facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-paroquia-sao-jose-incia-o-seu-ano-jubilar-pelos-115-anos-de-fundacao-do-apostolado-da-oracaoNo domingo (12/01), os paroquianos, juntamente com os membros do Apostolado da Oração,...
qbatizar-desde-crianca-para-crescer-com-a-forca-do-espirito-santoq-diz-papa-franciscoA criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: “o Espírito que a...
sede-paroquia-imaculada-conceicao-celebrara-para-jubileu-de-esmeraldaHá quarenta anos foi criada a Paróquia Imaculada Conceição, situada no Jardim Ouro Preto –...
sede-paroquia-sao-roque-realiza-pelo-terceiro-ano-projeto-pequenos-reis-magosPelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral Catequética da Paróquia São Roque, situada em...
sede-cf-2020-comissao-organizadora-da-abertura-oficial-prossegue-no-planejamento-do-eventoPela segunda vez, a Comissão Organizadora da Abertura Oficial Campanha da Fraternidade...

“Nunca se esqueçam do ritmo da oração”, exorta o Bispo em encerramento letivo do Seminário

O ano de 2016 está chegando ao fim e, junto com ele, o Seminário Diocesano Imaculada Conceição, em Nova Friburgo, concluiu mais um ano letivo. O encerramento oficial das atividades aconteceu na manhã da quarta-feira (7/12), em Santa Missa presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, seguida de apresentação monográfica do Seminarista César, devido a sua conclusão do Curso de Filosofia. A celebração ocorreu na Capela da Casa de Formação e foi marcada também pela memória de Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja.

Encerramento ano letivo no Seminario Diocesano 1

Além da conclusão do ano letivo, esta Eucaristia também teve como intenções a recuperação da saúde do Bispo Emérito de Nova Friburgo, Dom Rafael Llano Cifuentes, e o terceiro ano de Ordenação Sacerdotal do Pe. Gustavo Cinne. Assim como o aniversariante, concelebraram o Reitor e o Vice-Reitor do Seminário, Padres José Ruy Júnior e Fernando Pacheco, respectivamente; e dois presbíteros que lecionam nesta casa formativa: os Padres Luiz Cláudio Mendonça e Marcelo Talon.

“Rendemos graças ao Senhor por mais um ano letivo que está sendo finalizado e pela conclusão do trabalho do César que será apresentado hoje”. Estas foram as palavras iniciais do Bispo nesta celebração. Na oportunidade, falou a respeito de seu antecessor, lembrando um grande marco do governo de Dom Rafael na diocese: a construção do Seminário. Neste instante, pediu orações pela saúde do Epíscopo, uma vez que este se encontra hospitalizado no Rio de Janeiro.

Enfatizando o Advento, Dom Edney iniciou a homilia destacando o atual tempo litúrgico como uma alegre esperança da vinda do Salvador e momento propício para acolher Jesus que muitas vezes se manifesta no rosto sofrido de um irmão. Dentre as características elencadas pelo Prelado para descrever o Advento, foram frisadas a revisão sincera de caminhada e de vida. “Deus nos dá uma existência inteira para ser vivida em ritmo de espera, mas de espera vigilante pela vinda do Senhor. Por isto, é sempre necessário, durante este período, nos reavaliarmos numa série de aspectos”, acentuou.

Encerramento ano letivo no Seminario Diocesano 5

Dando continuidade, falou a respeito de Santo Ambrósio apontando este como uma grande inspiração na conversão de Agostinho. O Epíscopo sinalizou a sabedoria como uma das principais características do santo, e acrescentou. “Santo Ambrósio pode ser bem colocado como um verdadeiro pregoeiro deste convite que Jesus faz no Evangelho de hoje: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos’ (Mt 11,28-30)”.

Recordando estas mesmas palavras do Evangelho, dirigiu a fala aos Seminaristas. “Ouvir isto de Jesus num final de um ano letivo, depois do cansaço de meses de estudos, conclusão de dissertações, trabalhos, monografia, entre outros; é a certeza do descanso merecido”, comentou apontando este tempo de férias como ocasião de afastar-se somente das atividades ordinárias e jamais da companhia do Senhor. “O que nos dá a certeza do repouso é estar na presença Dele”, complementou.

E finalizou.

- Quando entramos de férias nos distanciamos das atividades, mas não da espiritualidade. Portanto, nunca se esqueçam do ritmo da oração e da participação cotidiana da Santa Missa. Recobrem as energias e aproveitem para se atualizar com uma leitura agradável e edificante, então com as forças renovadas, iniciarão um novo período letivo, até a conclusão dos cursos de Filosofia e Teologia. Agora, vocês pensam que a formação termina ai? Não. Todos devemos estar em permanente estado de formação – concluiu o Bispo.

Nos minutos finais, Dom Edney ministrou uma benção ao Pe. Gustavo pelo aniversário sacerdotal. Em seguida, o Reitor do Seminário agradeceu ao Prelado pela presença e total apoio às ações da Casa de Formação, assim como ao Corpo Docente e demais funcionários. Conseguinte, dirigiu a palavra aos Seminaristas.

- Vocês são o motivo de estarmos aqui. A matéria que Deus nos deu, para podermos trabalhar. Quando vemos todos os dias o empenho e o esforço de vocês, isto é um incentivo para crescer e superar os nossos limites, a fim de lhes proporcionar o melhor. A matéria que o Senhor nos proporciona é de primeira qualidade, pois são Filhos Dele e com uma vocação para ser vivida no seio da Igreja – ressaltou Pe. José Ruy.

Participaram desta cerimônia: o Diácono em preparação para o Sacerdócio, Rafael Archetti, os profissionais que trabalham na Casa de Formação, os Seminaristas e alguns familiares. O Seminário Diocesano Imaculada Conceição fica localizado na Estrada do Tinguely, s/nº, no bairro Tinguely.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso