facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
bispo-preside-missa-em-honra-a-padroeira-da-capela-santa-luziaA comunidade da Capela Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia, em Santa Cruz, pertencente à...
catedral-o-natal-que-deus-montou-presenteia-mais-de-430-criancasMais de 430 crianças receberam seus presentes de Natal na tarde do dia 9 de dezembro. Os...
litoral-e-norte-paroquias-celebram-padroeira-da-dioceseA Solenidade da Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro, marca para os cristãos a...
sede-aprendizado-marca-presenca-do-bispo-em-encontro-para-ministros-da-consolacao-e-esperancaNa manhã de 9 de dezembro, os futuros Ministros da Consolação e Esperança do Vicariato...
litoral-vigario-episcopal-empossa-administrador-paroquial-e-paroco-em-rio-das-ostras-e-macaeAs Paróquias São Jorge das Missões, em Rio das Ostras e Nossa Senhora das Graças, em Macaé,...

ANO MARIANO - Bispo preside Santa Missa em 20º Cenáculo com Maria

“Entrai de Novo no Cenáculo”. Esse foi o tema escolhido pela Renovação Carismática Católica (RCC), para celebrar os 20 anos de Cenáculo com Maria, em Nova Friburgo. A vigésima edição do evento aconteceu no domingo (8/12), no Ginásio Santa Paula Frassinetti, das 8h30 às 18h. O Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu a Santa Missa de encerramento, da qual participaram mais de 1000 pessoas.

Nesta edição, a RCC teve muitos motivos para celebrar, pois além de completar 20 anos de Cenáculo com Maria na Diocese de Nova Friburgo, 2017 também marca o Jubileu de Ouro do Movimento Carismático e Ano Mariano Nacional.

4- site sede 2017 cenaculocommamaria 31

Abertura das atividades

No período da manhã, todos foram acolhidos pelo Coordenador Diocesano da RCC, Flavio Dias, juntamente com um momento de louvor conduzido pelo Ministério Emanuel, da Catedral Diocesana São João Batista, seguido de entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida no local do evento. Houve ainda palestra com Pe. José Ruy Júnior, cujo o tema foi: “O Espírito Santo descerá sobre Ti” (Lc 1,35).

Em seguida, teve lugar a oração do Terço meditado pelo grupo Terço das Mães, também da Catedral. Cantos, orações, muita devoção e amor à Mãe de Jesus marcaram este momento. Antes da oração do quinto Mistério Glorioso, uma das mães entrou acompanhada por suas duas filhas, ambas vestidas de anjinho, para coroarem a três imagens de Nossa Senhora, que foram sorteadas ao final.

1 site sede 2017 cenaculocommaria 3

A Coordenadora do Terço das Mães, Janimary Pecci, comentou sobre a experiência vivida neste dia.

- Ficamos imensamente felizes por este convite, pois sabemos que seria impossível celebrar 20 anos de Cenáculo sem dobrar os joelhos diante da Virgem e rezar o Terço. Nossa Senhora de Fátima sempre pediu: rezem o Terço, por esse mundo, pelas famílias. Então, não poderia ser diferente! Foi motivo de grande alegria nos reunir e preparar com carinho, pensar em cada detalhe, em quem doaria as imagens e como faríamos para colocar no baú o nome de todas estas pessoas. Escondemos embaixo de cada cadeira o dizer para o sorteio e foi com muita alegria que vimos como Nossa Senhora é maravilhosa e como ela escolhe com quem quer morar através dessas imagens. Cada momento foi feito com muito carinho e cuidado, pois ela merece. E esse é o ministério do Terço das Mães.

1 site sede 2017 cenaculocommaria 2

Antes de concluir as atividades matutinas, houve uma apresentação de dança com o Ministério Jovem da RCC.

Adoração

Após a pregação com o Coordenador Estadual da RCC, Vinícius Simões, com o tema: “Entrai de Novo no Cenáculo”, teve lugar a adoração ao Santíssimo Sacramento presidida pelo Vigário Geral e Pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo. No começo, o sacerdote convidou os fiéis ali reunidos a repetirem a seguinte oração.

2 -site sede 2017 cenaculocommamaria 20

- Senhor Jesus, eu renuncio para longe da minha vida, para fora da minha casa, bem distante do meu coração a todo o tipo de escravidão, pois sou servo, escravo do seu amor pelas mãos de Maria. E esta escravidão só o Senhor tem o poder de me exigir e renovar. A sua graça me faz livre no Céu e forte na Terra, pois aprendi a depender do seu amor – e acrescentou – hoje Deus fará você enxergar os milagres pelas mãos de Nossa Senhora.

Procissão

Este ano, a procissão saiu do Ginásio passando pela Rua Monsenhor Miranda, contornando a Praça Getúlio Vargas e retornando pela Rua Marques Braga. Mais de mil pessoas participaram deste momento de demonstração pública de fé e devoção à Mãe de Jesus. O andor com a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi conduzida pelos homens da Caminhada de Emaus.

3 -site sede 2017 cenaculocommamaria 5

Santa Missa

Por volta das 18h, Dom Edney presidiu a Santa Missa de encerramento do Cenáculo com Maria. A Eucaristia foi concelebrada por diversos sacerdotes da cidade de Nova Friburgo. Com o Ginásio lotado, era possível ver a emoção dos fiéis devotos da Virgem Aparecida.

- Meus queridos irmãos e irmãs, temos neste ano, apesar de tantas dificuldades pelas quais vem passando o nosso Brasil, muitos motivos para render graças. Temos que agradecer a Deus pela presença Materna de Maria que nos acompanha de perto, nos protegendo de problemas e dificuldades ainda maiores das que estamos vivendo. Agradecemos os 300 anos da aparição de Nossa Senhora da Conceição no Rio Paraíba do Sul e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal. No Brasil foi em 1717 e em Portugal, 200 anos depois, a Virgem aparece em Fátima, em 1917. Este ano, nos reunimos para agradecer a providência de Deus, que nos deu Maria por Mãe, Mãe que nos foi entregue por Jesus no alto da Cruz - disse o Bispo.

4- site sede 2017 cenaculocommamaria 18

As peregrinações também foram recordadas.

- Louvamos por tantos benefícios recebidos em nossa querida Diocese, de modo especial nestes dois últimos anos com as peregrinações da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Em 2016, peregrinou pelas Paróquias a imagem que veio do Santuário de Aparecida para nossa Diocese. Há um ano, precisamente no Cenáculo com Maria, tivemos uma linda cerimônia de envio das réplicas que foram aqui abençoadas, entregues aos sacerdotes e, depois, começaram a missão a nível paroquial - afirmou o Bispo lembrando que Nossa Senhora passou por todos os recantos deste território episcopal em residências, escolas, hospitais, comércios, fábricas, capelas, repartições públicas, entre outros.

Recordou também os frutos colhidos neste período. “Quantos frutos de conversão, quantos irmãos e irmãs retornaram a fé católica pela visita da singela imagem de Nossa Senhora Aparecida. Tudo isso temos que agradecer! Em nível Diocesano este agradecimento acontecerá em cada Paróquia no próximo dia 12 de outubro, quando estas imagens serão entronizadas nas sedes paroquiais”, afirmou o Bispo frisando que as Santas Missas deverão acontecer no horário proposto pela Diocese. O Sucessor dos Apóstolos disse aos fiéis que neste dia, na Catedral Diocesana, a imagem que lá está receberá um novo manto e uma nova coroa. “Contamos com a presença de todos para este momento de ação de graças por tantos benefícios”.

4- site sede 2017 cenaculocommamaria 20

Encerrando esta parte, falou da comemoração do vigésimo aniversário do evento. “Queremos agradecer hoje também os 20 anos de existência do Cenáculo com Maria, este encontro de oração que atrai tantas bênçãos para nossa Diocese, promovido pela Renovação Carismática Católica”.

Homilia

Iniciando sua pregação, o Prelado contextualizou o Salmo Responsorial que dizia ‘A vinha do Senhor é a casa de Israel’. “Hoje, nós formamos esta vinha. Somos o novo povo de Deus na linguagem do Concílio Vaticano II. O novo povo de Deus, a Igreja, a assembleia dos escolhidos, daqueles que receberam no Batismo a incumbência, a vocação para fazer com que esta vinha que somos nós possa dar frutos”.

4- site sede 2017 cenaculocommamaria 24

Sobre o Evangelho do dia, extraído de Mateus 21,33-43, Dom Edney lembrou.

- A parábola é muito clara meus irmãos: Jesus está falando para os sumo sacerdotes, para aqueles que eram os dirigentes em Israel, para aqueles que tinham o poder em suas mãos, que deveriam administrá-lo para que a vinha do Senhor produzisse seus frutos. Esta situação, infelizmente meus irmãos, acaba perdurando pela história. Aqueles que o Senhor chama para trabalhar na Sua vinha, não digo que hoje tratem os emissários do Dono da Vinha espancando, matando, mas a perseguição está bem presente.

- Hoje, São Gregório Magno fala daqueles que foram chamados por Deus para serem arautos da Verdade, para pregarem a justiça, anunciarem o Evangelho de Deus e que por comodidade muitas vezes se calam e com isso as pragas tendem a se disseminarem ainda mais. São Gregório chama estes de cães mudos, pois olham mais os seus próprios interesses do que os da vinha do Senhor, que no caso aqui é a Igreja.

“Atualmente, temos muitos desafios: a ideologia de gênero, os ataques à família, a ameaça constante do aborto, a liberdade religiosa continuamente agredida, a grande tentação de colocar uma mordaça na Igreja para que ela não cumpra a sua missão. Tudo isso são as pragas que ameaçam a saúde e a vitalidade da vinha”, exemplificou o Bispo.

4- site sede 2017 cenaculocommamaria 29

Dom Edney também exortou aos fiéis. “É preciso vigilância, é preciso coragem. É preciso coragem para testemunhar o Evangelho do Senhor. Estamos vivendo tempos difíceis, mas a história da Igreja nos mostra que é justamente nestes períodos mais críticos da história que surgem os grandes santos, os grandes reformadores, aqueles que são como que fachos luminosos, que brilham na noite escura da ignorância humana”.

“É preciso encontrar forças, coragem que brota da comunhão. Por isso, é tão necessário que a Igreja hoje, mais do que nunca, seja unida. Unida, pois assim ela é forte. Dividida, ela se torna fragilizada. Precisamos todos olhar na mesma direção, sintonizar a nossa palavra na mesma frequência, para que o Evangelho de Jesus não seja adulterado, para que a mensagem da Igreja continue sendo cristalina”, disse o Sucessor dos Apóstolos. E complementou: “Os tempos são difíceis? São! Mas também são fecundos!”.

4- site sede 2017 cenaculocommamaria 28

Dom Edney concluiu sua homilia com uma súplica.

- Aprender com os erros do passado para colher frutos no futuro! Que Deus possa nos abençoar e nunca nos falte essa presença amorosa de Maria em nossa vida, que nos aponta o caminho de Jesus! Seja Ele o nosso Mestre! Que possamos de fato, ser esses amigos de Deus que não temem ser incomodados e preferem tudo menos ser cães mudos. Que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, possa continuar conduzindo os rumos da nossa nação, do nosso povo e da nossa Igreja.

Agradecimentos

Ao final da Santa Missa, Flávio Dias fez os agradecimentos ao Bispo, aos Sacerdotes e a todos os irmãos que auxiliaram na montagem do Cenáculo com Maria, lembrando também todos os seus antecessores que sustentaram este encontro até os dias de hoje. Frisou ainda que o Vicariato Norte também organizou a atividade este ano.

4 site sede 2017 cenaculocommaria

Dom Edney reafirmou os agradecimentos e destacou a atuação do Ministério de Música Emanuel, que abrilhantou o dia com canções sobre o amor de Deus pelos Seus Filhos. O Epíscopo convidou os músicos para tocarem no próximo dia 12 de outubro durante a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida na Catedral. Após a Santa Missa, foi feito o sorteio da Ação entre Amigos.

Texto: Grasiele Guimarães e Monara Teixeira
Fotos: Grasiele Guimarães
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso