facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-paroquia-sao-jose-incia-o-seu-ano-jubilar-pelos-115-anos-de-fundacao-do-apostolado-da-oracaoNo domingo (12/01), os paroquianos, juntamente com os membros do Apostolado da Oração,...
qbatizar-desde-crianca-para-crescer-com-a-forca-do-espirito-santoq-diz-papa-franciscoA criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: “o Espírito que a...
sede-paroquia-imaculada-conceicao-celebrara-para-jubileu-de-esmeraldaHá quarenta anos foi criada a Paróquia Imaculada Conceição, situada no Jardim Ouro Preto –...
sede-paroquia-sao-roque-realiza-pelo-terceiro-ano-projeto-pequenos-reis-magosPelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral Catequética da Paróquia São Roque, situada em...
sede-cf-2020-comissao-organizadora-da-abertura-oficial-prossegue-no-planejamento-do-eventoPela segunda vez, a Comissão Organizadora da Abertura Oficial Campanha da Fraternidade...

“É um fruto amadurecido da Ressurreição o Espírito Santo e o dom da Paz”. Diz Bispo

Uma noite de muitas bênçãos! Assim foram os últimos momentos da quinta-feira (21/07), na Matriz Santa Teresinha, em Conselheiro Paulino, que acolheu neste dia 51 novos confirmados na fé. Alguns destes receberam pela primeira vez a Sagrada Comunhão. Os Sacramentos foram ministrados pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, em Santa Missa na qual concelebraram o Pároco local, Pe. Alex Paiva, e o Pe. Wander Santos. Os Diáconos Transitórios Fabrício Salomão e Higor Moraes também participaram da cerimônia religiosa.

crisma

Com uma homilia centralizada nos Sacramentos da Eucaristia e Crisma, além de reflexiva a respeito da vinda do Espírito Santo, o Pentecostes, Dom Edney iluminou , a respeito da fé, perseverança e missionariedade, os jovens e adultos, preparados ao longo dos últimos meses para confirmar seu Batismo.

Iniciando a pregação, o Prelado falou sobre Pentecostes, afirmando que o Espírito Santo, assim como o dom da paz, são frutos amadurecidos da Ressurreição, pois Jesus dizia aos Seus que era necessário Ele ir ao Pai, para que o Espírito Santo fosse derramado sobre todos os corações. “É o próprio Espírito do Pai, que se derrama sobre nós pela oferta generosa de Jesus na Cruz. Quando Ele entrega o Seu Espírito de junto do Pai é derramado na verdade o Espírito Santo que nos ensinaria todas as coisas”, sublinhou.

crisma4

Ainda neste pensamento, recordou o momento em que Jesus aparece aos discípulos, reunidos a portas fechadas após Sua Morte e Ressurreição, lhes dá a paz e logo após sopra sobre eles o Espírito Santo, enviando-os tal qual Pai lhe enviou. Continuando, sinalizou o Paráclito como um grande impulsionador, movendo sempre os cristãos à missão, capacitando, dando os dons necessários para falar com destemor sobre Jesus. Na oportunidade, grifou as palavras de Cristo narradas no Evangelho do rito do Crisma (Jo 16,5-11): ‘é bom para vós que eu parta, se eu não for, não virá até vós o defensor’, disse esclarecendo que a Sua volta para o Pai era a condição para a vinda do Espírito.

Prosseguindo, destacou. “O que nós estamos vivendo hoje é também história da salvação. Somos chamados a entrar na dinâmica do Ressuscitado, que envia Seu Espírito e nos torna verdadeiros missionários, anunciadores da palavra, do Reino de Deus”. Em seguida, comentou que a Igreja avança no tempo desta forma, anunciando Jesus e fazendo discípulos todas as nações. Voltando-se à primeira leitura, da narrativa de Pentecostes (At 2); relembrou aquele momento no qual soprou sobre os discípulos reunidos o Espírito Santo e aconteceu o milagre de Pentecostes, pois além destes estavam ali pessoas de outras nações, que mesmo falando idiomas diferentes, compreendiam a pregação de Pedro em sua própria língua. O Bispo alertou que este milagre continua acontecendo na atualidade.

crisma2

- Aquele Pentecostes narrado no livro dos Atos dos Apóstolos é um sinal de um Pentecostes ainda maior que iria acontecer no mundo inteiro, e de fato já aconteceu. Todos os domingos, em todas as Igrejas do mundo meditamos o mesmo Evangelho. O que é lido aqui na Paróquia Santa Teresinha é o mesmo na China, no Japão, no Oriente Médio. Onde existir uma Igreja Católica ali estará sendo anunciado aquele mesmo Evangelho. A quem? A pessoas de muitas línguas diferentes. Cada um escuta na sua própria língua. Isso é Pentecostes!

Falando a respeito da Sagrada Comunhão, reforçou a importância da participação na Eucaristia todos os domingos, pois através dela “vamos permitindo que Senhor vá plasmando nosso coração, nosso ser”.

Finalizando a pregação, pediu aos crismandos que neste momento tão importante de sua fé, se deixassem assumir inteiramente pelo Cristo através do Seu Espírito, e relembrou o convite feito pelo Senhor a todo cristão. “Todos somos chamados à Santidade. Por isto, nunca faltará à nossa fragilidade estes auxílios: o Espírito Santo, a Eucarística, a Reconciliação, o Batismo. O que nos facilita? Reconhecer que somo o que somos pela graça de Deus”.

Logo após, Dom Edney iniciou o rito do Crisma acendendo as velas através da chama do Círio Pascal. Na ocasião, orientou os crismandos a respeito de sua missão de levar a luz aos irmãos. Prosseguindo, jovens e adultos se dirigiram ao Prelado, para através de suas mãos receberem o Sacramento pela unção com o óleo do crisma.

crisma3

Nos momentos finais, Pe. Alex agradeceu ao Bispo Diocesano. “Dom Edney, quero louvar e bendizer a Deus pela presença do senhor aqui, recordando tudo aquilo que a voz do Pastor, vem cravar no nosso coração neste dia. A sua presença vem confirmar a nossa fé”. Encerrando, o Prelado agradeceu ao Pároco e aos catequistas por multiplicarem os dons que receberam no dia de sua Crisma, com os irmãos, e orientou os recém-crismados a também fazerem o mesmo, vivendo a fé em comunidade, orientando-os a se engajar em alguma atividade pastoral da comunidade.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso