facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-templo-de-riograndina-completa-121-anos-de-construcao-e-paroco-celebra-seis-anos-de-posseNa noite de 18 de outubro, a comunidade de Riograndina, em Nova Friburgo, teve vários motivos...
sede-celebracoes-a-santa-edwiges-acontecem-com-triduo-festivoEntre os dias 13 e 16 de outubro de 2017, a Paróquia Santa Edwiges, situada no bairro Vale dos...
litoral-paroquia-nossa-senhora-da-saude-promove-xxv-encontro-de-jovens-em-casimiro-de-abreu“E por isso é que foi dito: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo...
comunidade-de-sumidouro-acolhe-bispo-em-visita-pastoralTer a alegria de receber o Sucessor dos Apóstolos em sua comunidade. Esta foi a experiência...
litoral-encerramento-do-ano-mariano-e-realizado-nas-matrizes-paroquiais“Na imagem de Nossa Senhora Aparecida, ‘há algo de perene para se aprender’. Deus ofereceu ao...

“Os verdadeiros cristãos amam e seguem a Jesus”, reflete Dom Edney

Os Coroinhas da Diocese de Nova Friburgo participaram neste sábado (8) do IV Encontro Diocesano. A atividade aconteceu no município do Carmo e contou com a presença do Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, de sacerdotes, seminaristas e de mais de 600 crianças e seus familiares.

A programação começou com animação e foi seguida das palavras de boas vindas e orientações do Pároco, Pe. Arnaldo Leite, que convidou a todos para uma homenagem a Nossa Senhora. Logo após, o Seminarista Rodolfo fez uma reflexão sobre o significado e a missão dos coroinhas dentro da Igreja e de suas famílias. Lembrou também que os pais devem cuidar deste ministério e orientar seus filhos na formação cristã.

AGOSTO coroinhas

Por volta das 11h, o Assessor Eclesiástico dos Coroinhas, Pe. Diego Lengruber, conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Na parte da manhã também foram realizadas apresentações de coreografia e teatro. Após o almoço, a palavra do Bispo. Dom Edney falou sobre São Tarcísio, Padroeiro dos Coroinhas, e do comportamento que eles devem ter dentro e fora da Igreja.

- São Tarcísio foi coroinha do Papa Sisto. Naquela época havia uma perseguição muito forte aos cristãos a ponto de vários deles serem jogados na prisão e, posteriormente, aos leões. Eles eram colocados como espetáculo para o povo, que se reunia nos estádios para ver os cristãos sendo martirizados por confessarem o amor a Jesus Cristo e por não se envergonharem Dele.

E complementou.

- Por isso, todas as vezes que eles estavam com pessoas que não pensavam da mesma forma, que não possuíam a mesma fé, mostravam que seu modo de viver era inspirado por Jesus. Cristo era o grande modelo de seguimento. Os verdadeiros cristãos amam e seguem a Jesus, pois nenhum outro homem na face da Terra foi capaz de morrer para salvar, dar a vida até mesmo aos seus inimigos, refletiu o Bispo.

Depois da conversa, as crianças tiveram a oportunidade de fazer perguntas para o Bispo. Logo após, a Santa Missa foi presidida pelo Prelado e concelebrada pelos sacerdotes presentes. Com a Quadra de Esportes Ciro Vieira lotada, Dom Edney lembrou o Santo celebrado neste sábado. “Hoje celebramos a memória litúrgica de São Domingos, fundador dos Dominicanos e grande pregador, tanto que a sua Ordem é conhecida como Ordem dos Pregadores. Ele se distinguiu pelo amor a Palavra de Deus e pelo zelo em seu anúncio aos irmãos.”

O Prelado reforçou a Primeira Leitura do livro do Deuteronômio que abordava o primeiro mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas”. “Este mandamento implica em priorizar o que é de Deus. Significa ver o Absoluto de Deus em nossa vida. Ele é o absoluto, tudo mais é relativo, passageiro, transitório.”

- Se fizermos um exame de consciência mais atento e profundo, veremos que em muitas ocasiões amamos mais as coisas do que a Deus. E o tempo que dedicamos à oração? Às vezes, rezamos quando encontramos tempo, sendo que a oração deveria marcar o nosso tempo. Por isso, a liturgia das horas em que somos chamados a rezar todos os dias, não só os Bispos, Padres e Diáconos, mas também o povo de Deus. Lamentavelmente, muitos não sabem disso, mas a liturgia das horas é justamente colocar o tempo consagrado a Deus. Cada minuto da nossa vida deve ser perpassado pela Presença do Pai, lembrou Dom Edney.

Exortou: “Não existe melhor caminho para cada vez mais descobrirmos a grandeza, a profundidade do amor a Deus que essa: a oração.” Finalizando, Dom Edney falou sobre a Eucaristia. “A Eucaristia é o alimento do cristão.”

Após a homilia, o Bispo abençoou as vestimentas dos novos coroinhas e lembrou que estas devem ser utilizadas somente no serviço dentro das Paróquias e Capelas, não tendo outra finalidade. O Prelado também abençoou os crucifixos que serão distribuídos pelos párocos aos coroinhas indicados como mestre de cerimônias. De acordo com o Pe. Diego Lengruber, o objetivo é criar uma tradição, pois quando este coroinha sair da função passará o crucifixo para o seu sucessor.

Antes da Bênção Final, a imagem de São Tarcísio foi abençoada pelo Bispo, que noticiou que a peregrinação será encerrada na próxima edição em 2016, marcada para acontecer no Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, em Nova Friburgo. A bandeira da Pastoral dos Coroinhas foi entregue ao Reitor, Pe. José Ruy Corrêa, e aos seminaristas. A primeira Paróquia que receberá a imagem peregrina será Nossa Senhora da Conceição, em Rio das Ostras. Encerrando, Pe. Arnaldo fez os agradecimentos.

Texto: Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso