facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-paroquia-sao-jose-incia-o-seu-ano-jubilar-pelos-115-anos-de-fundacao-do-apostolado-da-oracaoNo domingo (12/01), os paroquianos, juntamente com os membros do Apostolado da Oração,...
qbatizar-desde-crianca-para-crescer-com-a-forca-do-espirito-santoq-diz-papa-franciscoA criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: “o Espírito que a...
sede-paroquia-imaculada-conceicao-celebrara-para-jubileu-de-esmeraldaHá quarenta anos foi criada a Paróquia Imaculada Conceição, situada no Jardim Ouro Preto –...
sede-paroquia-sao-roque-realiza-pelo-terceiro-ano-projeto-pequenos-reis-magosPelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral Catequética da Paróquia São Roque, situada em...
sede-cf-2020-comissao-organizadora-da-abertura-oficial-prossegue-no-planejamento-do-eventoPela segunda vez, a Comissão Organizadora da Abertura Oficial Campanha da Fraternidade...

“O milagre começa no coração”, diz Bispo na abertura do Ano Mariano

O dia 12 de outubro de 2016 ficará marcado como uma data de grandes emoções na memória dos fiéis da Diocese de Nova Friburgo. Nesta oportunidade, diversas atividades foram promovidas: abertura do Ano Mariano Nacional na Diocese, Cenáculo com Maria, 40 anos da Renovação Carismática Católica neste território, entrega das imagens peregrinas de Nossa Senhora Aparecida as Paróquias, Bênção Apostólica com Indulgência Plenária, procissão pelas ruas de Nova Friburgo, entronização da imagem da Mãe Aparecida doada pelo Santuário Nacional na Catedral Diocesana, descerramento de placa comemorativa, anúncio da criação de duas novas paróquias e promessa de um templo dedicado à Padroeira do Brasil. A programação começou às 8h e se estendeu até o final da tarde, sendo realizada no Ginásio do Colégio Nossa Senhora das Dores, em Nova Friburgo.

Ano Mariano-1382

Por volta das 14h, teve início a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e concelebrada pelos sacerdotes da Diocese. Logo no início, o Prelado falou sobre a abertura da comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba. “A partir do dia de hoje até 12 de outubro de 2017 todo o Brasil viverá um Ano Mariano e nós vamos viver intensamente este período, que de certa forma já começou.” E lembrou: “O motivo para estarmos aqui hoje de forma tão numerosa também é para agradecer a peregrinação feita em nossa Diocese com a imagem jubilar que nos foi doada pelo Santuário Nacional de Aparecida. Ela percorreu paróquias, capelas, hospitais, instituições de governo e por onde passou deixou uma marca indelével da sua bênção materna”.

Ano Mariano-1271

O sucessor dos apóstolos nesta Igreja Particular frisou o depoimento de diversos padres sobre como foi receber a réplica em suas paróquias. Além disso, recordou que diversos municípios deram ponto facultativo na passagem da imagem e outros construíram monumentos. Dom Edney também falou da figura de Ester, que no Antigo Testamento foi um modelo de intercessora, e ressaltou a aparição mariana nas águas do Rio Paraíba.

Ano Mariano-1399

- A Virgem Aparecida que há quase 300 anos surgiu nas águas de um rio que corta alguns estados do Brasil, o Rio Paraíba, era uma imagem de policromia europeia. O que quer dizer isso? Era pintada, uma jovenzinha grávida, pintada com as cores branca e manto azul. Ela ficou nas águas do rio por sabe Deus quantos anos para despir toda essa tonalidade e assumir a cor morena do Brasil e assim poder falar mais de perto a esses filhos de uma nação tão numerosa igual a nossa. A partir deste momento, ecoa em nós brasileiros aquele pedido, a herança que Jesus deixou a Nossa Senhora ‘Estes são teus filhos’. E como ela cuida de nós como mãe solicita! De lá para cá são inumeráveis os sinais da presença materna de Maria que acompanha o seu povo.

Ano-Mariano-grasi

O Prelado contou aos presentes a recente imagem que presenciou ao fazer uma viagem a São Paulo, quando encontrou diversos fiéis caminhando em peregrinação pela rodovia que dá acesso ao Santuário Nacional. “Alguns iam para agradecer, talvez muitos, outros iam para pedir. Mas seja de um lado ou de outro, o que movia era a fé. E, certamente, essas pessoas foram tocadas pela graça. O milagre já começou a acontecer na vida delas, pois antes dele ter uma manifestação exterior, o milagre começa no coração.”

Ano Mariano-1283

“Nós como povo de Deus, como Igreja, temos essa responsabilidade de gerar Cristo para o mundo, fazer com que Ele seja conhecido e amado”, disse o Bispo exortando que o Ano Mariano terá como objetivo a romaria da imagem de Nossa Senhora nas paróquias, tendo como foco a evangelização.

- Se somos verdadeiros devotos de Maria, com certeza somos seguidores e discípulos missionários do Senhor. Não é possível alguém dizer que é devoto de Maria sem ser discípulo de Jesus, sem sentir o seu coração abrasado de amor pelo anúncio da Palavra de Deus, contagiando todos os ambientes por onde nós passarmos com este bom odor de Cristo.

rcc2

Posterior à homilia, o Bispo leu o decreto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de instituição do Ano Mariano Nacional, que foi acolhido pela Diocese. Antes da bênção final, o Prelado abençoou e entregou as imagens de Nossa Senhora Aparecida aos sacerdotes e anunciou a criação de duas novas Paróquias na Diocese: uma no Vicariato Sede com o título de Nossa Senhora da Soledade e outra no Litoral tendo São Jorge como Padroeiro. Dom Edney também falou que está sendo estudada a possibilidade da instituição de uma Paróquia de Nossa Senhora Aparecida ao final do Ano Mariano. As crianças não foram esquecidas pelo seu dia, recebendo uma bênção especial. Nesta Santa Missa, foi concedido aos fiéis a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária.

Ano Mariano-1479

Depois da bênção final, os fiéis seguiram em procissão para a Catedral Diocesana, onde o Bispo trocou o manto e a coroa de Nossa Senhora e entronizou a imagem no nicho preparado especialmente para ela. “Nós aqui na Diocese de Nova Friburgo preparamos para a imagem de Nossa Senhora uma nova coroa e um novo manto, que ficarão com ela para sempre ali no nicho que foi reservado para este momento como memorial da sua passagem, dos 300 do encontro da imagem no Rio Paraíba”.

Ano-Mariano-gras-2

Também foi descerrada uma placa comemorativa pela peregrinação e entronização da réplica jubilar na Diocese. O Vigário Geral e Pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, leu o que estava escrito na placa para que todos tomassem conhecimento e informou que os devotos poderiam depositar flores no jardim que foi colocado abaixo do nicho. O Missionário e Cantor membro da Canção Nova, Emanuel Stênio, encerrou o dia de atividades com um momento de louvor mariano dentro do templo.

Veja mais fotos na nossa página no Flickr. Clique aqui

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Grasiele Guimarães e Jorge Ronald
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso