facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone  icone mariano branco3 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
bispo-preside-santa-missa-da-natividade-de-sao-joao-batista-na-catedral“Viva João Batista, viva o precursor! Porque João Batista, anunciava o Salvador!” Este refrão...
sede-corrida-e-caminhada-de-sao-joao-batista-e-sucesso-em-nova-friburgoFé e esporte. Eis uma combinação perfeita para quem deseja estar bem com a saúde de corpo e da...
norte-comunidade-corban-promove-segundo-encontro-vocacional-deste-anoNo dia 25 de junho a Comunidade Católica Corban promoveu o 2º Encontro Vocacional de 2017. A...
sede-nao-ha-nada-mais-misericordioso-do-que-o-coracao-de-jesus-afirma-bispoNo dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso,...
clero-se-reune-em-cantagalo-para-dia-de-santificacaoO Clero da Diocese de Nova Friburgo se reuniu no dia 22 de junho para o Dia de Santificação....

SEDE: Pe. Luiz Carlos Pedrini é empossado em Duas Pedras

posse2Neste domingo, 13, às 19h, a Comunidade Paroquial do Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, em Duas Pedras, acolheu o novo Administrador Paroquial, Pe. Luiz Carlos Pedrini, anterior Pároco de Nossa Senhora da Glória, em Macaé, e o Diácono Transitório, Fabrício Melo, que auxiliará na comunidade. Centenas de participes acompanharam a cerimônia de posse em Santa Missa presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Nova Friburgo, Pe. Marcus Vinicius Macedo, e concelebrada pelo cerimoniário-mor e superior dos Arautos em Nova Friburgo, Pe. Lourenço Ferronatto. O anterior Administrador Paroquial, Pe. Sérgio Vitorino, foi transferido para a Paróquia São José, em Macaé.

“Hoje queremos ver a chegada do Padre Pedrini, assim como a chegada do Diácono Fabrício a esta comunidade, como sinal de predileção, uma manifestação da misericórdia que é o amor terno do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, com estas palavras Pe. Marcus iniciou a celebração, saudando ainda os paroquianos de Duas Pedras e acolhendo aos macaenses de Nossa Senhora da Glória que vieram entregar seu antigo pastor ao novo rebanho.

- Gostaria de expressar nosso carinho e acolhida à comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Glória, lá em Macaé, que vieram entregar seu antigo Pastor, uma vez que já acolheram seu novo Pastor, Pe. Thiago Robadey . Tenho certeza que vieram entregar um bom presente para a comunidade de Duas Pedras vivendo essa experiência única de uma Igreja que é corpo, que tem uma cabeça e essa cabeça é Cristo. Nós sacerdotes somos simples membros, órgãos, que ajudam a dar a vitalidade à Igreja, ressaltou.

Leitura da Provisão

Após a acolhida, o Diácono Fabrício Melo leu a Provisão Canônica. “Fazemos saber que, em virtude das necessidades espirituais da Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, em Duas Pedras, situada no Vicariato Episcopal Sede, e sendo de nosso interesse de pastor e guia da parcela do povo de Deus confiada a nossa solicitude não deixar comunidade alguma sem apoio espiritual e sem pastor e pai, havemos por bem nomear, como de fato pela presente nossa provisão nomeamos o Reverendíssimo Pe. Luiz Carlos Pedrini, Administrador Paroquial da citada Paróquia, enquanto não mandarmos o contrário”(trecho da Provisão Canônica).

Na sequência, Padre Marcus Vinicius entregou às mãos do Pe. Luiz Carlos Pedrini este instrumento canônico. “Padre receba através deste documento o novo múnus que a Igreja lhe concede para ser um santo Pastor e para santificar o seu povo”. Logo após, toda comunidade acolheu com uma calorosa salva de palmas Pe. Luiz Pedrini e ainda o Diácono Fabrício.

pedrine posse

Homilia

“Nós acolhemos a este Sacerdote como um grande dom, um grande amor do Coração Sagrado de Cristo para esta comunidade”, sublinhou Pe. Marcus Vinicius recordando ainda as maravilhas que Deus faz em favor de seu povo.

- Nós podemos perfeitamente rejubilar no Senhor por que grandes obras e maravilhosos prodígios ele faz em nosso favor. E hoje o prodígio de Deus para esta comunidade, o prodígio que gera esta alegria (...) está no sim sacerdotal do nosso querido Pe. Luiz Carlos Pedrini. Ele que vem a esta comunidade como pastor e no seu pastoreio vem santificar, vem ensinar e vem governar como pastor, que não somente vai à frente abrindo caminho, mas como pastor que vai atrás conhecendo as ovelhas e muitas das vezes parando o seu caminho para buscar aquela ovelha mais distante, um pouco rebelde, que saiu do redil sabe Deus porquê.

Na oportunidade, exortou o Sacerdote. “Padre é sinal de predileção que o senhor junto com o Diácono Fabrício sejam acolhidos nesse domingo na abertura do Ano Santo da Misericórdia para todas as dioceses. O que nós temos a pedi-lo é que o senhor seja esta demonstração viva do coração misericordioso de Jesus para esta comunidade”. E continuou. “Hoje o que está comunidade espera do senhor, a matriz e todas as capelas, é que o senhor não tenha odor de ovelha, mas que o senhor tenha acima de tudo, odor do bom pastor”.

Na sequência se dirigiu a comunidade, orientando-os a não criar inúmeras expectativas sobre o novo pastor, mas sim acolhê-lo e, acima de tudo, enxergar nele a face de Cristo. “Não fiquem preocupados. Esperemos que ele seja Cristo e o que vier daí é mera consequência”. Frisou ainda a confiança que o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, credita ao Pe. Luiz Carlos. “Nosso Bispo Diocesano, que confia muito no senhor, não tem a menor dúvida que o senhor será um exímio e exemplar pastor para esta porção do povo de Deus da Diocese de Nova Friburgo. Por isso comunidade Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo: alegrai-vos no Senhor”, exclamou.

Se dirigindo ao Pe. Luiz Pedrirni, o Vigário Geral refletiu sobre as palavras do Evangelho dia extraído do terceiro capítulo de Lucas, destacando a virtude da generosidade.

- O Evangelho de hoje nos faz meditar e perscrutar com o auxílio do Espírito Santo as palavras de São João Batista, palavras estas que nos falam de generosidade e ao mesmo tempo de esquecimento próprio. Quando esquecemos o que sonhamos e o que queremos, Deus faz além do podemos e além do que contamos. Esqueça o dia de amanhã e viva a eternidade do presente de Deus. Essa comunidade é o céu que hoje Deus quer lhe conceder para que o senhor seja santo aqui e agora.

Finalizando a homilia, exortou. “Deixe que o povo lhe mostre, as ruas, as vielas, as casas, os necessitados de Duas Pedras e que o senhor aponte o céu, porque nós temos certeza que no seu ministério a esta comunidade o Imaculado Coração de Maria continuará triunfando”. E desejou a comunidade um novo tempo junto ao pastor que lhes é confiado. “Sejam felizes com o novo pastor! Sejam principalmente misericordiosos, não esperem nada, esperem o próprio Cristo”.

Agradecimentos

Nos momentos finais Pe. Luiz Carlos Pedrini recebeu uma homenagem dos Paroquianos de Nossa Senhora da Glória, através de uma mensagem de agradecimento e amizade, afinal foram 13 anos de convivência. Já a comunidade de Duas Pedras deu as boas vindas ao novo Administrador Paroquial e ao Diácono Fabrício. Emocionado, Pe. Pedrini agradeceu as manifestações de carinho e acolhida.

- Tentei nestes quase 13 anos na Glória ser sinal da presença de Deus no meio de vocês. Lógico, o ser humano é limitado, não é uma máquina, mas tentei como a palavra de Deus hoje diz: Deus é movido pelo amor; eu tentei também me mover na minha pastoral através do amor (...) Vejo que o povo das comunidades aqui da Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, como vocês lá da glória são muito parecidos (...) estamos deixando a amizade ocupar espaço.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso