facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 03
  • 04
retrospectiva-2019Tradicionalmente, entre o término e o começo de um novo ano, a Diocese de Nova Friburgo...
dom-paulo-preside-missa-em-acao-de-gracas-por-aniversario-sacerdotaisPregando a alegria, o amor e o cuidado de uma comunidade para com o seu Padre, Dom Paulo...
exortacao-apostolica-querida-amazonia-foi-publicada-nessa-semanaA Exortação pós-sinodal sobre a Amazônia foi publicada esta quarta-feira (12/02). O documento...
norte-aviva-folia-2020-e-realizado-em-macucoCheia de alegria, a Paróquia São João Batista, em Macuco, celebrou nesse sábado, 8 de...
administrador-apostolico-e-oficialmente-apresentado-a-comunidade-diocesanaNa manhã de 9 de fevereiro, o Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo, Dom Paulo...

Bispo faz Visita Pastoral na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Macaé

O primeiro final de semana de abril foi marcante para os paroquianos da Matriz São Paulo Apóstolo, em Macaé. O Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, fez uma Visita Pastoral a essa comunidade, afirmando que o momento: "Levará a todos para realidades em prol da evangelização". As atividades foram acompanhadas pelo Administrador Paroquial, Pe. João Machado Evangelho, e pelo Secretário desta visita e Chefe do Gabinete Episcopal, Pe. Higor Moraes.

Visita Pastoral S Paulo Macae-214

Ao chegar nesta Paróquia na manhã de sábado (1º/4), o Prelado foi recebido por, aproximadamente, 200 crianças e seus catequistas, que o acolheram com cânticos. Logo depois, tratou de assuntos econômicos com os membros do respectivo Conselho, ocasião de prestação de contas e análises financeiras. No período da tarde, Dom Edney conversou com os coordenadores de todas as pastorais e movimentos da Igreja São Paulo Apóstolo, orientando-os e ressaltando a importância de seus trabalhos. O Bispo também valorizou as Capelas, presidindo a Santa Missa na Comunidade da Virgem Santa, às 18h, oportunidade em que se referiu a Liturgia Quaresmal.

VISITA PASTORAL - MACAE - Dom Edney e as criancas da Catequese

Já no domingo, o Epíscopo celebrou a Eucaristia na Capela de Santo Expedito, elogiando o zelo por este templo. Ainda abençoou a casa da paroquiana Lourdes, na qual as pastorais da Paróquia fizeram obras. De tarde, esteve com dezenas de casais da Pastoral Familiar, que experimentaram momentos de instruções e orientações às famílias cristãs católicas.

Por fim, Dom Edney presidiu a Missa na Paróquia São Paulo Apóstolo, tendo como concelebrantes os Padres João e Higor. Estiveram presentes os Diáconos Permanentes Antônio Paulo e Emílio Heleno.

Visita Pastoral S Paulo Macae-120

Em sua pregação, o Bispo utilizou a leitura do dia - passagem em que Jesus ressuscita Lázaro chamando as pessoas para desatar as faixas que o cobriam -, fazendo um paralelo com as pastorais desta Igreja, para que seus componentes também desatem os nós que prendem tanta gente. Referiu-se ainda à importância da profissão de fé, que neste Evangelho foi feita por Marta, amiga de Jesus e irmã de Lázaro e Maria.

Visita Pastoral S Paulo Macae-91

- O convite de Jesus é feito a todos para que desatemos os nós dos próximos. Somos convidados a ajudar as pessoas a caminhar. A fé nos leva a um compromisso com o Reino de Deus. A autenticidade e a verdade dos cristãos são maneiras de desatar os nós daqueles que estão envolvidos nas trevas. A fé verdadeira interroga e a fé cega é morta.

Visita Pastoral

A Visita Pastoral é uma exigência canônica, sendo feita pelo Bispo e acompanhada pelo Sacerdote responsável pela Paróquia e por um Secretário. Na Diocese de Nova Friburgo, esta é dividida em dois dias e acontece de forma dinâmica, tendo como objetivo aproximar o Epíscopo das realidades vividas na Paróquia e nas comunidades pertencentes a esta. Neste período, são realizados encontros com os conselhos, pastorais e com a comunidade, além de serem celebradas Santas Missas.

Veja mais fotos na nossa página no Flickr. Clique aqui

Texto: Alexandre Bordalo
Fotos: Jorge Ronald e Luciano Fonseca
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso