facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone  icone mariano branco3 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
bispo-preside-santa-missa-da-natividade-de-sao-joao-batista-na-catedral“Viva João Batista, viva o precursor! Porque João Batista, anunciava o Salvador!” Este refrão...
sede-corrida-e-caminhada-de-sao-joao-batista-e-sucesso-em-nova-friburgoFé e esporte. Eis uma combinação perfeita para quem deseja estar bem com a saúde de corpo e da...
norte-comunidade-corban-promove-segundo-encontro-vocacional-deste-anoNo dia 25 de junho a Comunidade Católica Corban promoveu o 2º Encontro Vocacional de 2017. A...
sede-nao-ha-nada-mais-misericordioso-do-que-o-coracao-de-jesus-afirma-bispoNo dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso,...
clero-se-reune-em-cantagalo-para-dia-de-santificacaoO Clero da Diocese de Nova Friburgo se reuniu no dia 22 de junho para o Dia de Santificação....

"Por esse coração ferido de amor, somos perdoados dos nossos pecados"

apostolado norteCentenas de fiéis da Diocese de Nova Friburgo se reuniram durante todo o domingo, 06, em Cordeiro, para o quinto Encontro do Apostolado de Oração. De manhã, aconteceu a acolhida das bandeiras e a entrada do Sagrado Coração de Jesus.

Além disso, houve uma pregação feita por Pe. Wilton, da Paróquia de São João Batista em Macuco e adoração ao Santíssimo Sacramento, que foi conduzida pelo Vigário Episcopal do Vicariato Norte e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, Pe. Alexandre Guidio.

O Apostolado da Oração nasceu com a idéia de que todos os batizados são chamados a cooperar na edificação do Corpo da Igreja e da comunidade de fé. Nem todos o fazem da mesma maneira (Ef 4,16). Nem todos podem trabalhar diretamente como apóstolos e missionários. Mas todos podem e devem fazê-lo por meio da oração e do sacrifício.

Por meio do batismo, todos os fiéis participam do múnus sacerdotal, real e profético de Cristo, e são destinados pelo Senhor para a atividade apostólica de sua vocação. Dentro desta vocação universal ao apostolado, o Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.

Esta relação com Cristo, Sumo Sacerdote, necessariamente requer uma íntima união com Ele por meio do amor pessoal; por isto, o Apostolado da Oração atribui singular importância ao culto do Coração de Jesus, pelo qual os fiéis, penetrando mais profundamente no mistério do amor de Cristo e daí participando mais estreitamente do mistério pascal do Senhor, correspondem ao amor com que nosso Salvador, imolando-se pela salvação do mundo, do seu Coração transpassado deu vida a Igreja (Jo 19,34)

Já a parte da tarde, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu a Santa Missa de encerramento do encontro. Concelebraram vários sacerdotes de toda diocese. Estavam presentes também diáconos e seminaristas.

Logo no início, o bispo falou da alegria de ter esse encontro na diocese:

- Que festa bonita! Sempre pensei em um encontro do Apostolado da Oração em uma dimensão maior, um encontro diocesano. Os encontros que tem acontecido, estão sendo de um brilhantismo muito grande.

Já durante a homilia, Dom Edney comentou sobre o Coração de Jesus.

-Um coração que não se deteve em amar, nem diante da morte. Mesmo parado, já pela morte, o coração de Jesus servia, derramava-se em amor por todos nós. A lança que o atingiu fez com que dele saísse sangue e água. Desse coração ferido de amor, todos nós temos acesso à grande família de Deus, pelo batismo. Deste coração ferido de amor, somos alimentados.

No final foi anunciado que o 6º Encontro do Apostolado da Oração será na cidade de Macaé no Vicariato Litoral, na paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Texto e foto: Deivid Cisnane- Coordenador Comunicação Vicariato Norte

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso