facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-templo-de-riograndina-completa-121-anos-de-construcao-e-paroco-celebra-seis-anos-de-posseNa noite de 18 de outubro, a comunidade de Riograndina, em Nova Friburgo, teve vários motivos...
sede-celebracoes-a-santa-edwiges-acontecem-com-triduo-festivoEntre os dias 13 e 16 de outubro de 2017, a Paróquia Santa Edwiges, situada no bairro Vale dos...
litoral-paroquia-nossa-senhora-da-saude-promove-xxv-encontro-de-jovens-em-casimiro-de-abreu“E por isso é que foi dito: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo...
comunidade-de-sumidouro-acolhe-bispo-em-visita-pastoralTer a alegria de receber o Sucessor dos Apóstolos em sua comunidade. Esta foi a experiência...
litoral-encerramento-do-ano-mariano-e-realizado-nas-matrizes-paroquiais“Na imagem de Nossa Senhora Aparecida, ‘há algo de perene para se aprender’. Deus ofereceu ao...

"Pior do que um pagão é um batizado que não vive o seu batismo". Diz Bispo

visita pastoral sao pedroO Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso realizou nos dias 26 e 27 de julho a Visita Pastoral na Paróquia de São Pedro, em Barra de Macaé. Durante o fim de semana, o prelado se reuniu com o Conselho Administrativo, Conselho Econômico, além do Conselho de Pastoral. No domingo, 22 crismandos receberam o Sacramento da Confirmação.

A visita pastoral é uma visita canônica, portanto oficial, de cunho jurídico e pastoral, que o bispo diocesano faz a diocese toda ao menos cada cinco anos, conforme determina o Direito Canônico (cânon 396).

É um ato de apostolado do bispo diocesano, de presença daquele que é o responsável pelo anúncio da salvação para todos, tornando sensível e operante o desígnio divino da redenção. Por isso, uma visita pastoral tem uma perspectiva completamente diferente por se tratar de um momento especial para o encontro e o diálogo do bispo com os fiéis.

Este ano Dom Edney faz sua terceira visita pastoral. Dessa vez, a Paróquia de São Pedro recebeu o Apóstolo que se reuniu com diversas lideranças da paróquia. É o momento em que o bispo, mais de perto, exerce a favor de seu povo o ministério da palavra, da santificação e da guia pastoral, entrando em contato mais direto com as expectativas do povo. Assim realizada, a visita pastoral aparece como realmente deve ser: um sinal da presença do Senhor que visita o seu povo na paz.

Com apenas três meses de formação o Conselho Econômico e Administrativo da Paróquia de São Pedro, esteve reunido com o Bispo diocesano para tratar de assuntos como: a reforma da casa paroquial, inventário da paróquia ,entre outros. Na ocasião Dom Edney lembrou a criação, por decreto, dos Conselhos.

visita pastoral sao pedro2

Ainda pela manhã, coordenadores de 15 pastorais, aguardavam o bispo diocesano para apresentar suas angústias, preocupações e alegrias. Para Aline, coordenadora de comunicação da paróquia de São Pedro e membro do Conselho Econômico, a maior dificuldade está em conseguir pessoas. "A pastoral da comunicação é uma pastoral muito nova aqui, precisamos de ajuda de mais pessoas para desenvolver um trabalho com mais interatividade." pediu.

A Pastoral da Juventude, lembrou que a paróquia está inserida numa região periférica e encontra alguns desafios e dificuldades por causa do tráfico; já que o local ainda não está pacificado. A Coordenadora aproveitou para pedir mais apoio.

visita pastoral sao pedro3À Noite, Dom Edney presidiu a Santa Missa na capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Brasília. Saudando o pároco Luiz Correia, Dom Edney lembrou a importância de uma visita pastoral. "A visita pastoral é um momento muito importante para mostrar apostolicidade da Igreja; que são os primeiros responsáveis pela comunidade."

No último dia da visita, o bispo da Diocese de Nova Friburgo, presidiu o Sacramento da Confirmação para 22 jovens e adultos na Matriz São Pedro, em Barra de Macaé.

Lembrando o evangelho do dia, com as parábolas que Jesus contou, Dom Edney falou do Espírito Santo que nos dá a sabedoria necessária para termos discernimento e prudência a fim de tomarmos as decisões corretas.

Falando aos Crismados, o bispo lembrou que ser crismado é tomar posse desses dons, correspondendo ao chamado que Deus nos faz desde o dia do nosso batismo para sermos discípulos e missionários de Jesus Cristo. "Pior do que um pagão é um batizado que não vive o seu batismo. " Disse Dom Edney

visita pastoral sao pedro4

Dirigindo a todos um convite à esperança, o Bispo ainda insistiu e pediu aos crismados que se unam à paróquia de São Pedro, procurando desenvolver trabalhos pastorais.

- Tenham fé. Saibam que o Espírito Santo abraça cada um de vocês para enfrentar as batalhas que virão pela frente. Essas velas que vocês trazem nas mãos, representa a fé que um dia foi acesa no coração de vocês quando foram batizados. Essa mesma fé que agora vocês vão professar.

Após a homilia dom Edney aproveitou também para orientar os fieis para as eleições que irão ocorrer no dia 5 de outubro.

A Diocese de Nova Friburgo está preparando um informativo com dez recomendações aos eleitores para a eleição de 2014 com o tema, VOTE CERTO, VOTE BEM.

Por fim Dom Edney alertou que "Voto não tem preço, voto tem consequência" e lembrou que o bom político não é aquele que promete coisas de forma individual, mas é o que tem um projeto global para governar".

A Paróquia São Pedro faz parte do Vicariato Litoral, que é composto pelos municípios de Conceição de Macabu, Rio das Ostras, Carapebus, Macaé, Casimiro de Abreu e Quissamã. O Vigário Episcopal responsável é o Pe. Gelcimar Petinatti.

Veja mais fotos na nossa página no Flickr. Clique aqui

Texto e Fotos: Jorge Ronald

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso