facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
bispo-brasileiro-entre-os-novos-membros-da-congregacao-para-a-vida-consagrada-do-vaticanoNo último dia 8 de julho, o papa Francisco nomeou os novos membros da Congregação para a Vida...
sede-pastoral-da-crianca-realiza-encontro-vicarial-em-cachoeiras-de-macacuNo dia 14/7, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu, a...
igreja-e-familia-tem-que-caminhar-juntas-diz-bispo-em-formacaoA Comissão Diocesana Vida e Família promoveu um encontro formativo na Paróquia Nossa Senhora...
sacerdotes-e-meces-do-vicariato-sede-se-reunem-com-o-bispoDando continuidade as formações para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística...
litoral-catequistas-participam-de-encontro-vicarial-em-casimiro-de-abreuMais de 160 catequistas do Vicariato Litoral participaram no dia 14/7, do Encontro de Vocação...

Bispo realiza Visita Pastoral em Córrego do Ouro

A Matriz Paroquial Nossa Senhora das Neves, localizada no distrito de Córrego do Ouro - Região Serrana de Macaé - teve a alegria de receber e acolher, entre os dias 15 e 16 de julho, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso. Esses dias foram marcados pela Visita Pastoral, dando prosseguimento aos compromissos episcopais do Governo Itinerante no Vicariato Litoral.

VISITA PASTORAL CORREGO DO OURO - JULHO 2017 2

Houve intensa mobilização dos fiéis durante as atividades para estarem mais perto do Bispo, recebendo seu carinho paternal, respondidos sempre com muitas homenagens. Desta vez, além das tradicionais reuniões com as representações pastorais, o Epíscopo teve a oportunidade de estar em comunidades longínquas, como Bicuda Grande e Fazenda Saudade.

Na companhia do Pároco local, Pe. Marcelo Campos, e do seminarista Marcus Vinicius Muros, este último nomeado secretário desta visita, Dom Edney apresentou diretrizes a serem seguidas, sobretudo, nos âmbitos litúrgico, espiritual e missionário, considerando o vasto território abrangido e a necessidade de uma “Igreja em saída” – em referência à mensagem do Papa Francisco.

VISITA PASTORAL CORREGO DO OURO - JULHO 2017 5

Na Santa Missa celebrada no domingo (16/7), 11 jovens e adultos receberam o Sacramento da Crisma. Saudando aos presentes, o Prelado novamente agradeceu pelas inúmeras demonstrações de carinho e destacou que “todas as informações colhidas serão transformadas em um relatório”.

Em sua pregação, pontuou que a importância da Visita Pastoral está intimamente ligada à sua tarefa como pastor. “A visita a uma comunidade de fé visa acompanhar os trabalhos, ouvir, falar, orientar, exortar e incitar os corações a caminharem em comunhão. Dar a conhecer a doutrina, o ensinamento da fé e a prestação do culto divino”. Ainda destacou que “é preciso colher os melhores frutos da visita a fim de que a Comunidade cresça. É preciso uma união urgente com o Pároco para organizarmos um mutirão de evangelização”.

Sobre o sacrifício da Santa Missa, mencionou o relativismo apontado pelo Papa Bento XVI, sobre a multiplicidade das formas de celebração: “O modo de qualquer sacerdote deve ser igual ao modo de Cristo, visto que em qualquer parte do mundo está sendo celebrada uma única Missa. Isso é conseqüência da vivência de Pentecostes”.

VISITA PASTORAL CORREGO DO OURO - JULHO 2017 4

Fazendo memória aos locais visitados, o Prelado teceu elogios, associando a beleza da criação com a evangelização. “É preciso união para enfrentar o desafio da evangelização numa área muito promissora. É preciso portas, braços e corações abertos a orientar e viver a verdadeira fé, pois a Palavra semeada na verdade dá frutos”.

Aos crismandos, comunicou a grande ordem.

- Vocês ouviram o chamado para estarem unidos a Cristo, tornando-se agentes da evangelização. Jamais se furtem de dar testemunho e não se deixem corromper por nada e ninguém, porque a Palavra de Deus habita em cada um de vocês e, sendo verdadeira, incide mais na nossa vida. Sejam zelosos naquilo que constitui a identidade da Igreja que não tem fronteiras e é casa de todos!

VISITA PASTORAL CORREGO DO OURO - JULHO 2017 6

Os escolhidos para receberem as velas acesas das mãos do Bispo foram os jovens Larissa e Pedro, que logo se juntando aos demais, foram ungidos com o óleo do Crisma e pela força do Espírito Santo.

Ao final da Celebração, mais homenagens foram dispensadas ao Bispo. O Pe. Marcelo Campos frisou a importância do incentivo, direcionamento e orientações dadas, a fim de que a Matriz e as Capelas cresçam em unidade. O Grupo de Jovens transmitiu o contentamento com a presença daquele que “é referência para a juventude”. As Irmâs Servas do Senhor entoaram solenemente o hino da Congregação, emocionando a todos. Já o senhor Waldir, Ministro Extraordinário da Comunhão da Eucaristia (MECE), recitou um poema, arrancando largos sorrisos do Bispo e indo ao seu encontro num caloroso abraço. Ao se despedir, Dom Edney entoou a canção “Despedida”, abençoando a todos.



link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso