facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-paroquia-sao-jose-incia-o-seu-ano-jubilar-pelos-115-anos-de-fundacao-do-apostolado-da-oracaoNo domingo (12/01), os paroquianos, juntamente com os membros do Apostolado da Oração,...
qbatizar-desde-crianca-para-crescer-com-a-forca-do-espirito-santoq-diz-papa-franciscoA criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: “o Espírito que a...
sede-paroquia-imaculada-conceicao-celebrara-para-jubileu-de-esmeraldaHá quarenta anos foi criada a Paróquia Imaculada Conceição, situada no Jardim Ouro Preto –...
sede-paroquia-sao-roque-realiza-pelo-terceiro-ano-projeto-pequenos-reis-magosPelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral Catequética da Paróquia São Roque, situada em...
sede-cf-2020-comissao-organizadora-da-abertura-oficial-prossegue-no-planejamento-do-eventoPela segunda vez, a Comissão Organizadora da Abertura Oficial Campanha da Fraternidade...

“O que quero é o que Deus quiser”, diz Bispo em Ordenações Sacerdotais

Pregar o Evangelho a toda a criatura, ministrar os Sacramentos da Santa Igreja Católica, cuidar do povo de Deus que lhes for confiado. Essas serão algumas das missões dos sacerdotes que foram ordenados na manhã do dia 11 de fevereiro, na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo. Por imposição das mãos episcopais e oração consecratória do Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, Fabrício Melo Salomão, Higor Moraes de Jesus, Rafael de Oliveira Archetti e Yves Barcellos Mozer receberam o segundo grau da ordem: o Presbiterato.

01-ORDENACOES SACERDOTAIS 2017 35

A Santa Missa, que foi concelebrada pelos Sacerdotes deste território e da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi repleta de alegria não somente para os ordenados e seus familiares, mas para toda a comunidade diocesana. Os ritos da celebração ocorreram após a Liturgia da Palavra. Na ocasião, os novos pastores confirmaram a vocação ao assumirem o compromisso de serem fiéis a Deus e a Igreja. Também foi realizada a ladainha, a imposição das mãos pelo Bispo e padres, a prece de ordenação e a unção das mãos. As vestes foram levadas e entregues pelas respectivas famílias.

03-ORDENACOES SACERDOTAIS 2017 10

Homilia

Dom Edney iniciou sua pregação explicando que aquela data havia sido escolhida pois em 2017 está sendo celebrado o Ano Mariano Nacional e naquele dia a Igreja Católica comemorava Nossa Senhora de Lurdes. “A data escolhida para esta ordenação está em função do Ano Mariano. Então, as grandes celebrações de 2017 terão sempre esta presença materna, querida, de nossa Mãe do Céu, a Virgem Maria.”

O Prelado refletiu que Deus concede a vocação ao escolhido e que a Igreja é quem auxilia no entendimento desse dom.

04-ORDENACOES SACERDOTAIS 2017 20

- Deus nos deu a vocação. A Igreja é uma instância de mediação, ela ajuda ao candidato no discernimento para a assunção ao presbiterato. Aquela vocação, aquela semente que foi plantada por Deus em seu coração, a Igreja acompanha como mãe para ajudá-lo neste entendimento. E, como é o caso hoje, chegando-se a maturidade desta escolha, eles são assumidos no presbitério, são ungidos por Deus para uma missão: a missão de serem cooperadores do Bispo Diocesano, cooperadores diretos do Bispo. Por isso, seria impensável a falta de unidade do presbitério ou dos presbíteros com o Epíscopo e vice-versa. Somos um corpo harmônico, unido.

Sobre o carinho maternal de Maria, disse. “Que Nossa Senhora de Lurdes, Guadalupe, Aparecida, ela que é tão solicita pelos sacerdotes, possa guardar a cada um de vocês para que este desafio de plasmar a imagem de Cristo na própria vida, no próprio sacerdócio, aconteça aos poucos sem nos preocuparmos com ascensões ou reconhecimentos, que atrapalham sobremaneira a vida de um presbítero”.

05-ORDENACOES SACERDOTAIS 2017 27

O Prelado deixou um conselho aos novos sacerdotes.

- Isso deve ser sempre o grande lema na vida de vocês: ‘O que quero é o que Deus quiser!’. A minha vontade é compassada com a vontade do Pai, o que me cabe é viver na unidade, na comunhão, procurando estar sempre unido não somente ao Bispo, mas também aos meus irmãos no presbitério, para que ele seja verdadeiramente um corpo harmônico e que a obra da evangelização aconteça.

Posteriormente, Dom Edney passou para a homilia própria para o dia das ordenações prevista no rito litúrgico. Após os ritos, os novos padres participaram da primeira concelebração.

07-ORDENACOES SACERDOTAIS 2017 39

Agradecimentos

Antes da bênção final, o Clero Diocesano se consagrou a Nossa Senhora. Logo após, Pe. Fabrício fez os agradecimentos em nome dos neo-sacerdotes, lembrando todos que os ajudaram nesta caminhada. Do agradecimento feito pelo novo padre, Dom Edney destacou os pais, lembrando que o sim que deram ao dom da vida de seus filhos possibilitou este momento, e pediu orações por todo o presbitério. “Agradeço de coração aos pais dos nossos recém-ordenados sacerdotes.” Depois da cerimônia foi servido um almoço festivo nas dependências do Colégio Nossa Senhora das Dores.

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Grasiele Guimarães
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso