facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-paroquia-sao-jose-incia-o-seu-ano-jubilar-pelos-115-anos-de-fundacao-do-apostolado-da-oracaoNo domingo (12/01), os paroquianos, juntamente com os membros do Apostolado da Oração,...
qbatizar-desde-crianca-para-crescer-com-a-forca-do-espirito-santoq-diz-papa-franciscoA criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: “o Espírito que a...
sede-paroquia-imaculada-conceicao-celebrara-para-jubileu-de-esmeraldaHá quarenta anos foi criada a Paróquia Imaculada Conceição, situada no Jardim Ouro Preto –...
sede-paroquia-sao-roque-realiza-pelo-terceiro-ano-projeto-pequenos-reis-magosPelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral Catequética da Paróquia São Roque, situada em...
sede-cf-2020-comissao-organizadora-da-abertura-oficial-prossegue-no-planejamento-do-eventoPela segunda vez, a Comissão Organizadora da Abertura Oficial Campanha da Fraternidade...

“Não basta servir, é preciso servir com amor”, diz Dom Edney no DNJ

Jovens de todas as idades se reuniram nos seus Vicariatos no dia 31 de outubro para juntos celebrarem o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Com o tema “Juventude construindo uma nova sociedade”, esta edição marcou os 30 anos do início do evento, que teve como objetivo promover um momento missionário. No Vicariato Litoral, o encontro foi em Carapebus e contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso. No Norte, em Cordeiro. E no Sede, em Nova Friburgo. Ao longo do dia, os jovens participaram de animações, formações, orações, louvores, partilhas, Santas Missas e outros.

Vicariato Litoral

Este ano, o DNJ no Litoral contou com a presença de Dom Edney, que presidiu a Santa Missa de Encerramento do evento. A cerimônia foi concelebrada pelo Vigário Episcopal Litoral, Pe. Gelcimar Petinati, pelo Pároco de Nossa Senhora da Glória, em Carapebus, Pe. Marco Zanco, pelo Assistente Eclesiástico da Pastoral da Juventude na Diocese, Pe. Gleison Lima, e pelos Padres Marcus Vinicius Falcão, Jorge Moreira e Fernando Pacheco.

Nov DNJ LITORAL

O Prelado começou a homilia falando sobre o serviço ao próximo.

- Serviço é uma palavra muito querida de Nosso Senhor Jesus Cristo, que Ele próprio fez de toda a Sua Vida uma expressão de serviço. Desde a encarnação até a sua ascensão ao céu Jesus serviu com amor. Portanto, não basta servir é preciso servir com amor. Ou seja, com o desejo ardente de poder fazer o melhor ainda que isso signifique dar a própria vida.

Dom Edney falou sobre a descoberta dos dons que cada um recebe de Deus.

- Nenhum de nós vem ao mundo sem um propósito, sem que Deus tenha preparado algo grandioso que possa ser transformado em expressão da presença de Dele no meio da comunidade, pode ser a comunidade familiar, paroquial, escolar. Em algum momento você vai descobrir “Eu sei fazer bem isso!”. Então isso que você sabe fazer de melhor, será o que você colocará a serviço de todos.

Nov DNJ LITORAL2

Ao longo da pregação, o Bispo falou sobre a vocação a santidade que cada um é chamado no Batismo. “Somos chamados a santidade enfrentando os desafios do nosso tempo. Temos que buscar ser santos ajudando a santificar nos ambientes em que vivemos, também nos ambientes virtuais, na internet.”

“O anúncio sem o testemunho é fraco. É como um sino que bate e seu som se perde no ar, não encontra aonde ressoar. Assim é o cristão, alguém que sai lançando sementes sem saber quando ou onde elas vão brotar”, refletiu o Prelado.

Ao final da Santa Missa, foram feitos os agradecimentos pela organização do evento e os jovens aproveitaram para fazer os registros fotográficos com o Bispo.

Vicariato Norte

No Norte, o evento foi realizado na Sede Vicarial em Cordeiro. Apesar da chuva, os jovens lotaram a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade desde às 8h. O Vicariato é composto por 18 Paróquias e cerca de 500 jovens participaram das atividades.

Nov DNJ NORTE

Depois da animação, o leigo consagrado Carlos Eduardo da Comunidade Católica Shalom conduziu a palestra de formação sobre o tema “Estou no meio de vós como Aquele que serve" (Lc 22,27). Em seguida, o Vigário Paroquial de Macuco e Assessor do Setor Juventude no Vicariato, Pe. Wanderson Mozer, dirigiu a Adoração Eucarística em meio a um ambiente de muito fervor e fé.

A parte da manhã foi encerrada com a Santa Missa celebrada pelo Vigário Episcopal do Norte e Pároco, Pe. Alexandre Guidio. Também estiveram presentes os Padres Wanderson, Reinaldo Cruz, Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça, Marcelo Talon, Luís Fernando dos Santos, Jorge Getúlio. Na homilia, Pe. Alexandre convocou a juventude a ter coragem de empunhar a bandeira de cristãos autênticos! E afirmou: “Se queremos mudar o mundo precisamos primeiro mudar o mundo a nossa volta. Começar com os grupos que andamos, os lugares que frequentamos, as atitudes que tomamos.” E finalizou: “Não deixemos que o mundo arranque de nós aquilo que somos.”

Após o almoço, foi realizada uma gincana musical, o The Voice DNJ, que agitou o público. Depois, um show com a Banda Frutos de Medjougorje finalizou o evento.

Vicariato Sede

Aproximadamente 500 jovens encheram a Paróquia São Roque, no Vicariato Sede, das 8h30 às 15h30. O evento foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Vigário Episcopal Sede, Pe. Fábio Felippe, e concelebrada pelo Pároco anfitrião, Pe. Flávio Jacques, e o Assessor Vicarial da Pastoral da Juventude, Pe. Claudio Menezes.

Nov DNJ SEDE

Pela manhã, Pe. Claudio presidiu a Adoração ao Santíssimo. Ao longo do dia, os jovens participaram de pregações com os temas: “Buscando o Céu em mim”; “Juventude Construindo uma Nova Sociedade” e “Beata Elena Guerra – Modelo de Oração para a Juventude”. No período da tarde, os jovens da Paróquia apresentaram uma peça teatral sobre a passagem Bíblica de Efésios 6.

Antes de iniciar a homilia, o Vigário Episcopal aproveitou a oportunidade para agradecer ao Pe. Flávio pela prontidão em acolher o evento e as solicitações do Vicariato Sede. Na Solenidade de Todos os Santos, Pe. Fábio destacou a necessidade da busca da santidade.

- Dizia São João Paulo II que a vida de um Santo começa com seu Batismo. É interessante que a Palavra de Deus que ouvimos na Primeira Leitura, o Salmista, na Segunda Leitura, no Evangelho, são textos que nos falam de santidade, de embate, de luta. São Matheus no Evangelho nos indica o caminho das Bem-Aventuranças. São tantos os caminhos neste mundo moderno, são tantos ruídos, tantas as vozes. E onde o jovem tem que escutar a voz de Deus? (...) Nós admiramos os Santos, invocamos a intercessão dos Santos, queremos a proteção dos Santos, mas muitas vezes não paramos e meditamos: eu também tenho que ser santo.

E concluiu. “Hoje a Igreja necessita de jovens santos. Jovens comprometidos com Cristo, mas numa vida coerente com a fé que professamos. É nisto que atraímos as pessoas, pois elas veem em nós um comportamento diferente.”

Ao final da Celebração, foram entregues os Tablets para os grupos que venceram os desafios social e de inscrições no evento. O resultado superou a expectativa da coordenação do evento, sendo o número final próximo a 2000 itens. As doações que antes seriam encaminhadas a apenas uma instituição beneficente da cidade, agora serão destinadas a três entidades. A próxima Paróquia a sediar o DNJ no Vicariato Sede será a Nossa Senhora de Fátima, em Papucaia.

Veja mais fotos na nossa página no Flickr. Clique aqui.

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso