facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-paroquia-sao-jose-incia-o-seu-ano-jubilar-pelos-115-anos-de-fundacao-do-apostolado-da-oracaoNo domingo (12/01), os paroquianos, juntamente com os membros do Apostolado da Oração,...
qbatizar-desde-crianca-para-crescer-com-a-forca-do-espirito-santoq-diz-papa-franciscoA criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: “o Espírito que a...
sede-paroquia-imaculada-conceicao-celebrara-para-jubileu-de-esmeraldaHá quarenta anos foi criada a Paróquia Imaculada Conceição, situada no Jardim Ouro Preto –...
sede-paroquia-sao-roque-realiza-pelo-terceiro-ano-projeto-pequenos-reis-magosPelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral Catequética da Paróquia São Roque, situada em...
sede-cf-2020-comissao-organizadora-da-abertura-oficial-prossegue-no-planejamento-do-eventoPela segunda vez, a Comissão Organizadora da Abertura Oficial Campanha da Fraternidade...

“O Católico adora um Deus Vivo e Verdadeiro”, diz Dom Edney

sexta santa1Dando continuidade a programação da Semana Santa da Catedral Diocesana de São João Batista, o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu na tarde desta Sexta-feira Santa (18) a celebração da Paixão do Senhor. Participaram da ocasião o pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, os responsáveis pelo Seminário da Imaculada Conceição, Padres José Ruy Corrêa e Gustavo Cinne, o responsável pelos Arautos do Evangelho e cerimoniário, Pe. Lourenço Ferronato, o Diácono Rodrigo Rimes, seminaristas, religiosos, leigas consagradas e o povo de Deus.

Desde a noite desta quinta-feira (17), o clero e os fiéis estavam em vigília no templo, que começou logo após a Santa Missa da Ceia do Senhor e do rito do Lava-pés.

Na homilia, Dom Edney ressaltou o ato de Pilatos, que lavou as mãos como forma de não se responsabilizar pela condenação de Cristo, o que condena muitos inocentes submetidos ao descaso no atendimento de suas necessidades básicas.

- Meus amados irmãos e irmãs, o gesto de lavar as mãos, a omissão ainda é tão presente no meio de nós e condena tantos inocentes. Os senhores não têm ideia da amplitude, das consequências de uma omissão irresponsável, de um fechar os olhos para não ter que tomar uma atitude. Isso leva inocentes para a Cruz. Acenei para este fato já na homilia do Domingo de Ramos, quando por puro interesse e para muitas vezes não prejudicar uma carreira em ascensão muitos fecham os olhos, se omitem e deixam que a injustiça e que a corrupção continuem ganhando espaço dentro da nossa sociedade, refletiu o prelado.

sexta santa

Após a homilia, foram organizadas duas grandes filas para a Adoração da Cruz. Depois da parte litúrgica, todos saíram em procissão pela Praça Getúlio Vargas concluindo o trajeto na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A Procissão do Senhor Morto é tradicional na cidade e todos os anos leva milhares de fiéis para as ruas. Além da imagem do Senhor Morto, a da Virgem Dolorosa também acompanhou a caminhada.

Na Praça Dermeval, os padres Alex Paiva, Fábio Fellipe, Marcus Vinicius, José Ruy, Gustavo Cinne, Sérgio Vitorino e Lourenço Ferronato fizeram a reflexão das sete últimas palavras de Jesus antes de morrer. Em suas falas, os sacerdotes buscaram expressar todo amor e a entrega de Cristo para a nossa salvação.

sexta santa3O Bispo deixou uma mensagem ao final.

- Até agora a liturgia deste dia nos falava da Paixão, do Sofrimento, da Morte. Os sinais são bem conhecidos nossos, pois esta senhora que São Francisco de Assis chamava “A Dama” está sempre presente em nossa vida. Mas, depois de ouvirmos essas sete palavras, as sete últimas palavras do Senhor, eu não podia deixar calada o que talvez pudéssemos chamar de a oitava. Assim como são sete dias da criação, Jesus inaugura o oitavo dia com a Sua Ressurreição. É aqui, quando a noite se faz mais escura, que os primeiros raios de sol despontam. Da mesma forma Jesus no caminho para a Cruz já mostrava que Ele era Rei e Soberano.

Ao final da procissão, a Catedral permaneceu aberta para que os fiéis pudessem fazer suas orações. Neste sábado (19), às 21h, será celebrada a Solene Vigília Pascal. Toda a comunidade é convidada a participar.

Texto: Monara Teixeira / Fotos: Jorge Ronald

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso