facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

Bispo encerra Governo Itinerante no Vicariato Norte

AGOSTO destaqueApós um mês realizando visitas às Paróquias, Celebrações Eucarísticas, Reuniões e Encontros com o Clero e Comunidades, no dia 12 de agosto o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu a Santa Missa de Encerramento do Governo Itinerante no Vicariato Norte. A Celebração foi realizada na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro.

Durante a Celebração, Dom Edney comentou que essa Visita Pastoral anual o aproxima ainda mais das realidades encontradas na Diocese, favorecendo que se reconheçam as possibilidades pastorais. O Prelado anunciou que teve a intuição de instaurar na Diocese de Nova Friburgo a Ordem das Viúvas, que já existe desde a Igreja Primitiva.

Em sua homilia, o Bispo citou que, a exemplo de Moisés, a missão é conduzir o povo à libertação da escravidão. E isto se fará possível uma vez que Deus caminha conosco e nos deixa sinais de sua presença. “Seja qual for a dificuldade e os obstáculos, a Palavra de Deus nos traz regras de ouro para que possamos nos manter firmes na fé e na vivência comunitária.”

Dom Edney destacou que os ensinamentos de Jesus nos chamam a congregar a unidade e que estes possam ser acolhidos por cada um dos fiéis com generosidade de coração para que a unidade exista em todas as comunidades. Em seu discurso relembrou os primeiros cristãos que eram reconhecidos pelos pagãos pelo modo como se tratavam: “Vejam como eles se amam” (cf. Atos 2,32-35). E ressaltou que onde houver uma comunidade em que a concórdia e a unidade prevalecerem, Deus ouvirá a voz desse povo, e isso será fonte de esperança de que Ele estará sempre presente e o Espírito Santo virá em auxílio a todas as necessidades. Com palavras de esperança e paz, Dom Edney incentivou a todos os presentes a perseverarem na fé e na unidade vivendo os preceitos do Evangelho de Jesus Cristo.

Ao final da Celebração, o Vigário Episcopal Norte, Pe. Alexandre Guidio, agradeceu ao Bispo pelos ensinamentos, orientações e pelo tempo em que esteve presente visitando as comunidades paroquiais e as capelas mais longínquas. Destacou ainda que se dispõe, junto com o clero e os leigos, a fazer se cumprir todas as solicitações, reassumindo o compromisso com a missão. E, em seguida, presenteou o reverendíssimo Bispo com o sinal do cristão, oferecendo-lhe um Crucifixo, que foi entregue pelo Pe. Wanderson Mozer.

AGOSTO destaque g

Estiveram presentes na Celebração Eucarística: o Vigário Episcopal Norte, Pe. Alexandre Guidio e os Sacerdotes Mons. Antônio Stael, Pe. Jeferson Fernandes da Nóbrega, Pe. Romevaldo José Reis de Azevedo, Pe. João Tadeu Tavares, Pe. Celso Henrique Macedo Diniz, Pe. Arnaldo Leite de Carvalho, Pe. Wanderson Mozer, Pe. Jorge Getúlio Moreira, Pe. Reinaldo Cruz Sant’Anna, Pe. Diego Fernandes, Pe. Bartolomeu de Oliveira, Pe. Marcelo Talon e Pe. Roberto José Pinto, que com sua presença expressaram a comunhão com o Bispo Diocesano. Além do Clero, outras representações pastorais compareceram, por exemplo, os Coordenadores de Pastorais e Movimentos e a futura Leiga da Diocese que se consagrará a Igreja no próximo dia 15, Mariana Pinheiro Gouvêa, e seminaristas.

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso