facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

Bispo preside Santa Missa da Natividade de São João Batista, na Catedral

“Viva João Batista, viva o precursor! Porque João Batista, anunciava o Salvador!” Este refrão foi entoado por diversas vezes nas comunidades que possuem São João Batista como padroeiro. A Natividade do filho de Izabel e Zacarias foi celebrada no dia 24 de junho com Missas, procissões e diversas atividades. Na Diocese, quatro Paróquias são dedicadas a ele. Em Nova Friburgo, o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu a Eucaristia na Catedral Diocesana. Confira o que aconteceu.

Catedral Diocesana São João Batista – Nova Friburgo

Os devotos de São João Batista lotaram a Catedral ao longo da programação deste ano. No dia da Natividade do padroeiro, a Santa Missa Solene foi presidida por Dom Edney às 16h, sendo concelebrada por diversos sacerdotes. Logo nos ritos iniciais, o Epíscopo destacou que naquele dia muitos eram os motivos para render graças ao Senhor: a natividade do padroeiro, os aniversários sacerdotais do Vigário Geral e Pároco, Pe. Marcus Vinicius Macedo, e do Mestre de Cerimônias, Pe. Lourenço Ferronato, EP, e a comemoração natalícia do Seminarista Jean. O Bispo destacou que naquele dia também era celebrado um mês do falecimento de sua tia e madrinha, Sra. Elcyr de Moraes Gouvêa.

FESTA SAO JOAO BATISTA - CATEDRAL - 2017 10 1600x1067

“Celebramos hoje o nascimento daquele que está no limite entre o silêncio do Antigo Testamento e a proclamação da Boa Nova de Jesus Cristo no Novo Testamento”, afirmou o Prelado no início da pregação. Sobre a mudez da Zacarias por ter duvidado da concepção de seu filho, Dom Edney lembrou as palavras de Santo Agostinho no texto do ofício de leituras daquele dia.

- Santo Agostinho vê na mudez de Zacarias o silêncio do Antigo Testamento, o silêncio que se fazia diante das promessas dos profetas que já estavam, de certa forma, evanescentes. O povo aguardava desde sempre a vinda do Salvador, gerações a fio esperavam ver com ansiedade este dia e até ali nada, um grande silêncio. Quando interrogaram Zacarias sobre qual seria o nome do menino e lhe disseram que era João a proposta de Izabel, ele escreveu que ia ser João e neste momento sua voz se soltou. A voz que estava calada, sufocada no Antigo Testamento, com o anúncio do nome do grande profeta, que segundo o próprio Jesus dos nascidos de mulher nenhum é igual ou se iguala a João Batista, ele é o precursor, é aquele que anuncia, a voz que se projeta no deserto, proclamando a chegada do Redentor, da Vida.

FESTA SAO JOAO BATISTA - CATEDRAL - 2017 9 1600x1067

“Todas as promessas se realizam, se cumprem, diante da presença do Messias, que João não hesitou em apontar: ‘Olhem, Este é o Cordeiro de Deus, Este é aquele que tira o pecado do mundo!’”, acrescentou o Sucessor dos Apóstolos.

O Epíscopo destacou que naquela data estavam todos os seminaristas da Diocese: os que estudam no Seminário Menor, em Petrópolis; os do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, em Nova Friburgo; os do Seminário Arquidiocesano São José, no Rio de Janeiro; e, os do Colégio Eclesiástico Internacional BIDASOA, na Espanha. “Estão todos aqui hoje, reunidos com o seu Bispo, com os representantes do Clero e com o povo de Deus. Isso me dá uma alegria muito grande”.

- O chamado de Deus é algo que nos acompanha desde o dia da nossa concepção. Cada um de nós ao ser chamado a existência pelo Senhor, já traz impressa uma vocação. Alguns para a maternidade, outros para a paternidade, outros para o seguimento de Cristo, exercendo assim uma paternidade muito mais abrangente. Percebemos que não somos chamados a constituir uma família para pertencermos a todas as famílias. Por isso, aquele que é chamado por Deus não se pertence, nem pertence a ninguém, somente a Deus e por Ele é de todos – disse o Bispo sobre os que são marcados pelo Ministério Sacerdotal.

- Aquele que se entende chamado deve crescer na consciência de que a sua vida deve ser uma proclamação, como foi a vida de João. Ele será sempre um ótimo paradigma para todo aquele que se percebe escolhido por Deus, pois João Batista tinha consciência de que ele era a voz, mas Cristo é a Palavra.

Fazendo um paralelo entre a voz e a Palavra e João Batista e Cristo, explicou.

- A voz comunica a Palavra, tira a palavra que está no meu coração e faz com que ela chegue ao coração daqueles que a escutam. Mas a voz, depois de ter cumprido a sua missão, se dissipa, não é permanente, assim como nenhum de nós é permanente. Todos nós passamos, mas Aquele a quem comunicamos, Este permanece, pois Ele é a Palavra geradora de vida.

- Assim como João Batista, também nós temos um compromisso com a verdade, com a justiça, com o direito. E o sacerdote é alguém que não pode se permitir misturar com as mazelas e os interesses, venham de onde vierem. João Batista também nos dá este testemunho: acima de tudo o nosso compromisso é com a verdade, doa a quem doer. O nosso compromisso é com o Evangelho de Jesus e tudo aquilo que ameaça adulterar esta mensagem, torcer o seu conteúdo, deve ser veementemente repudiado, ainda que o preço disso seja aquele que João pagou. Por dizer a verdade na face de Herodes, perdeu a cabeça.

Antes da bênção final, Dom Edney convidou aqueles que se chamavam João e Batista presentes na igreja para uma bênção especial. Posterior, o Pe. Marcus Vinicius agradeceu a todos que colaboraram para a realização da festa. Também lembrou que naquele dia, uma das colaboradoras do Ambulatório Bento XVI, Sandra, havia sido chamada para junto do Pai.

Após a Santa Missa, ocorreu a bênção da imagem de São João Batista no jardim da Catedral, concedida pelo próprio Bispo. O momento foi seguido de procissão pelas ruas e programação social na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Concelebraram a Eucaristia o Vigário Geral e Pároco e o Vigário Paroquial da Catedral, Padres Marcus Vinicius e Cláudio Menezes; o Reitor e Vice-Reitor do Seminário Diocesano, Padres José Ruy Corrêa Junior e Fernando Pacheco; o Pároco de São Sebastião, em Lumiar, Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo; e, o Pároco da Imaculada Conceição, Pe. Vicente Batista.

Paróquia São João Batista – Laranjais

Os festejos de São João Batista na Paróquia de Laranjais, começaram no dia 15 de junho com a Novena em louvor ao Padroeiro e a Solenidade de Corpus Christi. Durante o novenário, foi meditada a vida de João Batista desde o ventre de Isabel até o martírio. Este período foi encerrado no dia 23, quando aconteceu a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Festa de Sao Joao 2017 - LARANJAIS 2 1600x1200

No dia do padroeiro, o Pároco, Pe. João Tadeu Tavares, celebrou a Santa Missa Campal. Estavam presentes vários fiéis das comunidades da Paróquia e visitantes. Em sua homilia, o Padre frisou que pela pregação da conversão e da penitência, João Batista quer nos levar a morrer para o pecado, a fim de que Jesus Cristo, "o Cordeiro de Deus" (Jo 1, 29), nos faça nascer para a graça e para a vida verdadeira.

O sacerdote lembrou que João deu testemunho da Verdade e deu a vida em defesa da lei de Deus contra todas as conveniências humanas: “Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão” (Mc 6,18), disse a Herodes.

Durante toda a programação religiosa e social, os fiéis puderam participar de Santas Missas, Novena, almoço, shows, apresentações de dança, leilões de bezerros e de prendas, show de prêmios, entre outras atividades.

Texto e fotos: Monara Teixeira e Sabrina Oliveira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso