facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-templo-de-riograndina-completa-121-anos-de-construcao-e-paroco-celebra-seis-anos-de-posseNa noite de 18 de outubro, a comunidade de Riograndina, em Nova Friburgo, teve vários motivos...
sede-celebracoes-a-santa-edwiges-acontecem-com-triduo-festivoEntre os dias 13 e 16 de outubro de 2017, a Paróquia Santa Edwiges, situada no bairro Vale dos...
litoral-paroquia-nossa-senhora-da-saude-promove-xxv-encontro-de-jovens-em-casimiro-de-abreu“E por isso é que foi dito: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo...
comunidade-de-sumidouro-acolhe-bispo-em-visita-pastoralTer a alegria de receber o Sucessor dos Apóstolos em sua comunidade. Esta foi a experiência...
litoral-encerramento-do-ano-mariano-e-realizado-nas-matrizes-paroquiais“Na imagem de Nossa Senhora Aparecida, ‘há algo de perene para se aprender’. Deus ofereceu ao...

"A Ressurreição é uma realidade transformadora da nossa vida", reflete Dom Edney na Romaria

Fiéis da Diocese de Nova Friburgo se encontraram neste sábado (11) no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. O local, que recebe milhões de pessoas todos os anos, é o maior no mundo dedicado a Maria, recebeu 60 mil devotos neste final de semana, o primeiro após a Páscoa da Ressurreição.

Milhares de Romeiros da Diocese de Nova Friburgo estiveram no Santuário para a Santa Missa presidida pelo Bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso. Participaram da celebração 57 sacerdotes e 30 seminaristas. Posteriormente, foi realizada a Via Sacra.

Aparecida101

Santa Missa

No início da Celebração, Dom Edney saudou os romeiros da Diocese de Nova Friburgo e de todas as Dioceses que acompanhavam a Santa Missa no santuário. Na pregação, começou abordando o Evangelho.

- No Evangelho percebemos que o anúncio de Jesus Cristo, em primeiro lugar, é fruto de uma experiência pessoal com Ele. Vemos no relato do Evangelho de São Marcos, Jesus que aparece a Maria Madalena e depois aos discípulos que estavam caminhando para Emaus. Tanto Maria quanto os discípulos, depois de se encontrarem com o Mestre, imediatamente vão contar para os apóstolos, cuja reação é um pouco desencontrada. Até que o Senhor aparece aos 11 reunidos e em primeiro lugar os repreende pela falta de fé naquilo que lhes havia sido anunciado e pela dureza dos corações. E, por fim, o mandato: ‘Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura’.

Dom Edney continuou refletindo a nossa missão de anunciar a Palavra de Deus.

Aparecida14 vigarios

- O anuncio do ressuscitado ecoa no mundo até os nossos dias e se coloca para nós como grande imperativo e eu diria como a grande razão da nossa vida: anunciarmos Jesus apesar das dificuldades, dos problemas que se agigantam a nossa frente. Não devemos temer as dificuldades do nosso tempo, elas nos ajudam a fazer bradar mais alto a mensagem do ressuscitado.

Falando sobre a primeira leitura, o prelado fez um comparativo entre as atitudes dos que seguiam a Cristo antes e depois de Sua Ressurreição. Além disso, citou também as palavras do Papa Francisco na homilia do Domingo de Páscoa.

Aparecida20 romeiros

- Tenhamos presente a imagem de Pedro e dos outros antes da experiência da ressurreição. Eles eram tíbios, amedrontados, coagidos, e de repente quando Jesus se manifesta pessoalmente a cada um, esses homens que outrora traziam consigo uma tibieza muito grande, tornam-se intrépidos anunciadores do Evangelho. O Santo Padre na sua homilia de Páscoa falava exatamente isso: a Ressurreição é uma realidade transformadora da nossa vida, da nossa existência, toda ela é marcada por essa Presença que não podemos negar.

Dom Edney falou também sobre a presença materna de Maria em nossa vida.

- Nos foi dada a proteção materna de Maria pelo próprio Jesus na cruz quando disse a João: “Eis ai a tua mãe”. De lá para cá, Nossa Senhora acompanha a humanidade nas suas aflições nos dando força e coragem como fortaleceu aos apóstolos. Desde aquele Pentecostes até hoje, contamos com a proteção materna de Maria que nos leva a Jesus. E nessa casa dedicada a Mãe de Cristo, que carinhosamente a invocamos como Senhora Aparecida, pois também em momentos difíceis da história do Brasil ela se manifestou presente acompanhando as nossas dores e alegrias. Por isso meus irmãos, recobremos o ânimo, o entusiasmo, de anunciar Jesus Vivo e Ressuscitado presente no meio de nós.

Aparecida18 SeminaristasAo final, os seminaristas da Diocese de Nova Friburgo levaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida até o presbitério e foi feita a Consagração.

Via Sacra

Concluindo a peregrinação, clero e fiéis se reuniram na parte exterior da Basílica e participaram da Via Sacra. 

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso