facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
sede-pastoral-da-crianca-realiza-encontro-vicarial-em-cachoeiras-de-macacuNo dia 14/7, na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Cachoeiras de Macacu, a...
igreja-e-familia-tem-que-caminhar-juntas-diz-bispo-em-formacaoA Comissão Diocesana Vida e Família promoveu um encontro formativo na Paróquia Nossa Senhora...
sacerdotes-e-meces-do-vicariato-sede-se-reunem-com-o-bispoDando continuidade as formações para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística...
litoral-catequistas-participam-de-encontro-vicarial-em-casimiro-de-abreuMais de 160 catequistas do Vicariato Litoral participaram no dia 14/7, do Encontro de Vocação...
sede-paroquia-sao-bento-abade-celebra-dia-do-padroeiroParoquianos e devotos participaram da festa de São Bento realizada entre os dias 11 e 14/7 na...

Bispo dom Edney celebra o CRISMA e fala aos profissionais da comunicação

capela10Neste último fim de semana, o Bispo Diocesano de Nova Friburgo, dom Edney Gouvêa Mattoso, em cumprimento à agenda do projeto Governo Itinerante, visitou diversas capelas no Vicariato Litoral. Na Santa Missa, véspera da Solenidade da Ascensão do Senhor, o Bispo falou das dificuldades, sofrimentos e perseguições que a Igreja já experimentou e experimenta, através dos séculos. Às vésperas do dia mundial das comunicações, dom Edney aproveitou para agradecer a Deus pelo avanço dos meios de comunicação que aproximam as pessoas, se forem usados como veículos da verdade e do bem. No sábado o prelado celebrou o Sacramento da Confirmação para 30 jovens e adultos na Paróquia de São Benedito em Rio das Ostras.

capela4Sexta-feira (30) foi a vez da capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Virgem Santa, região periférica de Macaé, receber a visita do Bispo Diocesano. A comunidade acolheu o prelado ao som da música "O bom pastor".

A Santa Missa, presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso, foi concelebrada pelo vigário episcopal do Litoral, Padre Gelcimar Pettinati, e pelo administrador paroquial, Padre Thiago, da Paróquia de São Paulo Apostolo. Participaram da celebração o diácono Emílio e o seminarista Luiz Antônio além da comunidade com expressiva presença.

Em sua homilia, Dom Edney disse que a Igreja ainda enfrenta muitas dificuldades, sofrimentos e perseguições; seja no trabalho, na escola, dentro da família ou com os amigos... "é preciso resistir, mas sobretudo testemunhar com a nossa fé". Disse

Segundo ele, somos provados na fé quando nem tudo vai como gostaríamos que fosse; quando o ambiente é adverso ou quando estamos em meio às pessoas que tem um outra visão do mundo. "É ali que nós devemos estar prontos para dar as razões da nossa fé. É lá que todo mundo precisa saber que somos Cristãos", Completou.

capela2

Às vésperas do Dia Mundial das Comunicações, 01 de junho, Dom Edney, que está preparando uma publicação para A VOZ DO PASTOR, aproveitou para agradecer a Deus pelo avanço dos meios de comunicação que aproximam as pessoas. Para ele a missão de anunciar é por excelência a missão de comunicar o evangelho,a Boa Nova do Senhor.

Como mensagem do dia, finalizou: "Não temais,pequenino rebanho." (Lucas 12:32) Vocês são grandes em Deus.

capela1No sábado (31) dom Edney visitou várias capelas da paróquia de São Benedito em Rio das Ostras: Nossa Senhora Rosa Mística, no bairro Ouro Verde; São Judas Tadeu, em Mar do Norte; Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Claudio Ribeiro e as capelas de Santa Rita e São Jorge no bairro Âncora. Por fim, com muita disposição, o bispo ainda foi conhecer as obras da Casa do Menino Jesus, construída para a Pastoral da Criança, no bairro Santo Antônio, região periférica de Rio das Ostras.

A noite, encerrando o mês de Maria, Dom Edney foi recebido por centenas de fieis da Paróquia de São Benedito para a coroação de Nossa Senhora, antes da Santa Missa que foi concelebrada pelo Padre Jesus Manuel, onde 30 jovens e adultos receberam o sacramento da confirmação.

Em sua pregação, lembrando uma fala do Santo Padre, Papa Francisco, o Bispo pediu uma "Igreja em saída" e lembrou que a Igreja perde sua identidade quando deixa de ser missionária ficando presa às suas fronteiras. "Precisamos ir ao encontro das carências humanas e das dificuldades vividas por tantos. Tenham coragem de ousar! Há muito o que fazer." Disse

capela3O bispo vem insistindo com as diversas instâncias da pastoral que é preciso ter coragem de deixar as paredes da Igreja para ir ao encontro do Cristo: junto aos enfermos; aos que não podem participar; às comunidades mais carentes e sofridas. E completou: "O nosso coração eclesial deve bater no compasso da missão".

Para os crismandos, dom Edney, antecipando a comemoração ao Dia Mundial das Comunicações, lembrou que o verdadeiro comunicador quer divulgar as coisas para um maior número de pessoas; principalmente quando percebe a grandeza do que tem para comunicar. Disse ainda que "Jesus é essencialmente O COMUNICADOR, e assim como Ele, devemos divulgar a Boa Nova e comunicar sempre o que une, nunca o que divide e destrói. O prelado fez questão de lembrar as potentíssimas ferramentas de comunicação, se referindo às redes sociais: Site, face book, twiter, Flickr, whatsApp, entre outros. e lembrou que o monopólio da comunicação foi quebrado. Mas alertou:

- Devemos aproveitar os meios de comunicação para levar a boa noticia e evangelizar o mundo. Vamos divulgar a verdade, a justiça e a promoção da pessoa Humana. Temos que ter muita responsabilidade no uso dessas ferramentas.

- Sejam verdadeiros; procurem unir, nunca dividir. Que as palavras proferidas por vocês sejam sempre palavras que aproximam os diferentes. Sejam amigos do bem; fraternos! Vejam o outro como um verdadeiro irmão que Deus colocou na sua frente e que muitas vezes precisa da sua ajuda. Nunca use alguém como degrau para subir um pouquinho mais na vida; não se deixem corromper.

E finalizou: Ser crismado significa assumir a mesma missão da Igreja.

Texto e fotos: Jorge Ronald

Veja mais fotos na nossa página no Flickr, clique aqui

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso