facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-paroquia-sao-jose-incia-o-seu-ano-jubilar-pelos-115-anos-de-fundacao-do-apostolado-da-oracaoNo domingo (12/01), os paroquianos, juntamente com os membros do Apostolado da Oração,...
qbatizar-desde-crianca-para-crescer-com-a-forca-do-espirito-santoq-diz-papa-franciscoA criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: “o Espírito que a...
sede-paroquia-imaculada-conceicao-celebrara-para-jubileu-de-esmeraldaHá quarenta anos foi criada a Paróquia Imaculada Conceição, situada no Jardim Ouro Preto –...
sede-paroquia-sao-roque-realiza-pelo-terceiro-ano-projeto-pequenos-reis-magosPelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral Catequética da Paróquia São Roque, situada em...
sede-cf-2020-comissao-organizadora-da-abertura-oficial-prossegue-no-planejamento-do-eventoPela segunda vez, a Comissão Organizadora da Abertura Oficial Campanha da Fraternidade...

“O silêncio é precioso em nossa vida, porque é nele que Deus nos fala”, afirma Bispo

Renovação das Promessas Sacerdotais com Bênção dos Santos Óleos e Consagração do Santo Crisma e Instituição da Eucaristia com Rito do Lava-Pés e início do Tríduo Pascal. Essas foram as Solenidades celebradas pela Igreja Católica nesta Quinta-feira Santa (13/4). Presididas pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, as cerimônias religiosas aconteceram na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo.

RENOVACAO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS E SANTOS OLEOS - 2017 7

Renovação das Promessas Sacerdotais com Bênção dos Santos Óleos e Consagração do Santo Crisma

Com a presença de todo o Clero da Diocese de Nova Friburgo, a Santa Missa também reuniu fiéis de diversas partes deste território episcopal. Logo no início da Eucaristia, Dom Edney saudou os presentes e abordou a data celebrada. “O Senhor nos reúne nesta Quinta-feira Santa para celebrarmos o nosso dia. A Instituição do Sacerdócio Ministerial, que é indissociável da Instituição da Eucaristia, e ambos realizam o mandamento do amor. Quero saudar todos os sacerdotes pelo dia de hoje”.

O Sucessor dos Apóstolos começou sua pregação falando sobre o chamado dos sacerdotes.

RENOVACAO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS E SANTOS OLEOS - 2017 4

- Hoje, a Igreja reúne os seus filhos mais próximos: os sacerdotes, que foram, como diz a Carta aos Hebreus, tirados do meio dos homens, de junto de todos, e constituídos Ministros da Graça, Ministros do Perdão, embaixadores da esperança, enviados depois de ungidos, como diz o Papa Francisco, às noites escuras da humanidade, aos dramas humanos, para fazer de tudo isso na Eucaristia oferecida a cada dia, a matéria agradável ao Senhor.

O Prelado ressaltou que nada foi capaz de deter a vontade do Senhor, que é a salvação dos Seus filhos.

- O que a recordação da Paixão do Senhor tem a nos dizer hoje em nossa vida, nos diversos contextos em que vivemos? Somos e continuamos a ser como todos os seres humanos, sujeitos a tantas coisas, as debilidades, as fragilidades da própria natureza, e, no entanto, somos chamados por Deus a algo que nos supera de muito. Sem dúvida alguma contemplar a Paixão do Senhor nos coloca diante verdadeiramente deste mistério do encontro da miséria humana em todas as suas facetas com a Misericórdia e com o Amor de Deus, que não se deixou vencer por nenhum limite, por nada. Nada foi capaz de deter a vontade de Deus que é a salvação da humanidade.

“Tudo Nosso Senhor assumiu para nos dar a palavra final que é a vida”, afirmou. Continuando, frisou o olhar do povo em relação ao clero. “Não devemos nos esquecer que este povo a quem fomos enviados nos tem como sua grande referência para tocar o amor, a bondade e a misericórdia de Deus. Por isso, não chegaremos jamais a uma experiência como essa sem crescermos cada vez mais nesta intimidade com o Senhor, pela oração, pela meditação, pelo silêncio. O silêncio é precioso em nossa vida, porque é nele que Deus nos fala”.

Dom Edney exortou aos sacerdotes que as palavras ditas por eles devem ser de esperança e que cada um deles são referência do Amor de Deus para o povo confiado por Ele.

RENOVACAO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS E SANTOS OLEOS - 2017 9

- Somos chamados a encorajar o nosso povo, não para que ele seja anestesiado dos problemas. Não! Mas para que saiba encontrar as razões que muitas vezes o leva a assumir atitudes concretas que visem à melhoria das condições de vida em torno de si. Portanto, a mensagem do Evangelho, longe de ser uma anestesia para os problemas que vivemos, nos coloca diante da realidade como ela é, mas nos convida a um olhar além, a perceber que para muito além disso está a vitória do Ressuscitado.

“Não há pecado, não há miséria, nada é maior do que o Amor de Deus por nós, e disso somos feitos embaixadores, para isso somos enviados. E a recompensa que Deus nos oferece já está garantida: ‘Eu os recompensarei por vossas obras segundo a verdade e farei com eles uma aliança perpétua’”, destacou o Epíscopo. E concluiu: “No dia em que renovamos as promessas do nosso sacerdócio lembremos que Deus nunca desiste de nós”. Após a pregação, o Clero fez a Renovação das Promessas Sacerdotais. Posterior a Consagração, aconteceu a bênção do Óleo dos Enfermos. A bênção do Óleo dos Catecumenos foi feita depois da Comunhão Eucarística, sendo seguida da Consagração do Óleo do Crisma.

Instituição da Eucaristia com Rito do Lava-Pés e início do Tríduo Pascal

Já no período da noite, com a presença do Vigário Geral e Pároco, Pe. Marcus Vinicius Macedo, e do Reitor do Seminário Diocesano, Pe. José Ruy Corrêa Junior, a Catedral ficou repleta de fiéis. A Missa presidida pelo Epíscopo marcou o início do Tríduo Pascal. Nesta ocasião, foi celebrada a Instituição da Eucaristia com Rito do Lava-Pés, oportunidade em que o Prelado lavou os pés de 12 representantes do Terço dos Homens desta comunidade.

INSTITUICAO DA EUCARISTIA - LAVA-PES E INICIO DO TRIDUO PASCAL 6

Em sua pregação, o Bispo começou falando sobre a renovação das promessas sacerdotais que aconteceu no período da manhã e afirmando a importância da cerimônia e da unidade do clero diocesano.

- Tudo é obra da graça! Tudo está sob a ação da graça de Deus! Quem de fato opera todas as coisas, Quem leva a Igreja adiante é o Senhor, servindo-se de meios muitas vezes débeis, mas é Ele quem realiza. E esta Igreja que caminha há mais de 2 mil anos em meio a luzes e sombras, vem cumprindo a sua missão por meio dos seus ministros.

- Hoje, celebramos três grandes instituições: do Sacerdócio Ministerial, o Sacramento da Eucaristia e o Mandamento do Amor. São três realidades que se completam, que não podem ser entendidas separadamente. O sacerdócio que nos foi dado por Deus é uma participação no sacerdócio de Cristo, nenhum de nós é padre por si mesmo, todos nós somos no Único e Eterno sacerdote que é Cristo - afirmou.

INSTITUICAO DA EUCARISTIA - LAVA-PES E INICIO DO TRIDUO PASCAL 2

O Epíscopo explicou que o mandamento “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” é muito mais do que dizer ‘eu te amo’ ao próximo. “São Paulo na Carta aos Coríntios dá uma bela definição do amor, da caridade: não se ensoberbece, é paciente, tudo suporta, tudo alcança, e assim tantas outras coisas que no fundo querem dizer que a convivência humana precisa ser mais fraterna para que a mensagem de Jesus possa verdadeiramente ecoar”.

Após a pregação, Dom Edney relembrou a atitude do Filho de Deus e lavou os pés de 12 homens. Antes da Transladação do Santíssimo Sacramento para a Vigília, o Bispo explicou que a Bênção Final desta celebração acontece somente no Sábado Santo e pediu que os fiéis fizessem um profundo recolhimento durante a Adoração Eucarística.

Ao som do cântico ‘Prova de amor maior não há’, o povo de Deus se prostrou diante do Rei dos Reis em adoração juntamente com o Sucessor dos Apóstolos e os sacerdotes presentes. Até às 14h45 do dia 14/04, foi feita a Vigília Eucarística, sendo encerrada com a Ação Litúrgica da Celebração da Paixão.

Veja mais fotos na nossa página no Flickr. Clique aqui

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Grasiele Guimarães e Monara Teixeira
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso