facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

Bispo comemora seus 27 anos de ordenação sacerdotal e dá posse ao novo Vigário geral

novo vigario marcusNo último dia do mês de agosto (31), a Sede Canônica do Vicariato Sede na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no bairro de Olaria, em Nova Friburgo, recebeu com festa o Exmo. Revmo. Bispo D. Edney Gouvêa Matoso para comemorar seus 27 anos de sua ordenação sacerdotal, e ainda celebrar a Santa Missa em ação de graças pela posse do novo Vigário geral da Diocese de Nova Friburgo, Pe. Marcus Vinicius.

A celebração contou com a presença, além do novo Vigário Geral, do Vigário Episcopal do Vicariato Sede e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, Pe. Fábio da Cunha Felipe, do Reitor do Seminário Imaculada Conceição, Pe. José Ruy, do Chanceler da Cúria, Pe. Genival, do Cerimoniário-Mor e responsável pelos Arautos do Evangelho, Pe. Lorenzo, do diácono permanente Luiz Capossi, seminaristas e autoridades civis.

No início da Santa Missa, D. Edney disse à comunidade que a figura do Vigário Geral é tão importante que é a presença do Bispo perante a Diocese. “Pe. Marcus Vinícius, seja muito amparado pelo Espírito Santo”, disse o bispo.

novo vigario marcus1Em sua homilia, Pe. Marcus Vinícius, após saudar a todos e em especial ao bispo, agradecendo a confiança, ressaltou a “sedução de Deus” acerca do sacerdócio. Frisou que o vocacionado tem embutido em si a vocação. “O sacerdócio ministerial não é uma ida contra a corrente. O vocacionado é tirado de sua família para servir a todas as famílias, sem ter tempo para si. Gasta-se e desgasta-se. A sedução de Deus só terá uma explicação no Reino dos Céus.” Disse ainda que a comunidade tem um papel importante, orando pelos sacerdotes: “Por favor, rezem pelos sacerdotes, e principalmente pelo nosso bispo”, pediu o novo Vigário Geral.

Sobre o Evangelho, ressaltou o convite à renúncia, que não pode ser visto como algo pessimista ou masoquista, pois nossa segurança é Jesus. “Aquele que O segue não fica no vazio, pois quem abraça a Cruz é cheio!”. Citou o Ângelus do Papa Francisco sobre os verbos seguir, renunciar e tomar a Cruz de Cristo, que sacia a alma e dá paz. “A paz é própria de quem sabe seguir Jesus.” Disse ainda que São Paulo ensina que as vocações não podem seguir a lógica do mundo, mas serem vistas pelo prisma de Deus. Pede ainda a Nossa Senhora das Graças por D. Edney, e lembra que nosso bispo sempre fala “das lágrimas contidas, das noites mal dormidas, pensando em seus sacerdotes e em seu povo”. E termina dizendo que, se obedecer em casa ninguém erra, obedecer a Deus é o caminho da santidade.

novo vigario marcus2

Ao final da Santa Missa, D. Edney é saudado pela comunidade, pelo Colégio e Centro Social Nossa Senhora das Graças e pela RCC do Vicariato Sede. Pe. Fábio Felippe agradece o carinho do bispo, lembrando que, somente esse ano, é a sua 3ª visita à paróquia, e a coloca à sua disposição. Pe. José Ruy o homenageia em nome de todos os seminaristas da diocese, agradecendo a confiança e o carinho de nosso pai e pastor para com os vocacionados ao sacerdócio. D. Edney encerra agradecendo a comunidade, aos padres e autoridades presentes e, principalmente, ao antecessor do Pe. Marcus Vinícius como Vigário Geral, Pe. Alex Paiva, lembrando os momentos difíceis que passaram juntos e ressaltou o carinho que tem pela Paróquia de Nossa Senhora das Graças, tanto que fez questão de lembrar que foi ali que foi celebrada a missa pelos falecidos na tragédia climática de 11 de janeiro de 2011, segundo D. Edney, um dos momentos críticos de seu governo diante da diocese.

Texto e fotos: Pascom Paróquia Nossa Senhora das Graças (Wellington Serafim, Priscyla Palomo Serafim e Lucas Lima).

Veja mais fotos na nossa página no Flickr. Clique aqui.

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso