facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
comunidade-celebram-nossa-senhora-do-rosario-santa-teresinha-e-santa-edwigesCelebrar o padroeiro é sempre um momento importante para uma comunidade paroquial....
simposio-literario-filosofico-2018-seminaristas-fazem-apresentacoes-teatraisDurante o VII Simpósio Literário-Filosófico promovido pelo Seminário Diocesano Imaculada...
litoral-capelas-divino-espirito-santo-e-santo-antonio-sao-reinauguradasAs comunidades paroquiais de São Benedito e Nossa Senhora da Saúde, respectivamente...
litoral-matriz-sao-jorge-das-missoes-promove-dia-de-avivamento-para-homensCaracterizada pelo carisma voltado para a espiritualidade fervorosa de todos os paroquianos, a...
dom-edney-abre-7-edicao-do-simposio-literario-filosoficoCom o tema “Política e Verdade”, a 7ª edição do Simpósio Literário-Filosófico, promovido pelo...

Conselho Diocesano de Pastoral se reúne encerrando atividades de 2015

conselhoNeste sábado, 05, o Conselho Diocesano de Pastoral se reuniu, das 10h às 15h, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria, no Vicariato Episcopal Sede. Participam o Presidente do Conselho, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso; o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Alexandre Albuquerque; o Vigário Geral da Diocese de Nova Friburgo, Pe. Marcus Vinícius Macedo, Assessores e Coordenadores Diocesanos de Pastorais. Tendo por objetivo avaliar os trabalhos Pastorais do ano corrente, pontuando os desafios para 2016, o encontro reuniu aproximadamente 30 lideranças.

Na ocasião, Dom Edney informou aos presentes que Colégio Nossa Senhora das Graças (CNSG) agora pertence à Diocese de Nova Friburgo. “O Pe. Fábio Felippe foi desincumbido da função de Vigário Episcopal da Sede, para se dedicar inteiramente ao Colégio Nossa Senhora das Graças e à Paróquia Nossa Senhora das Graças. Não era possível que ele além de Vigário Episcopal, fosse ainda Diretor do colégio e Pároco”.

Neste encontro cada participante apresentou suas conquistas, desafios e metas para o próximo ano. Dom Edney pontuou a unidade como grande desafio dos trabalhos pastorais na Diocese. A dinamicidade em cada Vicariato, também esteve em pauta. O Prelado destacou a Pastoral de Conjunto como fundamental para o desenvolvimento das atividades em 2016.

Sobre a Pastoral Familiar, o Bispo orientou que os trabalhos devem ser realizados em forma de Colegiado, ou seja, havendo uma comissão de casais coordenadores de cada setor. Frisou ainda a importância da implantação desta pastoral nas comunidades, seguindo as diretrizes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Estando em pauta a Pastoral Catequética, Dom Edney ressaltou a necessidade da formação contínua dos catequistas. Relembrou ainda o 4º Congresso Diocesano de Catequese, destacando o êxito do evento devido à grande participação dos agentes desta pastoral. No que se refere à Liturgia o Prelado frisou. “Liturgia é celebração, vivência, é mistério celebrado. A Liturgia é a fé celebrada. Se eu celebro mal a fé, eu vivo mal a fé”.

Avaliando à Pastoral da Comunicação (Pascom), o Bispo pontuou a necessidade de fomentá-la nas Paróquias e utilizar as ferramentas disponibilizadas pela Diocese: site, facebook e Comunicado Mensal, documento de veiculação interna da Diocese, como meio de informação. Apontou as estatísticas de acesso no site oficial, que ultrapassam a marca de 100 mil cliques. O Assessor Eclesiástico Diocesano da Pascom, Pe. Luiz Cláudio Mendonça, apresentou os avanços, destacando o aumento do volume das informações, interatividade e profissionalismo.

Lideranças das Pastorais: Vocacional, Embarcados, Aids, Criança, Coroinhas, Sobriedade, Juventude, Universitária, Saúde e Dízimo; do Departamento de Ensino Religioso, Dimensão Missionária (Comidi), Ministros Extraordinários da Palavra (MEPs), Renovação Carismática (RCC), Novas Comunidades, Apostolado da Oração, CEBs, Fórum das Pastorais Sociais, Comissão dos Diáconos Permanentes e Círculos Bíblicos participaram do evento.

No período da tarde, Pe. Marcus Vinícius presidiu o encontro. Pe. Alexandre apresentou as datas dos próximos encontros do Conselho Diocesano de Pastoral em 2016. São elas: 02/04, das 10h às 15h, reunião em Cordeiro; 30/07, Assembléia Diocesana de Pastoral; 26/11 , das 10h às 15h, reunião.

Texto e Foto: Grasiele Guimarâes

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso