
Entre os dias 5 e 8 de fevereiro, o Episcopado Brasileiro reuniu-se no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, situado no Rio de Janeiro, para participar da 29º edição do Curso Anual para os Bispos do Brasil. Em 2019, temática central abordou: “Urgentes desafios para a educação no Brasil hoje”. O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, esteve presente no evento, assim como o Bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso.
Realizado desde julho de 1990, com a presença do então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Emérito Bento XVI, o Curso para os Bispos tem como principal objetivo promover uma semana de estudos, oração, partilha e descanso entre os Epíscopos. Todas as manhãs do encontro tiveram início com a Santa Missa e a Oração das Laudes. As celebrações foram transmitidas pela WebTV Redentor.
As colocações foram conduzidas pelo Secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Angelo Vincenzo Zani; pelo Arcebispo de Montes Claros - Minas Gerais, Dom João Justino de Medeiros Silva; e pelos Professores Italo Fiorin e Felipe Nery.
As temáticas desenvolvidas durante as palestras foram: Da Gravissimum educationis a hoje: temas e documentos do percurso pós-conciliar; Orientações do Magistério sobre estudos eclesiásticos: a Constituição Apostólica ‘Veritatis gaudium’ e a Instrução sobre estudos de Direito Canônico; A Igreja e as universidades católicas - A constituição Apostólica ‘Ex corde Ecclesiae’ e suas perspectivas hoje; Rumos da educação no Brasil e a atuação da Igreja; Os riscos e os desafios da educação na cultura e na sociedade de hoje; Educar à luz da visão do Papa Francisco; Problemas do modelo de educação existente no Brasil: qual perfil de pessoas estamos formando?; e Possibilidade para as escolas paroquiais atualmente.
O Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação (MEC), Eduardo Miranda Freire de Melo, esteve presente no encontro destacando a importância das Igrejas cristãs no processo educacional. “Pretendemos ajudar e apoiar todas as pessoas e organizações que tenham a educação como múnus principal. Então, a Igreja Católica e as demais Igrejas cristãs cumprem um papel muito importante na disseminação e no formato da educação. A tradição da educação no Brasil passa pela educação cristã, a partir de seus fundamentos, uma vez que o próprio Jesus disse: ‘Ide e ensinai a todos os povos’”, pontuou.
O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.
Dom Edney Gouvêa Mattoso