facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

norte-paroquias-do-vicariato-celebram-a-imaculada-conceicao-de-mariaNo início do Advento, celebra a Igreja universal a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem...
litoral-solenidade-da-imaculada-conceicao-reune-centenas-de-fieis-nas-comunidadesAs comunidades litorâneas dedicadas a Nossa Senhora da Conceição celebraram com alegria a...
comunidade-corban-convida-para-missa-de-primeiras-promessasA Comunidade Católica CORBAN convida a todos para a Missa das Primeiras Promessas no Carisma...
sede-festival-de-corais-de-olaria-sera-encerrado-neste-domingoDepois do sucesso das apresentações anteriores, o 9º Festival de Corais de Olaria termina...
norte-ato-solene-marca-encerramento-das-aulas-do-curso-lumen-fidei-em-2018Em 5 de dezembro, realizou-se um ato solene de encerramento do ano de atividades do Curso de...

Dom Edney preside Missa em louvor a Nossa Senhora das Neves

A devoção a Nossa Senhora das Neves permeia gerações, cuja antiga lenda traz um casal romano que pedia à Virgem Maria uma luz para saber conduzir sua fortuna. Então, em sonho, Maria desejou que fosse dedicado em sua memória um templo no lugar do monte Esquilino que aparecesse coberto de neve, em pleno verão escaldante. E assim aconteceu: o terreno amanheceu inteiramente nevado. Iniciada a construção, tal basílica foi denominada de Nossa Senhora das Neves, devido ao fenômeno climático. Porém, o templo é conhecido universalmente pelo nome de Basílica Santa Maria Maior, por se tratar da mais importante entre todas as Igrejas de Roma em veneração à Virgem Maria.

No Vicariato Litoral, a tradição permanece entre as comunidades de Macaé, Rio das Ostras e Barra de São João, sempre com muita fé, amor e carinho à Mãe de Deus e do mundo inteiro. Este ano, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, acompanhado do Diácono Transitório, Aurecir Junior, esteve presente na Paróquia Nossa Senhora das Neves, em Córrego do Ouro, para o encerramento dos festejos à Virgem das Neves. Confira como tudo aconteceu.

1 site litoral 2018 emocaoedevocaomarcamfestividadesemhonraanossasenhoradasneves 01

Paróquia Nossa Senhora das Neves - Córrego do Ouro

Na noite do dia 5/8, a Região Serrana de Macaé aguardava ansiosamente na Paróquia Nossa Senhora das Neves a chegada do Bispo, para juntos celebrarem a padroeira. Acolhido com a canção do Bom Pastor, o Epíscopo, em breve saudação, externou a alegria de voltar à localidade exatamente um ano após a Vista Pastoral, ocorrida no mês de julho de 2017.

Diante de um tempo lotado e dando início à partilha da Palavra, Dom Edney falou sobre a inspiração que pediu a Deus para ligar o Evangelho do dia à devoção a Nossa Senhora, onde o leitor sagrado discorre que o povo pedia um sinal para ver e crer em Jesus, enquanto que, em Roma, o local onde está a Basílica de Nossa Senhora das Neves foi alvo do sinal mencionado no sonho, estando o mesmo nevado em meio ao calor: "A palavra que me deu ensejo a falar é justamente a palavra 'sinal'."

1 site litoral 2018 emocaoedevocaomarcamfestividadesemhonraanossasenhoradasneves 05

Sobre Maria, apontou sua grande missão: "conduzir e levar todos à Cristo".

- Que ela nos ajude a plasmar em nossa vida a imagem de Jesus. Ela vai nos ajudar. Ela é nossa mãe. Sempre fui atendido por Nossa Senhora, pois meu pedido está muito vinculado ao seguimento de Jesus Cristo. Que eu seja um bom Bispo, que eu seja um bom pastor para o meu rebanho, que eu possa ter a luz do Espírito Santo para conduzir esse povo tão numeroso com sabedoria. Isso é fé!

De maneira simples e emocionante, o Pároco local, Pe. Marcelo Campos, externou profundo agradecimento ao Bispo, destacando que "sua presença, sempre carinhosa e paternal, conduz o povo nos caminhos de Cristo". Como homenagem, apresentou um pequeno vídeo com registros da última visita do Apóstolo à comunidade. Dom Edney também foi agraciado com a mensagem da paroquiana Regina, que lhe entregando uma lembrança, desejou que "Nossa Senhora das Neves o acompanhe e instrua na árdua missão de pastorear, assim como abençoe cada projeto e sonho por ele empenhado". Emocionado, abençoou a todos.

1 site litoral 2018 emocaoedevocaomarcamfestividadesemhonraanossasenhoradasneves 04

Paróquia São Benedito - Rio das Ostras

A Paróquia de São Benedito esteve em festa com a comunidade Nossa Senhora das Neves, localizada em Cantagalo, em Rio das Ostras. O tríduo teve início na quinta-feira, 2/8, com celebração da Santa Missa durante todos os dias e Adoração Eucarística no sábado, 4/8. No dia 5, a Capela recebeu os paroquianos para homenagear sua padroeira. Em sua homilia, o Pároco, Pe. Gustavo Cinne falou sobre o modelo de mulher perfeita que é Maria, sendo exemplo não apenas para as mulheres, mas também ensinando aos homens a olhar para a mulher com dignidade. Ele também lembrou que no mesmo dia, 5/8, a Igreja estava em oração mundial pelos cristãos perseguidos.

2 site litoral 2018 emocaoedevocaomarcamfestividadesemhonraanossasenhoradasneves 02

Paróquia Sagrada Família - Barra de São João

Também entre os dias 2 e 5/8, a Capela Nossa Senhora das Neves, em Barra de São João, promoveu a tradicional festa em honra à padroeira. Durante o tríduo, fiéis e devotos puderam se preparar com mais fervor para o grande dia dedicado à Virgem através das celebrações: no primeiro dia, o Ministro da Palavra, Eder Peçanha, conduziu a celebração da Palavra. Nos demais dias, os Padres Rodrigo Rimes, Administrador Paroquial da Matriz São Jorge das Missões, e Raphael Costa, Administrador Paroquial da Matriz São Vicente de Paulo presidiram, respectivamente, as Santas Missas. Já às 18h de 5/7, uma grande procissão saiu pelos arredores da Capela portando o andor com a imagem da Virgem Maria e conduzida pelo Administrador Paroquial local, Pe. Rafael Archetti, que também presidiu a Santa Missa solene de encerramento dos festejos.

3 site litoral 2018 emocaoedevocaomarcamfestividadesemhonraanossasenhoradasneves 01

Texto: Valdênia Gomes e Pascom do Vicariato Litoral
Fotos: Flávia Borba, Valdênia Gomes e Pascom Sagrada Família - Barra de São João
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso