facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-paroquia-sao-jose-incia-o-seu-ano-jubilar-pelos-115-anos-de-fundacao-do-apostolado-da-oracaoNo domingo (12/01), os paroquianos, juntamente com os membros do Apostolado da Oração,...
qbatizar-desde-crianca-para-crescer-com-a-forca-do-espirito-santoq-diz-papa-franciscoA criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: “o Espírito que a...
sede-paroquia-imaculada-conceicao-celebrara-para-jubileu-de-esmeraldaHá quarenta anos foi criada a Paróquia Imaculada Conceição, situada no Jardim Ouro Preto –...
sede-paroquia-sao-roque-realiza-pelo-terceiro-ano-projeto-pequenos-reis-magosPelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral Catequética da Paróquia São Roque, situada em...
sede-cf-2020-comissao-organizadora-da-abertura-oficial-prossegue-no-planejamento-do-eventoPela segunda vez, a Comissão Organizadora da Abertura Oficial Campanha da Fraternidade...

“Jesus Cristo é o Verdadeiro templo de Deus”, diz Dom Edney na Santa Missa do Reviver

retiro de carnaval pA Comunidade Católica Shalom, Missão Nova Friburgo, realizou entre os dias sete e nove de fevereiro o Reviver, tradicional retiro de Carnaval do grupo. Há três anos na cidade, o evento aconteceu no Colégio Nossa Senhora das Dores e contou com aproximadamente 350 pessoas ao longo da programação. Momentos de oração, Adoração ao Santíssimo Sacramento, apresentações culturais e Santa Missa fizeram parte das atividades. A Celebração Eucarística de encerramento foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, no final da tarde desta terça-feira (9).

- Depois de um período de retiro, vocês tiveram a oportunidade de refletir sobre a Misericórdia de Deus e o Seu Amor, no ano da Misericórdia. Vamos entrar na Quaresma, que é o tempo propício não só para vivermos este Amor de Deus por nós, como também para partilharmos este amor com os outros. A mesma misericórdia que desejamos que Deus tenha conosco, devemos ter para com os outros, disse o Prelado logo no início da cerimônia.

Na pregação, Dom Edney começou refletindo sobre a primeira leitura, extraída de 1Rs 8,22-23.27-30. “De fato, aquilo que o Senhor havia dito da Davi “Sou eu que vou fazer uma casa para estar no meio de vós”, ia se realizar mais tarde por ocasião da encarnação do Verbo Divino. Jesus Cristo é o Verdadeiro templo de Deus, verdadeira morada de Deus edificada entre os homens.”

Abordando o Evangelho do dia, Mc 7,1-13, o Bispo explicou o seu contexto e frisou: “O mandamento é sempre mais importante do que o preceito. O preceito é humano. O mandamento é a lei, o preceito são as emendas que são feitas muitas vezes para burlar a própria lei.” Dom Edney falou também sobre o sentido da misericórdia.

- Misericórdia não tem nada de piegas, não é aquele passar a mão por cima, não é esconder as falhas. É viver a verdade e a justiça. Não existe autêntica misericórdia sem a verdade e sem a justiça, pois quando se exerce a misericórdia de acobertar os erros, ela se corrompe e se transforma em omissão, em conivência, em uma série de coisas que já estamos acostumados a ver por aí e que não levam a lugar nenhum. Sobre a conversão, o Prelado disse: “É preciso amadurecer no processo de conversão, perceber que ela muito mais que atitudes

retiro de carnaval g

entusiasmadas, é um compromisso diário de vida.”

Ao final da Santa Missa, o representante da Comunidade Shalom, Thiago Hummel, agradeceu a presença do Bispo e aos que colaboraram para que o evento acontecesse. Dom Edney recebeu a homenagem e disse: “Tudo o que foi dito na homilia pode ser sintetizado numa frase de Jesus: ‘Nós estamos no mundo, mas não somos do mundo’. Então, é preciso perceber corretamente quem vai dar o equilíbrio disso, é a oração.” O Prelado aproveitou a ocasião para apresentar a nova diretora das Irmãs Dorotéias em Nova Friburgo, a Ir. Ana Maria. Também agradeceu a Ir. Maria Júlia pelos trabalhos realizados até o momento.

Retiro Reviver

Presente em Nova Friburgo há três anos, a Comunidade Católica Shalom vem desenvolvendo diversos trabalhos no município, entre eles, o Retiro Reviver. O representante local, Thiago Hummel, falou sobre esta edição do encontro.

retiro de carnaval g2

- O Reviver foi uma grande graça! A cada ano tem sido um momento de muitas bênçãos. Este ano foi especial, pois estamos vivendo o Ano Santo da Misericórdia e o tema do Reviver foi justamente “Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos e vos aliviarei” (Mt 11,28). Nós abordamos muito sobre o oásis da misericórdia que é a Igreja Católica neste tempo. Realmente, foram momentos de muitas graças.

Renovação Carismática Católica (RCC)

A RCC organizou o “Viva Deus”, um encontro vespertino, sempre iniciado às 13h, entre os dias seis e nove de fevereiro, na Associação Maria Mãe de Deus, no Centro de Nova Friburgo. Aproximadamente 50 pessoas participaram deste evento. No fim da tarde de cada dia, encerravam-se as atividades com a Celebração Eucarística presidida pelo Pároco de Nossa Senhora do Rosário, em Riograndina, Pe. Marcelo Costa.

Além do retiro, o grupo de missionários “Jesus no Carnaval” foi enviado às ruas para evangelizar, vivenciando nestes dias a proposta do Jubileu da Misericórdia, de ir ao encontro dos que necessitam ser alcançados pela Misericórdia do Senhor. De acordo com as informações da coordenadora deste grupo, Denize Carvalho, a cada dia, em horários variados, os evangelizadores saiam às ruas para abordar as pessoas, apresentando-lhes a Boa Nova e entregando uma filipeta contendo informações sobre retiro e ainda dia, local e horários de todos os grupos de oração de Nova Friburgo.

- Quando nos colocamos em oração para acolher o que Deus nos pedia para este Carnaval, entendemos que deveria ser realizado um retiro sim, aberto aos membros dos grupos de oração e outros participantes, mas também era necessário haver uma evangelização nas ruas. Evangelizamos na parte externa do Hospital Raul Sertã, abordando, especialmente, familiares dos enfermos, e também na Praça Getúlio Vargas. Foi uma experiência maravilhosa!

É importante ressaltar que, este grupo foi preparado durante dois dias com formações sobre: Técnicas de Abordagem, de acordo com os ensinamentos da Doutrina da Igreja Católica; Igreja em Saída, seguindo as diretrizes do Santo Padre, Papa Francisco; e Querigma.

Amigos de Deus – Catedral Diocesana

Dezenas de jovens participaram do retiro organizado pelo Grupo Amigos de Deus da Catedral Diocesana de São João Batista. A atividade aconteceu entre os dias seis e 10, na Aldeia da Criança Alegre, em Centenário – São Lourenço. O Vigário Geral e Pároco, Pe. Marcus Vinicius Macedo; o Vigário Paroquial de Santo Antônio e São Francisco de Assis, Pe. Fernando Pacheco; e o Administrador Paroquial de São João Batista, em Macuco, Pe. Wanderson Mozer, presidiram as Celebrações Eucarísticas.

O evento atrai ainda jovens de outras localidades. É o caso do Paroquiano de Sant’Ana, em Campo do Coelho, Rafael Francesco, que pelo terceiro ano consecutivo escolhe este retiro para participar e relata como foi a experiência vivida.

- Esse retiro me agrada muito. Eu fico maravilhado com o pessoal, são muito carinhosos, atenciosos e demonstram uma vida de oração exemplar. Eu me sinto muito a vontade com eles, pois me sinto acolhido. Eu sinto vontade de rezar, pois eles são jovens que rezam. Esse retiro tem: Santa Missa todo dia, Terço Mariano, Terço da misericórdia e adoração, fora brincadeiras muito agradáveis com essa gente tão divertida. Os teatros são muito bem feitos, pois são feitos com amor.

Movimento Fanuel

O retiro promovido pelo Movimento Fanuel também aconteceu entre os dias seis e 10, porém foi realizado no Sítio VCP Festas, em Furnas. Os jovens também participaram da Santa Missa diariamente sendo celebrantes: o Vigário Paroquial de Santo Antônio e São Francisco de Assis, Pe. Fernando Pacheco, o Reitor do Seminário Diocesano, Pe. José Ruy Júnior, o Pároco de Santa Teresinha, Pe. Alex Paiva, e o Administrador Paroquial de São João Batista, em Macuco, Pe. Wanderson Mozer, que também atenderam os jovens em Confissão.

Segundo a Secretária do Movimento, Aline Linhares, foram realizadas as seguintes atividades: teatros, gincanas, Luau, filme cristão e palestras com os temas: Eu decidi te amar (Jo 21); Por vossa justiça, livrai me (Sal 70,2); Pecado e salvação, Idolatria; Serás inteiramente do senhor teu Deus e Maria: a Bem Aventurada.

- Conseguimos alcançar muitos corações! Os retirantes eram muito interessados em participar da Vigília, na parte espiritual. A palestra sobre pecado e salvação foi muito partilhada pelos retirantes!O Luau foi muito bonito e orante. Enfim, foi um retiro de muito livramento, de muitos corações curados, informou Aline.

Capela de Nossa Senhora Aparecida – Matriz Paroquial São Bento Abade

O Retiro de Carnaval “Queremos ver Jesus”, organizado pelos paroquianos da Matriz de São Bento Abade, especialmente da Capela de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Catarcione, aconteceu entre os dias seis e 10, no Sítio Anú Branco, no Alto do Catete, reunindo, aproximadamente, 65 entre jovens, adultos e crianças.

As Santa Missas foram presididas, no sábado e no domingo, pelo Vigário Paroquial de São Bento Abade, Pe. Rodrigo Fonseca; na segunda-feira, pelo Pároco Local, Pe. João Paulo, e na terça-feira, pelo Pároco de Imaculada Conceição, na Reta, Pe. Valdir Custódio. Segundo Dovâny Salvador, membro da organização, os Sacerdotes também atenderam os que desejaram se confessar.

- O retiro foi uma benção! Tivemos momentos bastante variados, havendo a participação de famílias inteiras, vários jovens. Participantes de Cantagalo, Bom Jardim e de várias Paróquias de Nova Friburgo, foi um espírito de comunhão maravilhoso, informou Dovâny.

Vicariato Norte

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Cordeiro

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro, realizou mais uma edição do retiro de carnaval, que neste ano contou com uma média de 150 pessoas, entre servos e retirantes. Vários sacerdotes do Vicariato Norte passaram pela Fazenda Fortaleza ao longo do evento para prestarem auxílio espiritual e celebrarem a Santa Missa.

retiro de carnaval

Nas palavras do jovem Caio Jevoux, um dos organizadores do evento, o momento de partilha foi essencial para a vivência da fé católica e a aproximação dos fiéis de várias paróquias do Vicariato, que afirmou.

- Aprendemos a diferenciar os verdadeiros amigos dos que são apenas colegas, e isso ajudará aos jovens a prosseguirem na caminhada em Deus. Aprendemos, também, muitas coisas sobre a Santa Missa, onde Jesus faz o Seu Sacrifício por nós e se faz presente na Eucaristia. O conteúdo do retiro permitiu que vários jovens tivessem o seu encontro com Deus e temos a certeza de que a semente foi plantada nos corações, e logo, germinará e dará frutos de uma conversão verdadeira.

Das mais diversas atividades proporcionadas, destacaram-se as palestras sobre os temas: vida de oração, verdadeiros amigos, a Santa Missa, Teologia do Corpo e Nossa Senhora. O retiro de carnaval de Cordeiro é tradicional no Vicariato e, segundo informações dos organizadores, já estão sendo providenciadas inovações para a próxima edição.

Comunidade Católica Corban – Monnerat

O encontro organizado pela Comunidade Católica Corban aconteceu entre os dias cinco e 10, no Sítio Cachoeirinha, em Cordeiro. O tema escolhido foi: “Louvai ao Senhor, porque Ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia” (Sl 135,1). 170 pessoas participaram das atividades.

Vicariato Litoral

O Vicariato Litoral promoveu retiros durante o período de Carnaval. Na Matriz Nossa Senhora de Fátima, cerca de 100 fiéis participaram de um retiro que aconteceu na cidade de Rio Bonito. A saída, que contou com um ônibus, um micro-ônibus e carros de passeio, foi no dia cinco e o retorno ocorreu no dia nove. No tempo em que estiveram reclusos, os presentes contaram com as tradicionais pregações e formações espirituais, com foco na família e na veneração à Nossa Senhora, juntamente com a celebração diária da Santa Missa. Além do apoio da comunidade Água Viva, o retiro teve a participação de membros da Comunidade Canção Nova.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães, Monara Teixeira, Matheus Muniz, Marcelo Schumacker e Thuany Motta.

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso