facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-templo-de-riograndina-completa-121-anos-de-construcao-e-paroco-celebra-seis-anos-de-posseNa noite de 18 de outubro, a comunidade de Riograndina, em Nova Friburgo, teve vários motivos...
sede-celebracoes-a-santa-edwiges-acontecem-com-triduo-festivoEntre os dias 13 e 16 de outubro de 2017, a Paróquia Santa Edwiges, situada no bairro Vale dos...
litoral-paroquia-nossa-senhora-da-saude-promove-xxv-encontro-de-jovens-em-casimiro-de-abreu“E por isso é que foi dito: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo...
comunidade-de-sumidouro-acolhe-bispo-em-visita-pastoralTer a alegria de receber o Sucessor dos Apóstolos em sua comunidade. Esta foi a experiência...
litoral-encerramento-do-ano-mariano-e-realizado-nas-matrizes-paroquiais“Na imagem de Nossa Senhora Aparecida, ‘há algo de perene para se aprender’. Deus ofereceu ao...

"Só tive alegrias durante o Governo Itinerante no Litoral", diz Bispo na Santa Missa de Encerramento

Durante um mês o Vicariato Litoral da Diocese de Nova Friburgo recebeu o seu Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, para mais uma edição do projeto Governo Itinerante. A abertura oficial aconteceu no dia 17 de maio na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé. Já o encerramento foi na Paróquia de Santo Antônio, no mesmo município, no dia 13 de junho.

O projeto Governo Itinerante, criado em 2011, é pioneiro no país e recebeu, recentemente, elogios da Pontifícia Comissão para a América Latina. A medida, que é uma iniciativa de Dom Edney, busca aproximar o prelado das realidades locais durante um determinado período. Confira o que aconteceu nesta edição.

Abertura

Abertura Govervo itinerante 33No dia em que a Igreja celebrou a Solenidade da Ascensão do Senhor e o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Bispo abriu a quarta edição do Governo Itinerante destacando a privilegiada expressão da “palavra”, escrita ou dita, que deve estar a serviço da valorização da família. Para o Prelado, a comunicação deve ser instrumento de esclarecimento e informação, e, ao mesmo tempo, precisa denunciar e combater as maldades humanas.

Dom Edney lembrou que o Papa Paulo VI já chamava atenção para o uso dos meios de comunicação como forma de servir a Palavra de Deus. “O Evangelho deve ser anunciado e para isso é preciso usar todos os instrumentos de comunicação que estiverem ao nosso alcance”, disse Dom Edney.

Entretanto, o Bispo de Nova Friburgo alertou para o bom uso das tecnologias e para os questionamentos feitos pelo excesso de sua utilização, por exemplo, o isolamento do convívio social. Dom Edney fez um alerta.

- A comunicação social é muito importante, porque aproxima àqueles que estão a grandes distâncias, mas não substitui o contato pessoal que deve existir principalmente no seio de uma família. Aqui não se trata de demonizar àquilo que é expressão do engenho humano, absolutamente! Tudo isso é muito bom, mas é necessário utilizar os meios de comunicação adequadamente e com sabedoria. Nada substitui o convívio pessoal, lembrou.

Ao final da Santa Missa, crianças vestidas de anjinhos participaram da Coroação de Nossa Senhora de Fátima. A Celebração Eucarística teve como concelebrante o Vigário Episcopal e Pároco, Pe. Gelcimar Petinatti.

Reuniões durante o Governo Itinerante

Reuniao - Govervo itinerante 14No dia 19 de maio o Secretariado de Pastoral realizou uma reunião com a presença do Bispo Diocesano. Já no dia 21, foi a vez do Conselho Econômico. Os encontros foram reservados e aconteceram na Sede Vicarial do Litoral. Em 23 de maio, o Conselho de Pastoral foi instituído e contou com a presença do Prelado, do Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Alexandre Albuquerque, e dos Coordenadores Diocesanos e Assessores Eclesiásticos das pastorais que compõe a Diocese.

Neste encontro os coordenadores de pastorais aproveitaram para fazer um diagnóstico dos trabalhos realizados em nível diocesano e vicarial. O Conselho, retomou os trabalhos depois da nomeação do Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Alexandre, que explicou a função do setor.

- Ele possui a função de apresentar ao Bispo a caminhada de cada pastoral e ouvir as recomendações e propostas da Diocese, trabalhando de forma conjunta, ajudando ao Secretariado Diocesano de Pastoral a ter uma visão do "todo", de como caminha cada grupo e quais são as perspectivas e dificuldades, além de ser um organismo que auxilia ao Bispo no discernimento das opções pastorais mais apropriadas à Diocese e suas realidades.

A próxima etapa é a indicação, pelos assessores eclesiásticos, de novos coordenadores para completar a grade do Conselho. Para o Bispo, o Conselho de Pastoral deve trabalhar de forma articulada e as pastorais devem agir numa dimensão missionária.

Promessas Definitivas Shalom

Comunidade Shalon - Govervo itinerante 16Três membros da Comunidade Católica Shalom realizaram no dia 22 de maio as Promessas Definitivas. A Santa Missa, presidida por Dom Edney, aconteceu na Paróquia São João Batista, em Macaé. Thiago Hummel Bezerra realizou as promessas para a Comunidade de Vida. Já Eduardo Soares Guia e Alcinéia Soares Pessanha para a de Aliança.

A Celebração contou com a presença do Vigário Geral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, do Vigário Episcopal do Litoral, Pe. Gelcimar Pettinati, do Reitor do Seminário Diocesano, Pe. José Ruy, e do Pároco, Pe. José Luiz Bustamante.

Crismas

CRIMA Santo Antonio Govervo itinerante 28

Sob a imposição das mãos episcopais e a unção com óleo de oliveira, mais de 80 jovens foram crismados entre os dias 23 e 24 de maio nas Paróquias São João Batista e Santo Antônio, respectivamente. As celebrações aconteceram no período de Pentecostes, momento em que se festeja a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus Cristo. A cerimônia acontece 50 dias após a Páscoa e uma semana depois da Ascensão de Jesus. Nas pregações, o Bispo abordou o significado de Pentecostes e seus frutos. “É a linguagem do Evangelho anunciada e acolhida por todos em todas as línguas, raças e nações espalhadas pela face da terra.”

No dia 31 de maio a Paróquia de São Benedito, em Rio das Ostras, recebeu o Bispo. Na data, marcada pela Solenidade da Santíssima Trindade, também aconteceu a Crisma de 52 jovens e adultos, sendo esta a primeira turma do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA).

Santas Missas

Em 24 de maio a Comunidade Nossa Senhora das Graças, no Lagomar, em Macaé, recebeu o Bispo. Neste dia a Igreja Católica também celebrou a Solenidade de Pentecostes. Cerca de 250 fiéis participaram ativamente da organização da Celebração Eucarística, realizada na quadra do SINDTOB, e nas demais atividades relacionadas à liturgia comemorada, que se estenderam até ao final da tarde.

Capela de Sao Jorge Govervo itinerante 14Já nos dias 26 e 27, as comunidades de Glicério e São Jorge, respectivamente, passaram algumas horas com Dom Edney. A primeira Santa Missa aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Neves, em Glicério. Já a segunda, foi na Capela pertencente à Paróquia de São Benedito, no município de Rio das Ostras. Em 28 de maio, a Celebração Eucarística foi na Capela Sagrado Coração de Jesus, em Engenho da Praia, e no dia oito de junho em Nossa Senhora Aparecida, em Triunfo. A Toca de Assis, em Macaé, recebeu o Prelado no dia 10 de junho.

Visita Pastoral

Visita Pastoral Nossa Senhora da Gloria - Govervo itinerante 02Entre os dias seis e sete de junho a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Macaé, recebeu a Visita Pastoral, que tem como objetivo conhecer, de forma direta, a realidade da comunidade cristã que compõe a Paróquia. Durante os dois dias, Dom Edney, acompanhado pelo Pároco Pe. Luiz Carlos Pedrini, cumpriu uma extensa programação, animando a todos na missão evangelizadora, apoiando e orientando as atividades desenvolvidas no âmbito da paróquia.

Foram celebradas Missas na Paróquia e na Capela de Nossa Senhora das Graças, em Granja dos Cavaleiros/Vila Moreira. Houve ainda visita nas comunidades das Capelas de São Benedito (Imboassica), São Francisco de Assis (Mirante da Lagoa), Santa Cruz (Praia Campista) e São Judas (Novos Cavaleiros).

Encerramento

O encerramento do Governo Itinerante no Vicariato Litoral foi realizado no dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio, na paróquia do padroeiro em Macaé. Na ocasião, o Prelado falou sobre esta edição do projeto. “Só tive alegrias durante o Governo Itinerante no Litoral, estando com os fiéis e acompanhando os trabalhos desenvolvidos nas comunidades, além de partilhar a Palavra de Deus. Estive mais próximo do povo e dos sacerdotes.”

Encerramento Govervo itinerante 17

A Santa Missa foi concelebrada por diversos sacerdotes do Vicariato. O Vigário Episcopal, do Litoral, Pe. Gelcimar Petinatti, ressaltou no final da cerimônia que durante este mês houve muitas alegrias, inclusive a visita na comunidade de Agulha dos Leais, em Triunfo, na qual os católicos receberam a comitiva com muito amor. Há, aproximadamente, 40 anos um Bispo ia a essa localidade. Após a Celebração, aconteceu um almoço de confraternização.

A próxima edição do Governo Itinerante 2015 será no Vicariato Norte. O início é previsto para 19 de junho, com encerramento marcado para 12 de agosto.

Texto: Alexandre Bordalo, Jorge Ronald e Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso