facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-pastoral-da-crianca-realiza-encontro-vicarial-em-cachoeiras-de-macacuNo dia 14/7, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu, a...
igreja-e-familia-tem-que-caminhar-juntas-diz-bispo-em-formacaoA Comissão Diocesana Vida e Família promoveu um encontro formativo na Paróquia Nossa Senhora...
sacerdotes-e-meces-do-vicariato-sede-se-reunem-com-o-bispoDando continuidade as formações para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística...
litoral-catequistas-participam-de-encontro-vicarial-em-casimiro-de-abreuMais de 160 catequistas do Vicariato Litoral participaram no dia 14/7, do Encontro de Vocação...
sede-paroquia-sao-bento-abade-celebra-dia-do-padroeiroParoquianos e devotos participaram da festa de São Bento realizada entre os dias 11 e 14/7 na...

Acolhimento, emoção e partilha marcam visita pastoral de Dom Edney

“Porque não somos sacerdotes para nós mesmos e a nossa santificação é intimamente ligada à do nosso povo, a nossa unção à sua unção”, disse uma vez o Papa Francisco, durante uma homilia. Seguindo na mesma linha de raciocínio, de acordo com o dicionário, itinerante significa aquilo ou aquele que transita, que se desloca de lugar em lugar no exercício de uma função.

O Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso passou 12h por dia sendo pastor atrás das ovelhas – não necessariamente perdidas, mas que precisavam ser ouvidas – e se deslocou até a cidade de Rio das Ostras para realizar a Visita Pastoral na Paróquia de São Benedito, dias 18 e 19 de junho. A contabilidade é alta: três Santas Missas, sete capelas visitadas, mais de 30 jovens e adultos crismados, além de diversas reuniões com pastorais e movimentos.

GOVERNO1

Segundo o Código de Direito Canônico - norma que regula a organização da Igreja Católica Romana – entre as funções de um bispo estão ser mestre da doutrina, sacerdote do culto sagrado e ministro do governo. Considerado pela Igreja, sucessor dos apóstolos, o Bispo ensina, governa e é o líder máximo do catolicismo em determinada região.

Secretariado pelo Vice-reitor do Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, Pe. Gustavo Cinne, e acompanhado pelo Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação, o repórter Jorge Ronald, a Paróquia de São Benedito comemorou a presença de Dom Edney durante os dois dias de visita pastoral, realizada no período do projeto Governo Itinerante.

Matriz Paroquial São Benedito

Ele vive a servir os pequenos, vive a nos incentivar. Não permite que fique por menos, tudo o que deve mudar. Ele tem uma paz tão inquieta, Vive a se preocupar. Quer o povo a caminho da meta, quer ver o povo chegar.” Ao som do cântico “O Bom Pastor” a matriz paroquial recebeu com muita alegria o Prelado.

GOVERNO2

Num breve relato, foi exposta a caminhada das comunidades, desde a sua fundação, até o consistente trabalho desenvolvido pelo Pároco atual, Pe Jesus Manuel. Com apoio dos fiéis, a Paróquia de São Benedito chama atenção à sua determinação de construir. Algumas igrejas foram reformadas e em outras novas construções, tais como: Santa Rita de Cassia, São Francisco, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Neves e a Casa Padre Pio, que está localizada em uma região periférica e presta atendimento a mais de 100 crianças e ainda distribui 400 cestas básicas ao mês.

Realmente, as obras de Deus transcendem a compreensão humana. A evolução de uma comunidade só é possível pela vinculação estreita da ação do Espírito Santo como o coração do homem.

Capela São Francisco

GOVERNO3 - francisco

Ainda pela manhã, Dom Edney esteve reunido com a comunidade na capela de São Francisco, uma obra ainda em construção. Na oportunidade Dom Edney aproveitou para deixar seus valiosos ensinamentos, orientando a comunidade para identificar sua vocação. Aconselhou ainda, que o templo seja um lugar de acolhimento às amásias por estar às margens da rodovia e pediu que olhassem para àqueles mais necessitados.

GOVERNO3 - francisco2

Capela Santa Rita de Cássia

Em seguida, com uma agenda repleta de compromissos, a comunidade Santa Rita de Cássia recebeu o seu pastor. De tijolo aparente, mas encharcados de esperança, os fiéis acolheram o Apóstolo para um descontraído bate-papo.

GOVERNO4 - santa rita

Para Dom Edney, essa experiência de se reunir com diversos segmentos e lideranças da pastoral nas comunidades, confirma seu desejo de visitar o maior número de capelas em todo o território diocesano.

- É uma ação muito importante visitar as diversas capelas, pois permite um diagnóstico bem mais apurado da situação pastoral e das principais demandas, além do enriquecimento pelo contato com as pessoas, com o povo. Confirmou Dom Edney

Capela São Jorge

GOVERNO5 - sao jorge

Ainda antes do almoço, dezenas de fiéis esperavam seu Bispo com uma calorosa recepção. Sempre com a presença do Pároco Jesus Manuel, que acompanhou todos os momentos da visita, a comunidade não economizou abraços e beijos. Ansiosos pelo anúncio da criação da nova paróquia, feito por Dom Edney há algum tempo, a comunidade recebeu a confirmação de que até o final de 2016 o bairro Âncora, um dos que mais cresce no município de Rio das Ostras, receberá sua Matriz Paroquial de São Jorge. O Bispo lembrou ainda que as coisas acontecem no tempo de Deus.

GOVERNO5 - sao jorge2

Com a mesma dinâmica de todos os encontro o prelado franquiou a palavra para a comunidade que não economizou perguntas.

Capela São João XXIII

GOVERNO6 - joaoxxiii-2

Avançando à periferia, desviando dos buracos e desafios para encontrar com aqueles que Deus o confiou, Dom Edney encontrou um barraquinho de forro de PVC - que por hora já tinha atendido a outra comunidade, apelidado de “Templo Itinerante”. Visivelmente emocionado, o Bispo da Diocese de Nova Friburgo, viajou no tempo e lembrou da sua primeira paróquia onde iniciou sua caminhada pastoral debaixo de uma lona. Com palavras de encorajamento, não economizou em manifestar sua alegria de estar reunido ali, e agradeceu ao Pe. Manuel por lhe proporcionar tamanha experiência.

Casa São Padre Pio de Pietrelcina

GOVERNO6 - pio

O engajamento da Igreja no serviço social, socorrendo os pobres em suas diversas necessidades, diferente do que pensam muitos, não é um desafio de sua missão, mas parte intrínseca dela. Segundo podemos inferir da Palavra de Deus, a Igreja tem a obrigação (não a opção) de minorar o sofrimento humano, seguindo assim o exemplo do Seu grande Mestre. “Bem-aventurado é aquele que atende o pobre; O Senhor o livrará no dia do mal” (Sl 41:1).

Ao som de Roberto Carlos “...Você meu amigo de fé meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos de tantas jornadas; Cabeça de homem mas o coração de menino, aquele que está do meu lado em qualquer caminhada...” os membros da Pastoral da Criança e Vicentinos da Paróquia de São Benedito, emocionaram Dom Edney lembrando que seu coração é uma casa de portas abertas.

Capela Nossa Senhora de Fátima

GOVERNO7 - fatima

Ao lusco-fusco a comunidade Nossa Senhora de Fátima, que há pouco tempo se reunia embaixo da casa de PVC (Templo Itinerante), recebia orgulhosa a presença do seu Apóstolo que tinha profetizado, em vistas passadas, encontrar uma comunidade viva. Com os olhos pingando de alegria, a comunidade agradeceu a confiança do seu Bispo, gratos pelo reconhecimento de um povo fiel e trabalhador.

Capela São Judas Tadeu

À noite, a capela São Judas Tadeu recebeu o Prelado para a Santa Missa. Com um apanhado dos acontecimentos diurnos Dom Edney falou à assembleia:

GOVERNO8 - tadeu

- Jesus nos diz que se alguém quer segui-Lo de verdade, conhece-Lo na profundidade, na mais imensa experiência do encontro com Deus, deve renunciar a si mesmo. Renuncie, então, a tudo aquilo que nos surge como idealizações de Deus, renuncie para permitir que Deus possa falar. No fundo, lhes digo: vamos abrir mãos de todas as caricaturas de Deus, de um Pai que só estaria aqui para fazer o que queremos, dando espaço para que Ele aja de acordo com a Sua vontade para cada um – enfatizou Dom Edney.

Capela Nossa Senhora das Neves

Já no domingo, ao som de fogos de artifícios, os fiéis, visivelmente emocionados, esperavam a primeira visita de um Bispo em sua comunidade. Em ruínas e interditada, a capela Nossa Senhora das Neves, na zona rural no município de Rio das Ostras, ficou por muito tempo esquecida. Mas com determinação e orientação pastoral centenas de fiéis retornaram à casa de Deus.

GOVERNO9 - neves

“Quero aqui agradecer ao Pe Manuel que por várias vezes celebrou Missa para duas pessoas” - disse Paulo, Coordenador na comunidade.

Na reinauguração do templo, Dom Edney abençoou o crucificado e as imagens de Nossa Senhora das Neves e São José, assim como a edificação e prometeu retornar em breve para benção do altar. Orgulhosos e agradecidos pela presença do sucessor dos Apóstolos, a comunidade presenteou o Prelado com um cesto repleto de amor, fruto do seu trabalho. Dessa vez, sem conseguir segurar a emoção, Dom Edney pausadamente agradeceu a todos pelo carinho com um sorriso.

GOVERNO9 - neves2

Contagiados pela esperança, todos reunidos na porta da Igreja se despediram: “Abençoa Senhor o nosso pastor, abençoa Senhor este homem de paz, e faz com que ele não canse jamais.”

À tarde, sedento de aproveitar ao máximo a visita pastoral na Paróquia de São Benedito, o Bispo se reuniu com os jovens, Pastoral Familiar, equipe de Nossa Senhora e pediu extraordinariamente um encontro com os MECES, MEPS e a Pastoral da Liturgia, onde pôde confirmar algumas orientações compartilhadas ao logo do ano.

GOVERNO13 - neves2

Encerramento

Via-se no presbitério um Bispo que carregava nas suas feições os sinais do cansaço, que fazia do báculo o seu apoio e dos momentos de reflexão, semblantes de serenidade. O corpo e a mente cobraram o seu preço. Porém, a sua alma e as almas daqueles que foram atingidos por seus ensinamentos estavam de pé, firmes. Incansável também estava o pároco, Pe. Jesus Manuel, que acompanhou todos os passos de Dom Edney com o mesmo ritmo.

GOVERNO12 - neves2

A Visita Pastoral teve seu encerramento conferido por quem participou da Santa Missa na noite do domingo, na Matriz Paroquial. Também com presença maciça dos fiéis da comunidade, Dom Edney expôs a impressão que apreendeu dessa experiência.

GOVERNO10 - neves2

- O que mais ficou visível pra mim nessa comunidade é de que as pessoas têm sede de Deus, cujas almas estão sedentas por oração e presença de Deus, pois pude perceber isso nos encontros e celebrações nas quais estive presente. Esse registro, sem dúvida, meus queridos irmãos e irmãs, está gravado no meu coração e no coração do Pe. Manuel – disse.

Outra mensagem importante foi dita já ao final da Santa Missa, quando o Bispo Diocesano demonstrou grande satisfação “de ter visto na juventude da comunidade São Benedito uma Igreja viva, missionária, que vai ao encontro dos desafios que Deus coloca em seu coração”.

A Matriz Paroquial agradeceu a oportunidade na pessoa do Pároco, que em palavras emocionantes, disse já estar sentindo a falta da presença do Prelado e que as portas da Igreja e os corações dos seus membros permanecem abertos para o seu retorno.

GOVERNO11 - neves2

O grande destaque foi quando Dom Edney disse a todos os presentes que abriria uma exceção e que cantaria a música “Despedida”, de Roberto Carlos, para exprimir os sentimentos que estavam em seu peito.

Ele então despediu-se, cantando:

“E depois o meu caminho seguir
O meu coração aqui vou deixar
Não ligue se acaso eu chorar
Mas agora, adeus!”

Veja mais fotos na nossa página no Flickr, clique aqui.

Texto: Jorge Ronald e Thuane Motta
Fotos: Jorge Ronald
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso