facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
diocese-de-nova-friburgo-participa-de-encontro-nacional-para-juventude-em-brasiliaEntre os dias 6 e 7/9, aconteceu no Santuário Dom Bosco, em Brasília, a XV edição do Encontro...
catedral-diocesana-promovera-1-festa-da-primaveraA Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo, promoverá entre os dias 13 e 15 de...
grupo-recebe-formacao-para-semana-missionaria-na-diocese-de-jardimA Diocese de Nova Friburgo promoverá uma Semana Missionária na Diocese Irmã de Jardim - Mato...
norte-ordem-dos-agostinianos-celebra-patrono-em-bom-jardimDando continuidade às festividades da Ordem dos Agostinianos, na noite de 28/8, os fiéis se...
norte-dom-edney-visita-obras-do-mosteiro-em-sao-sebastiao-do-altoNa tarde de 4 de setembro, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, visitou as obras do...

Bispo crisma fiéis em Conceição de Macabu, Macaé e Nova Friburgo

As Paróquias Nossa Senhora da Conceição, em Conceição de Macabu, e Nossa Senhora da Glória, em Macaé, receberam o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, no dia 12 de maio para a Santa Missa com o Sacramento da Crisma. Nos dias 14 e 19/5, foi a vez das Paróquias Nossa Senhora das Graças e Imaculada Conceição - Nova Friburgo, respectivamente, receberem o Sucessor dos Apóstolos para a confirmação da fé de jovens e adultos destas comunidades. Confira!

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Conceição de Macabu

O 4º Domingo da Páscoa, considerado como o "Domingo do Bom Pastor", apresenta a figura de Cristo trazendo a vida plena às ovelhas do Seu rebanho, convidando-as a escutá-Lo e segui-Lo. Da mesma forma, a comunidade Nossa Senhora da Conceição, em Conceição de Macabu, acolheu o Bispo para presidir a Santa Missa da Confirmação de jovens e adultos, dando-lhes pleno ingresso à comunidade dos filhos de Deus.

 site destaque 2019 bispocrismafieis conceicaodemacabu

Sendo realizada na parte da manhã de 12/5, a Santa Missa foi concelebrada pelo Pároco local, Pe. Mauro Nunes, e teve a presença do Diácono Permanente Cézar Lines, atual responsável pastoral da Matriz São Pedro, em Triunfo. Estando em número expressivo, os crismandos, seus familiares e amigos renderam graças por mais este passo na fé e pelo chamado à continuidade nos trabalhos paroquiais.

Em síntese, Dom Edney deixou uma mensagem de encorajamento, no sentido de que os fiéis enxerguem, no Cristo Bom Pastor, a força necessária para prosseguir e sintam fortemente o amor incondicional do Pai.

Paróquia Nossa Senhora da Glória - Macaé

Já às 19h, 49 irmãos e irmãs receberam a Crisma pelas mãos do Epíscopo. A Eucaristia, concelebrada pelo Vigário Episcopal do Litoral, Pe. Gleison Lima, e pelo Vigário Paroquial local, Pe. José Andrio, foi marcada pela emoção e oração das pastorais que, junto à equipe do catecumenato crismal, acompanharam de perto a jornada dos crismandos. Em saudação inicial, Dom Edney lembrou o Pároco, Pe. Thiago Robadey, que se encontra em recuperação da saúde.

 site destaque 2019 bispocrismafieis nsgloria 1

Para a pregação, o Bispo fez breve explicação sobre o sentido do Domingo do Bom Pastor, quando "a primeira leitura mostra as ovelhas que se propuseram a estar permanentemente ouvindo a voz do Pastor, estando dispostas a arriscar suas vidas para segui-Lo". Ainda embasado na Liturgia da Palavra, expôs a realidade e meta do rebanho que se põe obediente ao Pastor que é Jesus: a entrega total. "Esta Igreja que vivia na perseguição tinha muitos dos seus membros que eram verdadeiramente martirizados. Se fizeram o que fizeram com o próprio Cristo, o que não fazer com Seus seguidores?"

 site destaque 2019 bispocrismafieis nsgloria 2

Aos crismandos, fez um convite: ser luz no mundo.

- Vocês devem lembrar que no dia da Vigília Pascal o círio foi aceso na parte de fora da igreja, sendo conduzido ao interior do templo quando este ainda estava no escuro. A igreja, com Cristo, estava mergulhada na morte, na escuridão do túmulo. E é a luz do Ressuscitado que vai rompendo a escuridão da noite. Que possamos também jogar claridade sobre todos os meandros escuros da nossa sociedade. Para que isso aconteça, é preciso a consciência de que Cristo permanece em nós quando o carregamos conosco da porta do templo para fora. É preciso configurar-se a Cristo!

A jovem Maria de Fátima, batizada em 2001, foi a escolhida pelo Bispo para receber a vela batismal acesa. Antes da bênção final, Pe. Gleison fez a leitura de uma carta do Pe. Thiago aos crismados e à comunidade. No documento, o sacerdote demonstrou sua alegria ao saber que o grupo cumpriu com o chamado recebido por Deus: ser Seus fiéis seguidores.

Paróquia Nossa Senhora das Graças - Olaria (Nova Friburgo)

Com a liturgia voltada para o dia de São Mathias - discípulo escolhido para, em substituição a Judas, compor o grupo dos 12 Apóstolos - foi celebrada no dia 14/5 a Santa Missa com o Sacramento da Confirmação na Paróquia Nossa Senhora das Graças. A cerimônia teve como concelebrante o Pároco, Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça. Esteve presente o Diácono Permanente Ironil Mascouto.

 site destaque 2019 bispocrismafieis nsgracas

Presidida pelo Bispo, que conduziu a celebração sob a luz do Espírito Santo, os crismados tiveram seu Pentecostes particular. Na cerimônia, o grupo foi confirmado na fé e convocado a não fazer deste momento apenas um protocolo cumprido, mas sair em missão levando a Luz de Deus aos que mais necessitam e a servir com humildade e amor a Igreja de Cristo.

Paróquia Imaculada Conceição - Jardim Ouro Preto (Nova Friburgo)

No dia 19/5, tendo como base o Evangelho de São João (Jo 13, 34), o Bispo fez uma catequética homilia sobre o grande mandamento deixado por Jesus: “Amai-vos uns aos outros. Assim como vos amei, amai-vos também uns aos outros”. Na ocasião, o Epíscopo crismou um grupo pertencente à Paróquia situada no bairro Jardim Ouro Preto. A cerimônia contou com a presença do Administrador Paroquial, Pe. Vicente Batista, SJC.

 site destaque 2019 bispocrismafieis imaculadaconceicao

Durante a pregação, o Prelado ressaltou as passagens de São João e sua fidelidade a Jesus no anúncio da fé. Para os 28 crismandos, Dom Edney deixou muitos ensinamentos, exortando-os para que se entregassem a graça de Deus, sendo ‘Evangelhos vivos’ em saída. O Bispo também direcionou muitas palavras de esperança a comunidade com o objetivo de encher seus corações de confiança e alegria por terem uma vida feliz vivendo na Eucaristia.

Texto: Marta Martinez, Pascom do Vicariato Litoral e Paulo – Pastoral da Catequese Paróquia Nossa Senhora das Graças

Fotos: Glécia dos Santos, Lucas Lima, Marta Martinez, Pascom Nossa Senhora da Conceição - Conceição de Macabu, Pascom do Vicariato Litoral e Paulo – Pastoral da Catequese Paróquia Nossa Senhora das Graças
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso