromeu, grande Bispo de Milão, homem destacado por seu modo de conduzir a Igreja que lhe foi confiada. E este testemunho de serviço e amor a Deus, foi utilizando na pregação de Dom Edney. “A leitura da coleta deste dia diz: conservai oh Deus no vosso povo o espírito que animava São Carlos Borromeu. Para que a vossa Igreja, continuamente renovada e sempre fiel ao Evangelho, possa mostrar no mundo a verdadeira face do Cristo”. Recordadas estas palavras, o Prelado indagou.

site sede 2017 assembleiavicarial 4

- Que espírito é esse? Esta é a tarefa de sempre da Igreja! Esse é o motivo pelo qual de tempos em tempos a Igreja se reúne de forma plenária, inclusive em Concílios, para se renovar. Renovar não significa mudar, jogar abaixo tudo que havia e começar do zero. Não! A Igreja se renova à luz da Fé, do anúncio do Evangelho, atualizando este anúncio ao Homem de cada tempo, com os desafios que afligem a humanidade dos nossos dias – concluiu.

site sede 2017 assembleiavicarial 6

Antes da benção final, Pe. Alexandre agradeceu ao Epíscopo pela presença e exortações nesta assembleia. Dom Edney retribuiu ao ato de gratidão manifestando sua alegria em estar ali. Na oportunidade, mencionou o Coro Nossa Senhora das Graças, coordenado pelo Seminarista Augusto, pela bonita e bem preparada animação desta celebração.

Texto e Fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso