facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
bispo-preside-missa-em-honra-a-nossa-senhora-do-desterro-em-quissamaNa manhã do dia 17/2, a cidade de Quissamã despertou-se mais cedo. A Matriz Paroquial Nossa...
norte-cf-2018-e-oficialmente-aberta-no-vicariatoMarcando a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2018, com o tema “Fraternidade e...
sede-abertura-da-cf-2018-e-marcada-por-expressiva-presenca-de-clero-e-fieis‘Fraternidade e superação da violência’, este foi o tema escolhido pela Conferência Nacional...
norte-quarta-feira-de-cinzas-abre-tempo-quaresmalNo Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo, os fiéis lotaram os templos para cerimônia da...
bispo-sacerdotes-e-leigos-participam-da-abertura-estadual-da-cf-2018No sábado, 17 de fevereiro, o Regional Leste I da CNBB (que engloba todo o Estado do Rio de...

Bispo ordenará três Diáconos Transitórios para Diocese

As comunidades de Jaguarembé, Santa Maria Madalena e Conceição de Macabu estão em festa. Nos próximos dias 20, 21 e 27 de janeiro, respectivamente, serão ordenados Diáconos Transitórios Aurecir Martins de Mello Junior, Luis Antonio de Souza Fernandes e Pablo de Paula Guimarães, pela imposição das mãos episcopais e oração consecratória de Dom Edney Gouvêa Mattoso. O Diaconato Transitório é o primeiro grau da ordem, fazendo parte da preparação para o Sacerdócio.

site diocese 2018 diaconostransitorios-aurecir-pablo-junior 5

Aurecir será ordenado Diácono na Capela de Santo Antônio, em Jaguarembé – Itaocara, no dia 20 de janeiro, às 19h. Luis Antonio receberá o primeiro grau da ordem no dia seguinte, na Paróquia Santa Maria Madalena, no município do mesmo nome, às 10h. E, por último, no dia 27/1, Pablo será ordenado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição de Macabu, às 19h.

Entre os dias 15 e 19 de janeiro, os então seminaristas farão um retiro, que terá como pregador Monsenhor Osvaldo Neves de Almeida, da Prelazia de Opus Dei.

Aurecir Martins de Mello Junior

Aurecir Junior nasceu em 20 de junho de 1986, em Itaocara. Entrou para o Seminário Diocesano Imaculada Conceição em 17 de fevereiro de 2010, juntamente com Luiz Antonio, indo para o Seminário Arquidiocesano São José, no Rio de Janeiro, para cursar Teologia por 4 anos. Para ele, o fato de ser ordenado em sua comunidade de origem é algo muito especial.

- Foi uma alegria, um presente, além do dom imerecido do diaconato, ser ordenado na comunidade em que sempre me dediquei e dei meus primeiros passos na fé. A comunidade da Capela Santo Antônio foi a que me formou na fé e de alguma maneira ajudou a decifrar esse chamado de Deus em meu coração – afirmou Aurecir, que também ressaltou a presença dos Padres Gleison Lima e Alex Paiva no processo de entendimento desta vocação.

A respeito do Diaconato, Junior salientou. “É dom de Deus e é imerecido por nós. Ele nos confia o ministério que é grande. Como Dom Edney costuma dizer, o Diácono é ordenado para o serviço da Palavra, da Caridade e do Altar. Ou seja, é uma vocação que se vive para fora. Quando uma vocação é vivida para dentro, para a satisfação pessoal, para a própria realização, ela perde seu sentido”.

Luis Antonio de Souza Fernandes

A primeira vocação da Paróquia de Santa Maria Madalena no Seminário Diocesano, nasceu em 11 de abril de 1990, em Santa Maria Madalena. Luiz Antonio destacou que nesta segunda-feira (15/1) os três seminaristas iniciariam o retiro próprio para a Ordenação Diaconal, “como servos que vão à busca do Seu Senhor” e também falou sobre seu lema.

- Meu lema para o Diaconato é ‘Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir’. O Senhor chama cada um de nós a uma vocação. Primeiramente, à santidade, mas para alguns, é um chamado mais específico. E nós, como humildes servos Dele, queremos nos dedicar a esse serviço ao Seu Reino.

“Com o diaconato já temos uma presença mais forte da vinda do Sacerdócio, do Presbiterato. Aguardamos em Deus, esperando na Sua graça, dia após dia caminhando na certeza de que este momento virá e que nós, como humildes servos, queremos nos dedicar por inteiro a messe do Pai”, finalizou.

Pablo de Paula Guimarães

Pablo Guimarães é natural de Conceição de Macabu e nasceu em 24 de outubro de 1988. Ingressou no Seminário Diocesano, em Nova Friburgo, em 8/3/2011, cursando um ano de Propedêutico e 1 ano e meio de Filosofia. Em 2013, foi para o Colégio Eclesiástico Internacional BIDASOA, na Espanha, onde, na Universidade de Navarra, concluiu a Filosofia e a Teologia.

- Em Bidasoa foi muito interessante, a questão do idioma que é diferente, é o espanhol, e a adaptação a tudo isso. Saí de uma casa com cerca de 20 pessoas para viver em um local com mais de 100 irmãos de, aproximadamente, 16 países. Foi uma experiência muito boa e enriquecedora para a minha missão, para a vocação a que Deus me chamou.

Sobre a espera para a ordenação presbiteral, Pablo refletiu.

- Como Dom Edney nos explicou em sua homilia no dia do nosso compromisso de fidelidade, é viver intensamente o diaconato, sem pensar em qual será a data da ordenação presbiteral. Isso é uma coisa muito interessante, nosso Bispo é muito sábio: quando vivemos na expectativa do que virá, acabamos não vivendo bem o presente. Minha expectativa é viver bem o diaconato! - concluiu.

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Diogo Quadra e Arquivo Pessoal
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso