facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-paroquia-sao-jose-incia-o-seu-ano-jubilar-pelos-115-anos-de-fundacao-do-apostolado-da-oracaoNo domingo (12/01), os paroquianos, juntamente com os membros do Apostolado da Oração,...
qbatizar-desde-crianca-para-crescer-com-a-forca-do-espirito-santoq-diz-papa-franciscoA criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: “o Espírito que a...
sede-paroquia-imaculada-conceicao-celebrara-para-jubileu-de-esmeraldaHá quarenta anos foi criada a Paróquia Imaculada Conceição, situada no Jardim Ouro Preto –...
sede-paroquia-sao-roque-realiza-pelo-terceiro-ano-projeto-pequenos-reis-magosPelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral Catequética da Paróquia São Roque, situada em...
sede-cf-2020-comissao-organizadora-da-abertura-oficial-prossegue-no-planejamento-do-eventoPela segunda vez, a Comissão Organizadora da Abertura Oficial Campanha da Fraternidade...

“Expulsem a escuridão ao redor de vocês”, diz Dom Edney aos jovens na Santa Missa

Na noite do domingo, dia 26 de junho, 120 jovens e adultos deram o seu sim a Cristo e escolheram ser luz em meio às trevas que dominam a sociedade de hoje com generosas ofertas de pecado.

Crisma

As luzes das 120 velas acesas na mão de cada um deles iluminaram o interior da Matriz Paroquial Nossa Senhora da Conceição, em Rio das Ostras. E também iluminaram as almas das centenas de pessoas que lotaram a Igreja.

As mãos do Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso foram o instrumento utilizado por Cristo para chegar o mais próximo possível do coração dos crismandos. Com um tom de voz imponente e muito seguro da seriedade do compromisso assumido pelas pouco mais de 100 pessoas que confirmariam seus batismos, ele voltou-se para elas e chamou-lhes à realidade do sacramento.

- Ser crismado significa ouvir o que Deus tem para nos dizer; somos chamados por ele, vocacionados e enviados. A identidade da Igreja, antes de mais anda, é ser missionária, é exercer essa experiência do anúncio do reino de Deus, principalmente fora dos muros da Igreja: é lá que nós vamos nos confrontar com as diferenças, com as ideias divergentes. Então venha, faça o que você tem que fazer e rápido – exortou.

Citando o Evangelho do dia, Dom Edney destacou o versículo em que Jesus alerta para que “os mortos enterrem seus mortos”, definindo-a como inquietante e devolvendo-a com claríssima nitidez.

Crisma2

- Vocês encontrarão muitos jovens que ainda caminham, mas estão mortos em vida, que já não conseguem perceber nenhum horizonte, nada que não sejam eles mesmos. Então, daqui para frente esse deve ser não somente o propósito para vocês, contudo, para todos nós: iluminar mostrando caminhos, indicando uma possibilidade nova: isso é ser luz – afirmou.

Após uma homilia impactante, o Bispo chamou alguns jovens até o presbitério a fim de que acendessem suas velas no Círio Pascal e repasse suas chamas aos demais que aguardavam. Em seguida, os 120 jovens e adultos, acompanhados pelos padrinhos e pelas madrinhas, receberam em suas frontes as cinzas que marcam a ação do Sacramento da Crisma.

Crisma3

Em decorrência da positiva e grande quantidade de novos confirmados no batismo, a Santa Missa durou mais de duas horas, com muita fé e fervor a quem dela experimentou. Participaram também, juntamente com Dom Edney, o pároco da comunidade. Pe. Tonny Reis e o Diácono Elias. Outra presença de destaque foi a do Deputado Estadual Carlos Augusto com a sua família.

A grande mensagem da noite, dita pelo Bispo Diocesano, mas sem dúvida, indicada pela ação do Espírito Santo Paráclito, fundiu-se nos corações de todos os fiéis presentes, “Sejam luz: expulsem a escuridão ao redor de vocês”.

Veja mais fotos na nossa página no Flick. Clique aqui

Texto: Thuany Motta
Fotos: Jorge Ronald
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso