facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
comunidade-de-sumidouro-acolhe-bispo-em-visita-pastoralTer a alegria de receber o Sucessor dos Apóstolos em sua comunidade. Esta foi a experiência...
litoral-encerramento-do-ano-mariano-e-realizado-nas-matrizes-paroquiais“Na imagem de Nossa Senhora Aparecida, ‘há algo de perene para se aprender’. Deus ofereceu ao...
norte-paroquias-celebram-nossa-senhora-aparecida-e-final-do-ano-marianoAs Paróquias do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo promoveram diversas programações...
norte-paroquia-sao-jose-celebra-160-de-evangelizacaoCelebrar 160 anos de Evangelização! Com este objetivo a comunidade da Paróquia São José, em...
sede-ano-mariano-paroquias-do-vicariato-encerram-atividades-do-tricentenario-de-aparecidaCelebrar o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul. Esta...

SEDE: ANO MARIANO - Comunidade de Riograndina celebra Nossa Senhora do Rosário

Em 7 de outubro a comunidade de Riograndina, em Nova Friburgo, celebrou sua padroeira: Nossa Senhora do Rosário. E, em 2017, os festejos tiveram um brilho maior devido ao Ano Mariano Nacional. As comemorações aconteceram entre 28/9 e 7/10, contendo novenário, Santa Missas dentre outras atividades. No dia da patrona, houve procissão pelas ruas da localidade seguida de Santa Missa.

Iniciando as atividades da noite de 7 de outubro, o povo de Deus permaneceu reunido diante do Santíssimo Sacramento para junto ao Pároco, Pe. Marcelo Costa, rezar o Santo Terço. E esta oração foi repetida com muito fervor durante todo o percurso da procissão pela localidade.

site sede 2017 festadenossasenhoradorosario 1

Além do Pároco, os Padres Alex Paiva (Pároco de Santa Teresinha, em Conselheiro Paulino, e Vigário da Forania V, da qual faz parte Nossa Senhora do Rosário) e Wander Luiz dos Santos acompanharam a caminhada de fé. Também seguiram todas as comunidades do território paroquial levando cada uma o andor de seu padroeiro.

No retorno ao templo, teve início a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Alex e concelebrada pelos presbíteros já mencionados. Nos minutos iniciais, o Presidente da cerimônia convidou os partícipes a depositarem as suas intenções nas mãos da Mãezinha do Céu, sobretudo, neste momento de derramamento de graças que é o Ano Mariano. “Maria, não é somente uma intercessora, ela é nossa mãe”, afirmou o sacerdote contando em seguida a história da devoção a Nossa Senhora do Rosário.

site sede 2017 festadenossasenhoradorosario 4

- Esta festa de hoje foi instituída pelo Papa Pio V e está ligada à vitória de cristãos na batalha naval de Lepanto, em 1571. Ali, às portas de Roma, estávamos quase perdendo a batalha e o Papa caminhava à frente com a imagem de Nossa Senhora rezando o Rosário, pedindo para Maria passar na frente. Éramos poucos diante dos adversários, mas vencemos esta batalha.

Na pregação, Pe. Alex citou vários milagres alcançados por meio da intercessão de Nossa Senhora. Na oportunidade, reforçou aos presentes quão necessária é a oração do Santo Terço, assim como a intercessão da Virgem Maria na vida de todo o cristão.

- Devemos estar sempre com o Terço em punho, mas para rezá-lo. No Rosário meditamos a história da Salvação com Nossa Senhora e Ela nos pede para recitar esta oração diariamente. Nos acusam de repetir várias Ave Marias, mas cada uma delas são rosas para Nossa Mãe. Quando estamos rezando uma Ave Maria, na realidade somos fortalecidos, a graça é derramada sobre nós - disse Pe. Alex complementando.

site sede 2017 festadenossasenhoradorosario 3

- Estas rosas são como um tesouro que Ela leva para o Céu e este será aberto quando precisarmos, e seremos sustentados por aquela oração que rezamos. Qual é a batalha que enfrentamos em nosso dia-a-dia? Quando estamos no combate podemos ganhar ou perder. Por isto, não podemos caminhar sozinhos. Precisamos ter junto conosco a nossa Mãe para conseguirmos vencer as batalhas de nossas vidas.

Antes de finalizar, o presbítero exortou à comunidade. “A vocação que essa paróquia tem é de trazer as pessoas para Deus e salvar as almas pela oração do Santo Rosário. Vocês têm que ser profundamente Marianos, levar sempre com vocês o Terço e falar de Nossa Senhora para esse mundo que a não conhece”.

site sede 2017 festadenossasenhoradorosario 5

Os agradecimentos ficaram reservados para os instantes finais desta celebração. Primeiramente, Pe. Marcelo agradeceu aos presbíteros presentes, reforçando que as portas desta comunidade estão sempre abertas para acolhê-los. Em seguida, manifestou sua gratidão aos paroquianos, participantes fiéis de todos dias de programação da festa deste ano.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso