facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-pastoral-da-crianca-realiza-encontro-vicarial-em-cachoeiras-de-macacuNo dia 14/7, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu, a...
igreja-e-familia-tem-que-caminhar-juntas-diz-bispo-em-formacaoA Comissão Diocesana Vida e Família promoveu um encontro formativo na Paróquia Nossa Senhora...
sacerdotes-e-meces-do-vicariato-sede-se-reunem-com-o-bispoDando continuidade as formações para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística...
litoral-catequistas-participam-de-encontro-vicarial-em-casimiro-de-abreuMais de 160 catequistas do Vicariato Litoral participaram no dia 14/7, do Encontro de Vocação...
sede-paroquia-sao-bento-abade-celebra-dia-do-padroeiroParoquianos e devotos participaram da festa de São Bento realizada entre os dias 11 e 14/7 na...

Bispo se reúne com padres para celebração do Dia do Sacerdote

O Dia do Padre, celebrado em 4 de agosto, remete à figura de São João Maria Vianney, o “Cura D’Ars”, homem extraordinário e apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma conforme proclamação do Papa Pio XI no ano de 1929. Nesta data, o clero da Diocese de Nova Friburgo se reuniu na Matriz Nossa Senhora de Fátima, em Macaé, para que, junto ao Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, pudesse render louvores ao Senhor da Messe por este dia todo significativo.

Santa Missa pelo Dia do Padre 3

Iniciada a programação às 9h, Dom Edney esteve com os padres com mais de 60 anos de idade. Neste encontro, foram abordados diversos temas, sobretudo nos âmbitos litúrgicos e espirituais. Além disso, os sacerdotes puderam partilhar experiências, êxitos e desafios na missão de melhor conduzir as comunidades, recebendo do Epíscopo palavras de encorajamento e apoio.

Já por volta das 12h, foi celebrada a Santa Missa, concelebrada pelo Vigário Geral, Pe. Marcus Vinicius Macedo; pelos Vigários Episcopais dos Vicariatos Sede, Norte e Litoral, Pe. Lucas Kaczmarck, Pe. Fábio Felippe e Pe. Gelcimar Petinati, respectivamente, e pelos demais sacerdotes do território diocesano. Também estiveram presentes os seminaristas Marcus Vinícius Muros e Wellington Moreira, além da expressiva participação dos fiéis.

Visivelmente feliz, Sua Excelência saudou a todos, declarando, na oportunidade, o encerramento da 6ª edição do Governo Itinerante no Vicariato Litoral. Agradeceu aos presbíteros pela presença, pontuando que “através de sua entrega e doação, muitos podem conhecer e amar a Cristo”.

Santa Missa pelo Dia do Padre 1

Escolhido para pregação da Palavra, o Vigário Geral pautou a fala sobre as atribuições dos sacerdotes em todos os aspectos que os regem.

- A escuta da Palavra é o grande viés do sacerdote, pois deve ser um homem atento que ama a Deus sobre todas as coisas. O sacerdote é aquele que proclama a libertação, quer seja pelo exemplo, quer seja pela administração dos sacramentos, em atenção à dignidade da pessoa humana.

Santa Missa pelo Dia do Padre 5

Traçou ainda o perfil característico de São João Maria Vianney, “que teve um ‘sim’ discreto, fiel e eficaz, levando a liberdade e felicidade através da fecundidade”.

- Devemos ser homens da unidade, aliados ao Papa e ao Bispo por uma nobre obediência e um ato profundo de amor. Amor que nos leva a sermos enamorados por Deus, com o coração no céu e os pés na terra – disse, lembrando-se da importância do apoio e cuidado dos fiéis para com seus sacerdotes.

Concluída a Solene Eucaristia, o Bispo e os Sacerdotes participaram de um almoço celebrativo no Salão Paroquial.

Texto: Pascom Matriz Nossa Senhora de Fátima – Macaé/RJ
Fotos: Flávia Borba
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso