facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
bispo-preside-missa-em-honra-a-padroeira-da-capela-santa-luziaA comunidade da Capela Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia, em Santa Cruz, pertencente à...
catedral-o-natal-que-deus-montou-presenteia-mais-de-430-criancasMais de 430 crianças receberam seus presentes de Natal na tarde do dia 9 de dezembro. Os...
litoral-e-norte-paroquias-celebram-padroeira-da-dioceseA Solenidade da Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro, marca para os cristãos a...
sede-aprendizado-marca-presenca-do-bispo-em-encontro-para-ministros-da-consolacao-e-esperancaNa manhã de 9 de dezembro, os futuros Ministros da Consolação e Esperança do Vicariato...
litoral-vigario-episcopal-empossa-administrador-paroquial-e-paroco-em-rio-das-ostras-e-macaeAs Paróquias São Jorge das Missões, em Rio das Ostras e Nossa Senhora das Graças, em Macaé,...

Fiéis se reúnem em eventos da Catedral Diocesana

No primeiro fim de semana do mês de junho os paroquianos da Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo, se reuniram para dois eventos importantes: o 6º Avivamento para mulheres e a Vigília de Pentecostes. As atividades contaram com grande adesão dos fiéis e com a presença do Vigário Geral e Pároco, Pe. Marcus Vinicius Macedo.

6º Avivamento para mulheres

A abertura da atividade, que aconteceu nas dependências do Colégio Nossa Senhora das Dores e foi organizada pela Pastoral Familiar da Catedral, foi feita pelo Pároco na Capela da instituição. Na ocasião, o sacerdote acolheu as participantes dando um abraço em cada uma delas e fazendo um momento de louvor e oração. Posteriormente, as mulheres foram conduzidas ao espaço das palestras e receberam Camila Rego, que ministrou diversas pregações alusivas ao tema do evento – “A espiritualidade de Fátima na vida das mulheres”. Camila é da cidade do Rio de Janeiro e participa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha do Governador.

AVIVAMENTO CATEDRAL 2017 1

Recordando que no dia seguinte a Igreja Católica celebrava a Solenidade da descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, Camila exortou. "Estamos vivendo um momento muito propício, véspera de Pentecostes. Precisamos entender a grandiosidade da celebração de Pentecostes na nossa vida. pois a cada ano isso se renova em nós de uma forma diferente".

Ao longo de sua explanação, Camila convidou as mulheres a começarem gradativamente uma vida de oração, ressaltando o pedido de Nossa Senhora aos pastorinhos em Fátima. A palestrante destacou as personalidades das crianças relacionando à vivência das participantes. Os temas das pregações foram: “O legado da Cova da Iria”, “Quereis oferecer-vos a Deus?” e “Consagração de si mesmo a Jesus Cristo, a Sabedoria eterna e encarnada pelas mãos de Maria Santíssima”.

AVIVAMENTO CATEDRAL 2017 7

Na parte da tarde, as mulheres participaram de uma dinâmica com o objetivo de compartilhar experiências. Não poderia faltar também a palavra do Pároco, que conduziu um momento de reflexão sobre os pastorinhos, tendo como foco a personalidade de Santa Jacinta. "Santa Jacinta sofria de impaciência. Antes das aparições da Virgem, era brava, pois vivia tudo com uma tremenda impaciência. Depois que Nossa Senhora apareceu e pediu que eles começassem a rezar o Terço e ela viu a Virgem, conta a Irmã Lúcia em suas cartas e memórias que a impaciente e brava Jacinta se transforma na pessoa mais tolerante e calma", frisou Pe. Marcus.

Logo após, o Terço das Mães da Catedral conduziu a oração do Santo Terço e sorteou três imagens de Nossa Senhora. O momento final do avivamento proporcionou uma ocasião marcante na vida das Marias ali presentes: elas tiveram a oportunidade de coroar a Virgem de Fátima. A coroa foi passada de mão em mão e a mais antiga das Marias coroou a imagem. Pe. Marcus encerrou a programação com uma bênção especial.

“Nossa Senhora é nossa mãe! Não tenho palavras para descrever como foi participar de um encontro voltado para Ela. Foi um momento muito importante”, afirmou Fabiana Mourat, uma das mulheres presentes no Avivamento.

Vigília de Pentecostes

"Veni Creator Spiritus" (Vem Espírito Criador). Este foi o clamor dos fiéis durante a Vigília de Pentecostes da Catedral, que começou às 20h e contou com animação, louvor, pregação e Santa Missa presidida pelo Pe. Marcus Vinicius e pelo Vigário Paroquial, Pe. Cláudio Menezes. Na ocasião, os fiéis clamaram ao Senhor por meio de louvores e orações. Um ministério formado por músicos de diversas comunidades fizeram um momento de louvor.

AVIVAMENTO CATEDRAL 2017 8

O Fundador da Comunidade Católica de Aliança Shekinah, Eustáquio de Jesus, falou sobre Nossa Senhora de Pentecostes, lendo a passagem bíblica da descida do Paráclito sobre os Apóstolos. Em meio a pregação, Eustáquio foi contando aos presentes suas experiências de vida e seu chamado a Igreja por meio de Maria.

A Santa Missa foi o ápice da Vigília de Pentecostes. Na celebração, Pe. Marcus conduziu os presentes a um momento de oração pessoal e exortou: “Deixe que o Espírito Santo neste momento sopre na sua vida, seu coração e sua casa, uma vida nova, transformação”.

O Pároco lembrou que no dia seguinte o Pe. Cláudio celebrava mais um ano de sacerdócio, pedindo aos fiéis que intercedessem pela vida do presbítero. Na homilia, Pe. Marcus falou sobre a Solenidade e lembrou a ação do Espírito Santo na vida dos Filhos de Deus.

Texto e fotos: Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso