facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
bispo-presidira-santa-missa-dos-150-anos-de-fundacao-da-catedral150 anos de história! O ano de 2019 ficará gravado na memória dos friburguenses e registrado...
norte-paroquia-de-itaocara-promove-acao-social-repartirEm atendimento à solicitação do Papa Francisco, a Paróquia São José de Leonissa, em Itaocara,...
norte-paroquia-em-valao-do-barro-promove-encontro-para-as-familiasFoi com grande alegria que a Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro,...
sede-novo-coordenador-de-pastoral-do-vicariato-sede-e-apresentado-em-reuniao-do-conselho-vicarialPe. Antônio Leão Ferreira. Esse é o nome do novo Coordenador de Pastoral do Vicariato...
dom-edney-crisma-27-jovens-em-sao-sebastiao-do-altoNo último dia 30/11, a Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião do Alto, recebeu o Bispo...

Bispo celebra Santa Missa pelos 175 anos do Apostolado da Oração

175 anos de oração pelas intenções do Santo Padre e da Igreja, perseverança, fé e principalmente, muita devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Assim pode ser traduzida a missão da Rede Mundial de Oração do Papa: o Apostolado da Oração. Para celebrar o jubileu do grupo, o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu a Santa Missa em Ação de Graças na Catedral Diocesana de São João Batista, em Nova Friburgo, no dia 1º de dezembro. A cerimônia contou com a presença de representantes dos três Vicariatos Episcopais e da Coordenação Diocesana.

 site destaque 2019 bispocelebra175anosapostolado 6

- Neste primeiro Domingo do Advento iniciamos a nossa escalada para o Natal. Advento é tempo de preparação, de revisão de muitas coisas em nossa caminhada, tempo de preparar um lugar para Jesus nascer em nossa vida, em nosso coração. E é justamente o Senhor que dispõe o Seu próprio Coração para abrir-nos o caminho que nos levará, sem dúvida alguma, à salvação. Portanto, neste dia em que também celebramos os 175 anos de existência do Apostolado da Oração no mundo, nossa Diocese, por meio dos três Vicariatos aqui presentes, se une nesta grande Ação de Graças – disse o Prelado no início da Missa.

Após a Proclamação do Evangelho, Dom Edney iniciou sua homilia com uma saudação aos membros do Apostolado: “Jesus manso e humilde de Coração, fazei o nosso Coração semelhante ao Vosso”. Ressaltando a Primeira Leitura, extraída do livro do Profeta Isaías (2,1-5), o Epíscopo afirmou. “Isaías aponta para novos tempos, quando toda essa realidade absurda, contraditória, violenta, em que vivemos será transformada. Mas, antes, é necessário que o nosso coração seja semelhante ao Coração de Cristo, pois somente assim as ‘espadas serão transformadas em arados e suas lanças em foices; não pegarão em armas uns contra os outros’”.

 site destaque 2019 bispocelebra175anosapostolado 4

Falando sobre o Evangelho do dia, fez um paralelo com o tempo do Advento.

- No Evangelho de hoje, Nosso Senhor nos adverte para aquele momento em que todas as coisas serão transformadas, pois o Seu Coração triunfará. Quando digo ‘o Seu Coração triunfará’, estou usando uma metáfora para dizer que a verdade e o amor de Cristo serão vitoriosos sobre toda essa realidade violenta, triste e de morte em que vivemos. O tempo do Advento celebra exatamente isso: o coração do homem, endurecido pelo pecado e mergulhado na morte, volta a bater com intensidade e vida no Coração de Jesus, que vem até nós no Seu Natal. Esse é o grande significado do tempo do Advento: preparar o nosso coração, tirar de dentro dele as mágoas, os ódios, as tristezas, em suma, o pecado. O Advento é caracterizado não só por um tempo de alegre expectativa, mas também de penitência, de revisão – explicou o Epíscopo.

 site destaque 2019 bispocelebra175anosapostolado 5

Dom Edney também explanou sobre a origem do mal no mundo. “Todas as guerras, a fonte do pecado, de todos os males, radica-se no coração do homem”. E recordou. “São João Paulo II, na Redemptor Hominis, falava sobre isso. É de lá, do coração do homem, que sai todo o pecado. Aliás, antes dele Jesus já dizia que não é o que entra no homem que o torna impuro, mas o que sai do seu coração. A verdadeira transformação, a verdadeira revolução para o bem, para o amor, começa no coração”.

Concluindo a homilia, deixou uma exortação aos fiéis.

- Avento é um tempo em que temos que criar coragem para que muito mais do que fazer faxina em nossa casa, adorna-la com enfeites natalinos, façamos essa faxina em nossa alma, em nosso espírito. Todos os atos exteriores ganham beleza e significado à medida que consigo realizar essa façanha: tirar o coração de pedra e ali colocar o coração de carne. – E complementou - A obra do Apostolado da Oração, que completa 175 anos no mundo, é exatamente essa: ajudar os irmãos pela via da oração e do testemunho.

Agradecimentos

site destaque 2019 bispocelebra175anosapostolado 3

Antes da bênção final, o Diretor Diocesano do Apostolado da Oração, Pe. João Tadeu Tavares, fez os tradicionais agradecimentos ao Bispo; ao Pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo; as Coordenações do Apostolado a nível Diocesano, Vicarial e Paroquial; e, a todos que colaboraram para a organização e vivência das atividades relacionadas ao Jubileu dos 175 anos de fundação do movimento. Recordou ainda a peregrinação do Ícone do Sagrado Coração de Jesus pelas Paróquias, Capelas, Comunidades, Escolas, Asilos, Órgãos Públicos, dentre outros locais. Na ocasião, Pe. João Tadeu fez a entrega do ícone ao Bispo. O quadro ficará exposto na Mitra Diocesana de Nova Friburgo, sede administrativa da Diocese. Posteriormente, foi feita a oração em comemoração pelos 175 anos do Apostolado.

Concelebrantes

A Eucaristia foi concelebrada pelos Padres Marcus Vinícius Macedo (Vigário Geral da Diocese e Pároco da Catedral); João Tadeu Tavares (Diretor Diocesano do Apostolado e Pároco da Matriz São João Batista, em Laranjais); Edson Viana (Diretor do Apostolado no Vicariato Sede e Pároco da Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Sumidouro); e, Antônio Carlos (Vigário Paroquial da Matriz Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, em Duas Pedras).

Encerramento da peregrinação do Ícone do Sagrado Coração de Jesus

site destaque 2019 bispocelebra175anosapostolado 1

Entre setembro de 2018 e novembro de 2019, o ícone do Sagrado Coração de Jesus peregrinou pelas Paróquias da Diocese de Nova Friburgo em celebração ao Jubileu dos 175 anos. Cada Matriz Paroquial desenvolveu sua programação, porém o sentimento foi o mesmo: muitas bênçãos recebidas e um novo ânimo para os membros do Apostolado.

Encerrando a etapa da peregrinação, no dia 1º/11, a Paróquia São João Batista, em Laranjais, recebeu o ícone, oriundo da Paróquia São José de Leonissa, em Itaocara. Após a Santa Missa presidida pelo Pe. João Tadeu Tavares, os paroquianos presentes tiveram um momento para fazer suas orações, pedir bênçãos e também agradecer. O quadro peregrinou durante todo o mês de novembro pelo território paroquial, passando pelas 16 Capelas pertencentes à Paróquia. Em 30 dias, aproximadamente, 420 famílias foram visitadas, o que representou uma bênção muito grande para a comunidade local.

Apostolado da Oração

site destaque 2019 bispocelebra175anosapostolado 2

O Apostolado da Oração foi iniciado em 1844 por um grupo de jovens, em uma casa de formação dos Jesuítas no interior da França. A data da fundação (3/12/1844) é a festa de São Francisco Xavier, um dos maiores missionários que a Igreja teve. Inicialmente, o Apostolado foi aprovado como uma associação de fiéis leigos, que possuem a missão diária de rezar pelas intenções do Papa e da Igreja, tornando-se uma Rede Mundial de Oração. Atualmente, o movimento está presente em 98 países, contando com mais de 36 milhões de membros. No Brasil, são quase 3 milhões de participantes atuantes. O Apostolado da Oração também tem como missão propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que surgiu com Santa Margarida Maria.

Texto e fotos: Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso