facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

norte-paroquia-de-macuco-realiza-cafe-dos-dizimistasNo terceiro domingo do Advento, chamado também Domingo Gaudete, Domingo da Alegria, a Paróquia...
sede-catedral-promove-natal-das-familias-para-as-criancas-assistidas-em-projetos-sociaisA tarde de 15 de dezembro foi momento de intensa alegria para diversas famílias assistidas...
sede-pe-salomao-soares-celebra-40-anos-de-vida-sacerdotalQuatro décadas de pura dedicação à vinha do Senhor. Esse é a história do Pe. Salomão Soares,...
missa-de-encerramento-do-ano-letivo-do-seminario-diocesano-de-nova-friburgoA Santa Missa de encerramento do ano letivo do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, em...
norte-paroquias-do-vicariato-celebram-a-imaculada-conceicao-de-mariaNo início do Advento, celebra a Igreja universal a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem...

Jovens de Friburgo recebem Crisma pelas mãos de Dom Edney

“Vocês querem, de fato, assumir o Sacramento que confirma a fé batismal de vocês? Deus espera uma só coisa: que sejam generosos nesse sim, e que se deixem guiar por Ele, nunca permanecendo no chão depois de alguma queda”. Com essas palavras inspiradoras, Dom Edney Gouvêa Mattoso presidiu a celebração da Crisma para 40 jovens e adultos, na noite de sábado (14/7), na Paróquia Santo Antonio e São Francisco de Assis, Centro de Nova Friburgo.

site destaque 2018 bispocrisma40jovensnocentrodenovafriburgo 3

Na presença do Pároco e Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, Pe. Alex de Paiva, do Diácono Transitório, Aurecir Junior, e de inúmeros familiares e amigos, os crismandos aguardavam o momento da confirmação, ouvindo atentamente a homilia do Bispo. Propícia para a ocasião, a Liturgia da Palavra refletia o chamado de Deus. Na primeira Leitura, expunha a missão do Profeta Amós e, no Evangelho, a saída dos discípulos em missão, após o envio de Jesus. Assim, Dom Edney foi enfático.

- Ser crismado significa uma adesão livre e responsável ao chamado que Deus nos faz. Na época de Amós existiam os profetas de profissão – aqueles que viviam para profetizar, recebendo financeiramente para isso. Amós não era um desses. Pelo contrário, sequer vinha de uma família de profetas. Portanto, quem o chamou não foi a profissão em si, mas o próprio Deus.

O Epíscopo, porém, ressaltou que a fé católica assumida em sua plenitude não era algo fácil de se viver. "

- Quem quiser viver a fé tem que assumir as consequências daquilo que professamos. Aliás, essa é a grande dificuldade da fé católica. Ela não é só algo que sinto, que está no meu íntimo, portanto, intimista. Não. Ela me compromete. Ela traz consigo consequências. Quais são? Imaginem vocês que alguém que goste da verdade, da justiça, que seja fiel aos seus princípios, de repente se vê num meio onde campeia a corrupção. Vocês acham que ela terá uma vida tranquila? Claro que não. Ela não terá nem sobrevida num meio como esse.

site destaque 2018 bispocrisma40jovensnocentrodenovafriburgo 2

A fim de despertar um senso de coragem e comprometimento no coração dos jovens e adultos que estavam por receber o Sacramento, Dom Edney clamou que a Palavra de Deus marcasse seus olhares e suas opções. E, tranquilizando a todos, afirmou:

- Ora, isso já recebemos desde o dia de nosso Batismo. Nele fomos chamados a uma vocação santa, ou seja, somo chamados a ser santos. Mas como ser santo se sou tão pecador? Todos somos chamados à santidade, e ser santo não significa não ter pecado. Significa orientar a própria vida para Deus, e essa orientação supõe muitas quedas e dificuldades. A única coisa que importa é que após cada queda e pecado, saibamos levantar e continuar no caminho. Esse é o santo. Não há quem não peque. São João Paulo II dizia: ‘Santo é aquele que não desiste nunca, é aquele que faz sua opção por Deus, aquele que tem o coração voltado para o alto e os pés bem plantados na realidade’.

São Francisco de Assis, um dos padroeiros daquela comunidade, não ficou de fora. Ainda que expondo a questão da santidade de um modo simples e sereno, o Bispo quis deixar claro como o exemplo do santo poderia inspirar os ali presentes. “De São Francisco, imitarei essa opção, essa determinação no seguimento de nosso Senhor. Foi isso que todos os santos fizeram”, ressaltou.

site destaque 2018 bispocrisma40jovensnocentrodenovafriburgo 1

Finalizando sua homilia, Dom Edney pediu confiança aos presentes. “Meus amigos, se não fosse essa confiança, eu, o Pe. Alex, o diácono e todos aqueles que se dispuseram a servir a Deus, não estaríamos aqui. Porque o chamado que Deus nos faz é grande demais. Quem pode dizer que é digno? Eu não teria coragem de dizer isso. Não somos dignos e, no entanto, Deus nos dignifica. No entanto, Ele nos faz aptos para cumprirmos a missão que recebemos. Da mesma forma que Amós, que sequer era profeta ou filho de profeta, mas que estava a profetizar, porque Deus o havia chamado”.

Com o prosseguimento da celebração, a Diocese de Nova Friburgo viveu mais uma noite de confirmação e acolhida, apresentando à sociedade aqueles que se dispuseram a seguir Cristo Jesus com um generoso ‘sim’, tendo no mais íntimo do ser aquele mesmo Espírito que clama “Abba, Pai” e que inspira a simples oração ensinada por nosso Bispo: “Senhor, faça-me um pouco melhor hoje do que fui ontem”.

Texto: Diogo Quadra
Fotos: Lucas Lima
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso