facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-paroquia-sao-jose-incia-o-seu-ano-jubilar-pelos-115-anos-de-fundacao-do-apostolado-da-oracaoNo domingo (12/01), os paroquianos, juntamente com os membros do Apostolado da Oração,...
qbatizar-desde-crianca-para-crescer-com-a-forca-do-espirito-santoq-diz-papa-franciscoA criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: “o Espírito que a...
sede-paroquia-imaculada-conceicao-celebrara-para-jubileu-de-esmeraldaHá quarenta anos foi criada a Paróquia Imaculada Conceição, situada no Jardim Ouro Preto –...
sede-paroquia-sao-roque-realiza-pelo-terceiro-ano-projeto-pequenos-reis-magosPelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral Catequética da Paróquia São Roque, situada em...
sede-cf-2020-comissao-organizadora-da-abertura-oficial-prossegue-no-planejamento-do-eventoPela segunda vez, a Comissão Organizadora da Abertura Oficial Campanha da Fraternidade...

“Quem evangeliza o jovem é outro jovem”, lembra Dom Edney em Bote Fé

Com grande alegria a comunidade diocesana jovem se reuniu neste sábado (25) em Bom Jardim para a segunda edição do Bote Fé. O evento, que teve como objetivo celebrar os dois anos da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, contou com um grande público e com momentos de louvor, palestras, shows e Santa Missa com o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso. O evento foi organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

JULHO bpte fe

A programação começou logo pela manhã com acolhida feita pelo Pároco, Pe. Frei César Gonçalves, e animação com o grupo Anunciadores de Cristo de Cantagalo, que foi seguida da pregação do Pe. João Marcos Polak, da Canção Nova. O palestrante desenvolveu o tema do encontro “Alegria de Servir a Deus” e lembrou que por diversas vezes sofremos por nossas escolhas ou pelas situações que o mundo nos apresenta, mas que a marca de Jesus em nosso coração nunca se apaga. Reforçou também que devemos servir a Cristo e a Sua Igreja com alegria e disponibilidade.

Depois da pregação, os jovens se reuniram para um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, que foi conduzido pelo fundador da Comunidade Católica Corban, Welisson Clemente, e pelo Pároco. Na presença de Jesus Eucarístico, todos clamaram por suas vidas, de suas famílias e por um mundo melhor, momento que fez com que muitos jovens se emocionassem. Antes do almoço, um Festival de Música fez a juventude tirar o pé do chão com louvores animados. Após a refeição, não foi diferente. O cantor Davidson Silva, da Comunidade Católica Shalom, fez um evangelizashow e abordou o amor de Deus por nós.

Em um momento de demonstração pública de fé, todos saíram em caminhada pelas ruas de Bom Jardim com um trio elétrico. Os jovens levaram a Cruz Peregrina, que ao final da Santa Missa foi abençoada por Dom Edney e acompanhará todos os eventos da juventude na Diocese de Nova Friburgo.

JULHO bpte fe1

Para encerrar as atividades do dia e abençoar os jovens para a missão do anúncio, Dom Edney presidiu a Santa Missa, que contou com a presença do Bispo Emérito de Apucarana e residente nos Agostinianos de Bom Jardim, Dom Luiz, e de diversos padres diocesanos e religiosos. Com a Paróquia Imaculada Conceição lotada, o Bispo falou em sua homilia sobre a força que o Bote Fé está ganhando no território diocesano.

- Este evento celebrado hoje, o Bote Fé, começou um pouco tímido e agora vemos que vai se tornar um grande acontecimento em nossa Diocese, multiplicando o entusiasmo pela Palavra de Deus no coração de muitos jovens. Muitos deles que hoje poderiam ser comparados ao Felipe do Evangelho. Alguns poderiam dizer ao Bispo ou aos Padres: ‘O desafio é muito grande. Como que eu, jovem, posso fazer frente a isso?’ ‘Como que com a minha inexperiência posso enfrentar o tamanho, a magnitude, dos desafios do nosso tempo?’. Eu digo a vocês que também me interrogo, como nós Pastores vamos enfrentar as ondas contrárias do nosso tempo e vocês sabem que são muitas. A Palavra de Deus de hoje nos traz uma resposta, afirmou o Prelado reforçando trechos do Evangelho que abordava a multiplicação dos pães, extraído do livro de João 6,1-15.

Ao longo de sua homilia, Dom Edney falou sobre os relacionamentos virtuais, destacando os pontos positivos e negativos, lembrando que é necessário também estarmos frente a frente com o nosso irmão. “Jamais devemos abrir mão dos relacionamentos humanos, pessoais. Como é bom estarmos aqui reunidos! Como é bom podermos olhar um para o outro, partilhar as alegrias, as preocupações. Deixar de ‘teclar’ um pouquinho para conversar.”

E reforçou.

- O que está escrito não tem nenhuma emoção. Já pensou se eu passasse a homilia escrita para vocês? É diferente quando podemos falar, pois a nossa voz carrega sentimentos. Por isso meus queridos jovens, vamos enfrentar os desafios do nosso tempo, primeiramente, confiando sempre em Jesus, que é providente e vai nos ajudar a multiplicar esses cinco pães e dois peixes que cada um de nós traz. E que nunca falte da nossa parte o entusiasmo e a alegria de servir, exortou o Bispo.

Ao final, o Pároco, Pe. Frei César Gonçalves, agradeceu a todos que colaboraram para que o evento acontecesse em Bom Jardim, lembrando desde o início dos trabalhos de organização. Antes da bênção final, Dom Edney anunciou que a próxima cidade que sediará o Bote Fé na Juventude será Macaé, na Paróquia de Santo Antônio. Após abençoar os jovens, o Prelado deixou um recado e foi homenageado com muitas palmas: “Deus bota fé na juventude. O Papa Francisco bota fé na juventude. E eu, coloco fé na minha juventude!”

Texto: Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso