facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone  icone mariano branco3 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
litoral-grupo-de-fieis-realiza-consagracao-na-matriz-paroquial-santo-antonioNo último dia 15 de agosto cerca de 30 fiéis da Matriz Paroquial Santo Antônio, em Macaé,...
litoral-matriz-paroquial-promove-primeiro-encontro-de-crismados-em-macaeA Matriz São Paulo Apóstolo, em Macaé, realizou no dia 9/8, a primeira edição do Encontro...
litoral-comunidades-celebram-festividades-em-honra-a-nossa-senhora-da-gloriaEntre os dias 6/8 e 15/8, as Matrizes Paroquiais dedicadas a Nossa Senhora da Glória,...
sede-paroquias-do-vicariato-realizam-atividades-da-semana-da-familiaÉ hora da família! Entre os dias 13 e 20 de agosto as comunidades paroquiais do Vicariato...
pastoral-da-sobriedade-promovera-curso-diocesano-em-macaeA Pastoral da Sobriedade a nível Diocesano promoverá no próximo dia 2 de setembro uma formação...

Dia dos Diáconos é celebrado em festa de São Lourenço

Em 10 de agosto, a Igreja Católica celebra um grande mártir: São Lourenço. Nesta data, também dedicada aos Diáconos, aconteceram Santas Missas nos Vicariatos Sede e Litoral em louvor a São Lourenço e em ação de graças pelo ministério diaconal.

Vicariato Sede

Entre os dias 7 e 10 de agosto, a comunidade dedicada a São Lourenço, situada na localidade que recebe o mesmo nome do santo, em Nova Friburgo, realizou os festejos em louvor ao padroeiro. Tríduo, Santas Missas, procissão, show, entre outras atividades, movimentaram a capela que é integrante do território da Paróquia Sant’Ana, de Campo do Coelho. No dia do padroeiro (10/8), também houve comemoração especial aos Diáconos Permanentes, afinal, São Lourenço é o patrono destes.

1 - Vicariato Sede 15

No começo dos festejos, em 7 de agosto, a Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Yves Mozer. No segundo dia, coube ao Pe. Lourenço Ferronato, EP, presidir na localidade. Finalizando o Tríduo, a comunidade acolheu o celebrante desta noite: Pe. José Ruy Corrêa Júnior.

No dia do glorioso São Loureço, a festa foi ainda mais bonita. Houve carreata saindo da Igreja Matriz, na qual foi transladada a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida para a Capela São Lourenço, para a visita às casas desta comunidade. Em seguida, teve lugar a Santa Missa presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Marcus Vinicius Macedo, e concelebrada pelo Administrador Paroquial, Pe. Marcelo Talon. Os Diáconos Permanentes Luiz Carlos Capozzi, atuante nesta comunidade, e Ironil Mascouto participaram desta Eucaristia acompanhados por suas esposas.

Pe. Marcus Vinicius iniciou a celebração agradecendo a Deus pela vida e exemplo do padroeiro desta capela, ressaltando que São Lourenço foi um grande testemunho de opção por Deus e um arauto das necessidades de seu povo, diante do Senhor Jesus. Na oportunidade, Pe. Marcelo leu a mensagem do Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, para os Diáconos. Pe. Marcus Vinicius também destacou a chegada da imagem peregrina à localidade. “Ela passará todo este mês nesta querida comunidade, trazendo para nós a mensagem de Deus e ensinando-nos a fazer a vontade do Pai”, disse.

Com palavras motivadoras, Pe. Marcus Vinicius conduziu a pregação salientando as virtudes de São Lourenço e apontando-o como um exemplo a ser seguido. Em sua fala, destacou que a liturgia deste dia conduz à meditação sobre a beleza do martírio e da entrega da vida a Deus por meio de um o ato generoso de amor e fé no Senhor, acima de todas as coisas.

Continuando, recordou que São Loureço, cuidava como Diácono dos bens materiais da Igreja e ao mesmo tempo dos mais necessitados e carentes, que representam a riqueza da Igreja Católica. Em seguida, falou a respeito da provação que levou ao martírio no braseiro ardente este Santo Diácono.

- São Lourenço não titubeou quando colocado contra a parede para entregar todos os bens da Igreja, reservados aos pobres. Com ameaça de perder sua vida para beneficiar o Imperador Valeriano, o que ele preferiu? Deus ou os homens? Por isso, hoje o celebramos, não somente como exemplo de Diácono ou como homem que amou a Deus, mas sim como um testemunho de servo caridoso e prestativo, pois o melhor homem caridoso e prestativo não é aquele que dá o que tem no bolso, mas se dá para dar valor ao que tem no bolso.

E concluindo a pregação, exortou. “O martírio de hoje no século XXI nos faz gritar ao mundo que ser mártir, ser testemunha, não é somente um ato heroico, mas é ser uma resposta ao amor de Deus. E todos nós precisamos viver a vida como uma resposta ao amor de Deus”.

Os minutos finais desta celebração foram reservados aos agradecimentos e às homenagens aos Diáconos. Em seguida, todos saíram em procissão pelas ruas da localidade. No retorno ao templo, houve cantina, show com Henrique Júnior e apresentação do Mineiro Pau de Três Picos.

Vicariato Litoral

Na Matriz Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Macaé, também foi celebrada a Santa Missa em memória a São Lourenço, padroeiro dos Diáconos, sendo presidida pelo Vigário Episcopal e Presidente da Comissão para o Diaconato Permanente na Diocese, Pe. Gelcimar Petinati, e tendo a presença dos Diáconos atuantes nas comunidades desta porção vicarial.

2 - Vicariato Litoral 1

À luz da Liturgia da Palavra, Padre Gelcimar expôs que “devemos reconhecer a importância dos Diáconos na Igreja, sendo eles dotados de um ministério específico e que celebra a grandiosidade do mistério de Cristo”. Disse ainda que eles “são elos fortes junto aos sacerdotes, permitindo que as comunidades tenham plena assistência, sobretudo aos domingos”. O Presbítero também reforçou a árdua tarefa desses irmãos servidores citando os trabalhos missionários desenvolvidos nas Diaconias implantadas nos Vicariatos Norte e Litoral.

2 - Vicariato Litoral 5

Antes da benção final, o Diácono Permanente, Antônio Drummond Sorage, dirigiu agradecimentos aos grandes protagonistas que, “desde o reconhecimento da necessidade da atuação dos Diáconos junto às Paróquias, foram incansáveis na preparação e condução dos mesmos ao ministério hoje celebrado”.

Texto e fotos: Grasi Guimarães e Pascom Matriz Nossa Senhora de Fátima – Macaé/RJ
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso