facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 03
  • 04
retrospectiva-2019Tradicionalmente, entre o término e o começo de um novo ano, a Diocese de Nova Friburgo...
dom-paulo-preside-missa-em-acao-de-gracas-por-aniversario-sacerdotaisPregando a alegria, o amor e o cuidado de uma comunidade para com o seu Padre, Dom Paulo...
exortacao-apostolica-querida-amazonia-foi-publicada-nessa-semanaA Exortação pós-sinodal sobre a Amazônia foi publicada esta quarta-feira (12/02). O documento...
norte-aviva-folia-2020-e-realizado-em-macucoCheia de alegria, a Paróquia São João Batista, em Macuco, celebrou nesse sábado, 8 de...
administrador-apostolico-e-oficialmente-apresentado-a-comunidade-diocesanaNa manhã de 9 de fevereiro, o Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo, Dom Paulo...

53ª Assembleia Geral da CNBB começa nesta quarta-feira (15)

DOM EDNEY NA ASSEMBLEIA GERALCom o tema voltado para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) começa nesta quarta-feira (15) e segue até o dia 24 de abril a 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento contará com a presença de, aproximadamente, 450 Bispos, entre Cardeais, Arcebispos, Bispos Auxiliares e Eméritos, além dos que fazem parte das igrejas de Rito Oriental. O Bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, também participará do encontro, que acontece em Aparecida (SP).

Durante a reunião, os Bispos atualizarão a DGAE, sendo que as orientações pastorais aprovadas em 2011 serão apenas revisadas a partir da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e do pronunciamento do Papa Francisco aos prelados, ocorrido no Rio de Janeiro, em julho de 2013.

O Arcebispo de São Luís (MA) e Vice-presidente da CNBB, Dom José Belisário da Silva, explicou o tema. “As diretrizes gerais continuarão a inspirar o trabalho da Igreja nos próximos quatro anos, levando em consideração a atuação do Papa Francisco.”

Segundo o Arcebispo, as DGAE 2011-2015 foram bem acolhidas pelas comunidades brasileiras. “As pessoas realmente receberam com o coração muito aberto. Tanto assim que foi aprovado que essas diretrizes continuarão por mais quatro anos, porém com algumas revisões, inspiradas nos pronunciamentos do Santo Padre Francisco.”

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE)

DOM EDNEY NA ASSEMBLEIA GERAL g

As Diretrizes Gerais estão ligadas à natureza da CNBB, definida em Estatuto Canônico ratificado pela Congregação para os Bispos do Vaticano. Cabe à Conferência colaborar com os Bispos na dinamização da missão evangelizadora. A DGAE contêm cinco urgências para a ação evangelizadora, são elas: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; e Igreja a serviço da vida plena para todos.

Assembleia Geral

Em 2015, além da atualização do tema principal, os Bispos terão a missão de eleger a nova Presidência da Conferência, que é composta pelo Presidente, Vice e Secretário Geral; os Presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais; além de delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e para a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.

Na programação do evento, está previsto o debate sobre o novo texto que trata dos cristãos leigos e leigas, preparado após recebimento de sugestões e emendas pela comissão responsável. Aprovado em 2014, o texto de Estudos 107 – “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da Terra e Luz do mundo”, volta à pauta da reunião episcopal para nova avaliação.

Fonte: CNBB

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso