facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
bispos-e-seminaristas-do-regional-leste-1-participam-de-missaBispo, Formadores e Seminaristas do Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do...
norte-comunidades-celebram-nossa-senhora-aparecidaAs comunidades do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo celebraram com grande fervor a...
bispo-e-sacerdotes-ordenados-apos-2009-participam-de-encontroO Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e os sacerdotes ordenados após o ano de 2009...
sede-paroquia-santa-edwiges-celebra-a-padroeiraCelebrar os festejos em honra à padroeira. Este foi o motivo pelo qual a comunidade da...
bispo-preside-missa-de-um-ano-de-dedicacao-do-oratorio-dos-arautosO Oratório Nossa Senhora de Fátima, no Parque São Clemente – Nova Friburgo, completou um ano...

Bispo preside Missa de Natal para os funcionários da Mitra

Bispo, Sacerdotes, Diáconos Transitórios e colaboradores da Mitra Diocesana de Nova Friburgo participaram na manhã do dia 23 de dezembro da Santa Missa de Natal na Capela da Cúria Diocesana, em Nova Friburgo. Presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso, a Eucaristia foi concelebrada pelo Vigário Geral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, pelo Ecônomo, Pe. Alex Paiva, e pelo Chefe de Gabinete, Pe. Rodrigo Fonseca. Participaram também os Diáconos Transitórios Higor Moraes e Yves Mozer.

mitra2

O Prelado começou sua pregação com uma reflexão do ano de 2016, lembrando as dificuldades enfrentadas no campo sócio-político-econômico e frisando que Cristo nasceu em um mundo conflituoso.

- Estamos para celebrar o Natal do Senhor e por incrível que possa parecer, a mensagem do Natal quer entrar não numa outra realidade, mas sim nessa nossa realidade, como nós a vivemos. O Natal de Jesus não é uma utopia, um sonho, é uma realidade encarnada. O Verbo se encarnou. Encarnou aonde? No meio de uma humanidade dividida por conflitos, guerras, ódios, ressentimentos e por toda a sorte de dificuldades.

“Como viver um Feliz Natal olhando para tudo isso, experimentando tudo isso?”, indagou o Bispo, que contou sua experiência ao visitar sua tia no hospital no período da preparação para o Natal. Na ocasião, uma religiosa dizia que naquele local também era Belém e que Jesus nasceria ali.

- A religiosa disse uma coisa muito importante: “Aqui também tem Belém”. O que ela quis dizer com isso? Jesus escolheu justamente essas situações mais críticas, mais complicadas, para entrar na história humana. A figura da gruta é emblemática, se soubéssemos pela história que Jesus nasceu numa casa de saúde cinco estrelas, mas não: Ele entrou neste mundo numa noite escura, fria, anônima e numa gruta que cheirava mal, quase que a nos dizer que é sim motivo para desejarmos uns aos outros e mais do que desejarmos, vivermos um Feliz Natal. É Feliz Natal não por que temos ou não problemas. É Feliz Natal porque o Senhor está entre nós!

E complementou.

- É preciso mergulhar um pouco mais na mensagem dos presépios. Jesus é o Rei dos Reis, mas o que Ele tinha ao Seu redor quando nasceu? A Mãe, o Pai, os animais que já estavam ali e uns pastores que cuidavam do rebanho no campo à noite. Foi o que Ele teve – lembrou Dom Edney afirmando que o Natal não é somente a ceia, mas é o principal: o Nascimento do Cristo.

O Evangelho do dia que abordava o nascimento de João Batista também foi ressaltado. Na oportunidade, Dom Edney falou sobre a mudez de Zacarias, que no princípio não acreditou no milagre da concepção de seu filho, fazendo um paralelo com a realidade atual.

- Às vezes também somos tomados por certa mudez, nos sentimos ensimesmados, talvez pela pressão das múltiplas dificuldades que vivemos – e aconselhou referindo-se ao Salmo do dia – ‘Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!’. A grande notícia do Natal é que no fundo cada um permita que essa Luz de Deus possa entrar nessas dificuldades. Nas nossas orações devemos pedir: ‘Senhor, olha para a minha realidade, para a minha vida da maneira que ela é e não como gostaria que fosse’. Quando essa Luz entrar em nosso coração, vamos perceber ‘Senhor, tenho mais motivos para te agradecer do que para chorar’.

mitra

- Sempre devemos olhar para trás, pois vemos o quanto Deus nos protege apesar de tudo. Antes de reclamar, olhemos para trás e aí vamos perceber que de fato é Feliz Natal sim. ‘Eu não tenho tudo, mas tenho aquilo que Deus me deu. E o que o Senhor me deu, Ele sabe que é necessário que eu vivesse.

O Sucessor dos Apóstolos reforçou que é importante ir ao encontro do irmão também no ambiente de trabalho, ajudando e apoiando nas necessidades tanto profissionais quanto pessoais.

Antes da bênção final, Pe. Marcus fez um agradecimento ao Bispo por mais este ano e aos colaboradores da Mitra pelos serviços prestados, convidando aos presentes para rezar uma Ave Maria pelo Prelado e por sua família. Dom Edney reafirmou o agradecimento e ao final cumprimentou cada um desejando um Feliz e Santo Natal.

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Grasiele Guimarães
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso