facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-pastoral-da-crianca-realiza-encontro-vicarial-em-cachoeiras-de-macacuNo dia 14/7, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu, a...
igreja-e-familia-tem-que-caminhar-juntas-diz-bispo-em-formacaoA Comissão Diocesana Vida e Família promoveu um encontro formativo na Paróquia Nossa Senhora...
sacerdotes-e-meces-do-vicariato-sede-se-reunem-com-o-bispoDando continuidade as formações para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística...
litoral-catequistas-participam-de-encontro-vicarial-em-casimiro-de-abreuMais de 160 catequistas do Vicariato Litoral participaram no dia 14/7, do Encontro de Vocação...
sede-paroquia-sao-bento-abade-celebra-dia-do-padroeiroParoquianos e devotos participaram da festa de São Bento realizada entre os dias 11 e 14/7 na...

Bispo eleva Matriz de Cantagalo à categoria de Santuário

O Corpus Christi 2015 está com novidades na Diocese de Nova Friburgo. Este ano, o território ganhará um Santuário dedicado ao Santíssimo Sacramento. A Paróquia de Cantagalo será o local de peregrinação referente à Santíssima Eucaristia. A Santa Missa acontecerá no dia de Corpus Christi, quatro de junho, às 9h, e será presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso. Na ocasião, o Decreto de Instituição será lido e haverá a famosa Procissão Eucarística.

paroquia de cantagalo

Entende-se por Santuário a igreja ou outro lugar sagrado aonde os fiéis, por motivo de piedade e missão, visitam em peregrinação. Portanto, o Santuário do Santíssimo Sacramento, em Cantagalo, estará sempre aberto aos peregrinos da Diocese de Nova Friburgo e de todas as outras Dioceses. O Bispo falou sobre a motivação da elevação a Santuário.

- A elevação da Paróquia Santíssimo Sacramento a Santuário é fruto da espiritualidade do Ano Eucarístico Missionário Diocesano, instituído em 2014. O próprio tema deste período nos faz refletir: ‘Eucaristia e Missão’. Este local será um ambiente de peregrinação e adoração a Santíssima Eucaristia, que é o Sacramento, o Sinal do Amor de Deus para com a humanidade.

Elevacao da paroquia

A Paróquia Santíssimo Sacramento foi criada em nove de outubro de 1796, sendo uma das mais antigas da Diocese. O templo fica localizado na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, s/nº, no Centro do município, e sua festa é celebrada na Solenidade de Corpus Christi. Para esta quinta-feira (4), estão programadas quatro bênçãos com o Santíssimo durante a procissão: uma na Rua Euclides da Cunha, uma em frente à Prefeitura de Cantagalo, uma na Rua Honório Pacheco e, por fim, na Praça da Igreja.

Além da Santa Missa com o Bispo Diocesano, o Pároco, Pe. Jeferson Nóbrega, celebrará às 18h. Logo após, será realizada uma apresentação musical católica.

Ano Eucarístico Missionário Diocesano

No dia 19 de junho de 2014, Dom Edney instituiu o Ano Eucarístico Missionário Diocesano, que teve como tema “Eucaristia e Missão”. Ao longo deste período até o encerramento, nesta quinta-feira (4), diversas atividades foram realizadas, como a Peregrinação na Paróquia Santíssimo Sacramento e o Congresso Eucarístico Diocesano, realizados em Cantagalo.

A proposta do Ano Eucarístico segue as orientações do Papa Francisco, que pede uma ‘Igreja em saída’. Pensando nisso, a temática envolve a comunhão e a missão, conforme explicou Dom Edney na Semana Santa 2015: “A Eucaristia é Sacramento de missão, pois nos leva ao encontro do outro. Receber a Comunhão para represá-la em nós mesmos, não tem sentido.”

Corpus Christi

O Corpus Christi foi instituído em 11 de agosto de 1264 pelo Papa Urbano IV e significa “Corpo de Cristo”. Este momento é comemorado sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade e tem o objetivo de celebrar solenemente o Mistério da Eucaristia.

A celebração teve origem em Liége, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornillon teria sido inspirada para que o Mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. O Papa Urbano IV, através da Bula "Transiturus" estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e os textos litúrgicos, que até hoje são usados durante a celebração.

Texto: Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso