facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-encontro-reune-catequistas-e-nova-coordenacao-vicarial-da-catequeseFindando mais um fecundo ano de atividades, os Catequistas do Vicariato Episcopal Sede...
bispo-e-leigos-participam-do-encontro-de-liturgia-do-regional-leste-1O Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e agentes da Pastoral da Liturgia da Diocese de Nova...
litoral-paroquia-nossa-senhora-de-lourdes-promove-congresso-de-mulheres-em-macaeCom o título "Mulheres de Fé", o Grupo de Oração da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em...
bispo-crisma-53-jovens-e-adultos-na-paroquia-santa-teresinhaUngidos pelas mãos episcopais de Dom Edney Gouvêa Mattoso, os 53 jovens e adultos da Paróquia...
norte-terco-dos-homens-promove-encontro-vicarial-em-monte-puri-itaocaraNo dia 10 de novembro, os participantes do Terço dos Homens de diversas Paróquias do Vicariato...

Dom Edney celebra Crisma para 60 jovens e adultos em Casimiro de Abreu

A cidade de Casimiro de Abreu, pertencente ao Vicariato Litoral, viveu fortes emoções nas duas últimas semanas: além de ter sediado a edição deste ano da Unidade Diocesana no último dia 27 de agosto, o domingo do dia quatro de setembro foi marcante para 60 jovens e adultos que receberam o Sacramento da Crisma durante a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, na Matriz Paroquial Nossa Senhora da Saúde. No presbitério, além do Prelado, estavam o pároco local, Padre Flávio Jacques e o Diácono Rafael Archetti.

crisma1

A Igreja estava completamente cheia e a assembleia era formada tanto pelos paroquianos quanto pelos familiares, parentes e amigos daqueles que receberiam o Sacramento da Confirmação.

Com um Evangelho de impacto, no qual Cristo diz “Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!” (Lc 14, 33), Dom Edney se cercou dessa mensagem para alertar sobre a necessidade do desapego das coisas do mundo e das pessoas, não no sentido de abandono, contudo, de ter o olhar primeiro voltado a Deus e tudo o mais fará sentido em abundância.

- Cristo nos convida a fazermos, como condição para o Seu seguimento, uma experiencia de desapego. Aqui está o maior problema: desapegarmo-nos. Das coisas, das pessoas, até de nós mesmos. E nos desapegarmos de nós mesmos é saber ouvir e aceitar a vontade de Deus nas nossas vidas, pois não entendemos Seus Mistérios, mas Ele, como Pai, sabe o que é necessário nos dar.

E como pastor que vai às ovelhas, Dom Edney, desceu do púlpito, aproximou-se dos crismandos e falou-lhes olhando diretamente em seus olhos e com grande espírito de decisão.

- Quando vocês recebem o Sacramento da Confirmação é porque estão dispostos e querem, livremente, seguir a Cristo, seguir os Seus Passos. Acabamos de ouvir qual é a grande condição para isso: quem não consegue se desapegar de tudo o que afasta do Bem e da própria vida, não é digno d’Ele. Não significa que devam dar as costas para as pessoas que lhes são caras, mas sim priorizar o amor a Jesus, porque, primeiro, com esse amor, vocês estarão mais intensamente amando a essas pessoas e isso passa a ser traduzido nas atitudes, nos pensamentos, nos desejos, isto é, na vida como um todo – disse.

Após uma homilia forte, a Celebração Eucarística prosseguiu com o belo rito da Crisma, que incluiu a renúncia pública dos fiéis a todas as coisas que afastam de Deus e, por conseguinte, cada um deles recebeu o óleo abençoado na fronte, sendo apoiado pelo padrinho ou pela madrinha.

crisma

Ao término da Santa Missa, Dom Edney deu a benção final a todos os presentes, recomendando-os à proteção materna de Nossa Senhora da Saúde, e se reuniu com os crismados para tirar fotos.

A estadia do Prelado ao Vicariato Litoral foi curta, porém, o retorno já está agendado para acontecer nos próximos dias 17 e 18 de setembro, durante a Visita Pastoral na Matriz Nossa Senhora de Lourdes, em Macaé.

Texto e foto: Thuany Motta

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso