
Ungidos pelas mãos episcopais de Dom Edney Gouvêa Mattoso, os 53 jovens e adultos da Paróquia Santa Teresinha receberam o Sacramento da Confirmação, na noite de 7 de novembro. A solene celebração selou na vida desses irmãos o ciclo da Iniciação Cristã, composto por Batismo, Eucaristia e, agora, Crisma. A comunidade fica localizada no coração do sexto distrito de Nova Friburgo, Conselheiro Paulino.
O vermelho vibrante dos paramentos litúrgicos, das vestes do Clero e das camisas dos crismandos deu o tom necessário para a compreensão dos efeitos do Sacramento da Confirmação: uma efusão especial do Espírito Santo, tal como outrora foi concedida aos Apóstolos, no dia de Pentecostes (CIC 1302).
Palavras de encorajamento e afeição foram pronunciadas pelo Bispo Diocesano à comunidade paroquial durante esta especial celebração. O Epíscopo enfatizou que este momento é de suma importância na vida da paróquia, pois um grupo razoavelmente grande de jovens e adultos estava prestes a receber a Crisma, e, dirigindo-se especialmente aos crismandos, orientou.
- O Sacramento da Confirmação está de certa forma fechando a trilha dos Sacramentos da Iniciação Cristã: o Batismo, a Eucaristia e a Crisma. Iniciação Cristã, como o nome sugere, é o início de tudo. É agora que vocês adquirem a maturidade cristã para assumirem com mais consciência a missão que o Jesus lhes confiou, já desde o dia do vosso Batismo.
Antes de iniciar o Rito da Confirmação, o Sucessor dos Apóstolos enfatizou o motivo que levou cada um dos ali presentes à Paróquia Santa Teresinha nesta noite.
- Nos reunimos aqui para oferecer ao Senhor Deus as primícias de todo esforço pastoral na formação destes jovens e adultos. Deus nos permita que este esforço seja coroado de êxito, e o êxito vai depender da capacidade de vocês de darem continuidade a esse processo de formação ao longo da vida, vivendo a missão que o Senhor lhes confiou.
Convidando os crismandos a se aproximarem do Presbitério, Dom Edney iniciou a unção com o óleo do Crisma, traçando o sinal da cruz na fronte de cada um, dizendo-lhes: Recebe por este sinal o Espírito Santo, o Dom de Deus. Após confirmados na fé, os agora crismados dirigiram palavras de gratidão e afeto ao Bispo, em nome de toda a comunidade.
Nesta noite de bênçãos concelebraram: o Pároco, Pe. Wanderson Mozer; o Vigário Paroquial, Pe. Salomão Soares; e o Secretário do Bispado e Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Pe. Aurecir Junior. Assistiram à celebração os Diáconos Permanentes Roberto Thurler (atuante nesta comunidade) e Ironil Mascouto (atuante na Paróquia São José, em São José do Ribeirão, e também padrinho de um dos crismandos).
O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.
Dom Edney Gouvêa Mattoso