facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

Campanha da Fraternidade 2014 é tema de debate em Nova Friburgo

cf“Fraternidade e Tráfico Humano”. Com este assunto autoridades religiosas e civis e a sociedade debateram a temática da Campanha da Fraternidade 2014 (CF 2014). O evento, promovido pela Cáritas Diocesana, foi sediado no teatro do Colégio Nossa Senhora das Dores, em Nova Friburgo, na noite desta sexta-feira (21). Os objetivos da atividade foram: mobilizar, conscientizar e provocar a sociedade para uma atuação na coibição da prática do tráfico de pessoas.

Marcaram presença o Presidente da Cáritas Diocesana e Vigário Geral, Pe. Alex Paiva Ribeiro, o Vigário Episcopal Sede, Pe. Fábio Felippe, o Mediador do debate e Reitor do Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, Pe. José Ruy Corrêa Junior, o Pároco da Catedral de São João Batista e representante do Bispo, Pe. Marcus Vinícius Macedo, o superior dos Arautos do Evangelho, Pe. Lourenço Ferronato, e os representantes do Ministério do Trabalho em Nova Friburgo e do Centro de Referência da Mulher do município, Carlos Jefferson de Oliveira Lima e Rosângela Cassano, respectivamente.

A abertura do evento foi realizada pelo Pe. Alex Paiva. O sacerdote abordou o trabalho desenvolvido pela Cáritas em relação a CF 2014 e agradeceu a presença de todos. Logo após, foi passada a palavra para o Pe. Marcus Vinícius, que falou sobre o foco da Campanha e o posicionamento da Igreja.

Os órgãos civis tiveram 15 minutos para identificarem as ações que suas instituições promovem para exterminar o tráfico de seres humanos. Carlos Jefferson e Rosângela Cassano levantaram também questionamentos sobre os deveres dos cidadãos. A advogada Rosângela, abordou a questão do respeito entre as pessoas.

- A dignidade da pessoa humana começa nos princípios familiares e também na religião. Quando se tem disciplina, quando se acredita em princípios, se tem uma palavra chave que além da educação é a questão do respeito.

Após a explanação, o Pe. José Ruy levantou situações que foram debatidas entre os representantes das organizações e da Igreja. Também foi aberto um espaço para as perguntas do público.

Em entrevista, Pe. Marcus destacou como principal tópico do debate a defesa da dignidade humana.

- Podemos refletir que o trafico humano é uma degradação da liberdade, da solidariedade, da paz e, sobretudo, retira do homem a essência que é ser imagem e semelhança de Deus. Ao mesmo tempo, nos mostra que necessitamos da reconstrução da sociedade a partir de valores que julgamos essenciais para que homem não somente globalize a informação e a técnica, mas também a caridade como bem disse o Beato João Paulo II.

O Presidente da Cáritas fez uma avaliação do evento “Foi a primeira vez que fizemos este tipo de debate e para mim foi de uma riqueza muito grande. As perguntas, as pessoas abertas para o tema e com sede de saber.”

O próximo encontro no Vicariato Sede referente a Campanha da Fraternidade 2014 acontece no dia nove de março a partir das 14h, na Praça do Suspiro, em Nova Friburgo. Na ocasião, a CF 2014 será oficialmente aberta. O evento contará com a animação de bandas católicas, palestra, apresentação teatral, caminhada e Santa Missa.

Texto: Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso