
Representantes das comunidades paroquiais dos três Vicariatos da Diocese de Nova Friburgo se reuniram neste sábado (30) em Trajano de Moraes. Na oportunidade, foi realizado o II Encontro Diocesano de Comunidades. A organização ficou com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e o evento foi realizado no CIEP do município. A programação contou com diversas atividades, entre elas a Santa Missa de encerramento com o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso. O tema do evento foi “Celebrar a vida em Comunidade”.
Na parte da manhã, os participantes foram acolhidos com café e oração inicial, que foi realizada de forma reflexiva com cantos e momentos de partilha. O Pároco, Pe. Romevaldo Azevedo, saudou os presentes e contou um pouco sobre sua vida, lembrando os personagens que marcaram a sua infância e que eram referenciais de evangelização no local onde nasceu. “Que nós não deixemos de visitar os irmãos, de animar as nossas comunidades e de rezar pelo fato de não sabermos cantar ou ler direito. Lembro que o senhor da minha comunidade, o Geraldo, era analfabeto.”
Logo após, foi realizada uma palestra com Aurelina Cruz com a temática voltada para a Alegria de viver em Comunidade. Antes do almoço, os participantes se dividiram nas oficinas: Círculo Bíblico, Mítica da Juventude, Celebração da Palavra, Celebração da Esperança, Fé e Política, Música Litúrgica, Liturgia e Vida, Organização Comunitária, Catequese, Pastoral da Criança, Oração Comunitária e Ornamentação do Espaço Celebrativo. Dando continuidade, foi feita uma plenária, momento em que os presentes refletiram sobre as temáticas das oficinas e partilharam suas experiências.
Depois do almoço, ocorreu uma animação e o Bispo Diocesano se dirigiu aos representantes das comunidades. “Este encontro é fundamental como expressão de unidade de uma Igreja só, que é a Igreja Particular de Nova Friburgo, que está nas paróquias, mas também em cada comunidade por mais distante que ela seja. É verdadeira Igreja ligada a Diocese.”
Dom Edney abordou também a importância da Missão, um dos principais focos vividos em nosso território, sobretudo, no Ano Eucarístico Missionário Diocesano. “Estamos em caminho, em ritmo de missão. Isso é muito importante e é uma das marcas que estamos imprimindo em toda a atividade pastoral da Diocese de Nova Friburgo.” O Prelado lembrou que este é um pedido do Papa Francisco, que deseja uma Igreja em saída, em estado permanente de missão.
Para encerrar o encontro, Dom Edney presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo Vigário Episcopal Norte, Pe. Alexandre Guidio, e por diversos sacerdotes diocesanos. Na pregação, o Bispo frisou por diversas vezes que a vida do cristão deve ser marcada pela missão.
- ‘Aí de mim se não evangelizar’. Somos todos enviados diretamente por Jesus a partir do Batismo que recebemos. ‘Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura’. A missão é dada a nós como Igreja, a comunidade dos batizados. Somos nós, como Igreja, enviados e ungidos pelo Espírito Santo para proclamar a Boa Nova do Senhor com a nossa vida, na partilha, na escuda da Palavra, na recepção da Eucaristia, Sacramento que faz comunidade.
O Prelado destacou que é fundamental um aprofundamento na Palavra de Deus e que temos o dever de levá-la aos irmãos.
- É cada vez mais urgente que nos debrucemos sobre a Palavra e que Ela seja instância crítica do nosso agir, do nosso viver, não permitindo qualquer tipo de instrumentalização do Povo de Deus. Os Filhos do Senhor têm sabedoria, Espírito Santo, e sabem fazer as suas escolhas, não precisam ser conduzidos. Por isso, temos que trabalhar para colocar a Palavra de Deus nas mãos, na mente e no coração do nosso povo. E, com certeza, iluminados, instruídos por essa Palavra, que nos dá discernimento para saber por onde passa a verdade no meio de tanta mentira, começarmos um trabalho empenhado de reconstrução de uma sociedade mais justa, fraterna, humana e de um país mais livre de tanta corrupção e miséria.
Antes da bênção final, o Assessor responsável pelos Círculos Bíblicos na Diocese, Pe. Mauro Nunes, fez um agradecimento a todos que trabalharam para que o encontro acontecesse e aos sacerdotes que estiveram no local durante o evento, por exemplo, o Vigário Geral, Pe. Marcus Vinicius Brito. O padre direcionou algumas palavras ao Bispo. “Gostaria de agradecer imensamente ao senhor Dom Edney, pela ousadia missionária, pela coragem de pastor. Obrigado pela iniciativa e também pela sensibilidade para com as pequenas comunidades”, disse o sacerdote lembrando as iniciativas pastorais do Prelado. Pe Romevaldo prestou uma homenagem aos que serviram no encontro.
Dom Edney finalizou anunciando a igreja que receberá o III Encontro Diocesano de Comunidades: será a Paróquia Sant’Ana, em Japuíba, no Vicariato Sede. O evento está previsto para maio de 2016.
Texto: Monara Teixeira / Fotos: Jorge Ronald
O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.
Dom Edney Gouvêa Mattoso