facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.

MENSAGEM: Dom Edney Gouvêa Matoso

É com profundo pesar que a Diocese de Nova Friburgo e seu Bispo Diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso, comunicam o falecimento, no início da noite de 28 de novembro de 2017, de Dom Rafael Llano Cifuentes, terceiro Bispo desta circunscrição eclesiástica.

Dom Rafael Llano Cifuentes nasceu na cidade do México, a 18 de fevereiro de 1933. Licenciado em Direito Civil pela Universidade de Salamanca, em 1955. Doutorado em Direito pela Universidade de Salamanca, em 1956, com a tese “El caudillismo em Latino-américa”. Recebeu a ordenação sacerdotal, na Prelazia do Opus Dei, no dia 20 de dezembro de 1959.

Nomeado Bispo Titular de Mades e Auxiliar do Rio de Janeiro a 4 de abril de 1990, ordenado Bispo em 29 de junho de 1990. Adotou como lema: “Omminia traham ad meipsum”. Criador, na Coordenação da Pastoral da Juventude, dos denominados “Encontros Jovem-Rio” que acontecia a cada dois anos em união com o Papa nas Jornadas Mundiais da Juventude. Fundou o Curso de Liderança para Coordenadores que atuam ou que querem atuar nessa Pastoral.

Nomeado Bispo da Diocese de Nova Friburgo pelo Santo Padre João Paulo II em maio de 2004, tendo tomado posse no dia 20 de junho de 2004. Dentre inúmeras marcas de seu governo pastoral em nossa Diocese, ressaltamos a construção do Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, como prova de seu devotamento às vocações sacerdotais e como grande incentivador das mesmas num ambiente digno e sadio que gerasse vida espiritual, convívio fraterno e amor à Igreja.

Defensor das famílias e com vasto Apostolado em benefício das mesmas, foi Presidente da Comissão Episcopal para Vida e Família da CNBB e escolhido Bispo responsável pela Delegação Oficial do Brasil para VI Encontro Mundial do Papa com as Famílias em Maio de 2008.

Tendo publicado várias obras literárias de cunho canônico, espiritual e pastoral, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia no dia 04 de setembro de 2008 para a 16ª cadeira antes ocupada por Dom Estevão Tavares Bittencourt. Empossado em 18 de março de 2009.

No dia 20 de janeiro de 2010 teve a sua renúncia, como bispo diocesano de Nova Friburgo, aceita pelo Papa Bento XVI, por limite de idade, passando a ser bispo emérito de nossa diocese, porém até que sua saúde permitisse, esteve presente em distintas ocasiões, principalmente na Quinta-feira Santa, onde fazia questão de renovar suas promessas com nosso Bispo Dom Edney e todo o clero.

Em 2007 foi eleito presidente do Regional Leste1 da CNBB, cargo que ocupou até maio de 2011.

Elevemos nossas fervorosas preces para que Deus acolha na sua felicidade eterna este servo bom e fiel, que nos seus cinquenta e oito anos de sacerdócio e vinte e sete de episcopado foi um generoso pastor que serviu a Igreja e seu povo com alegria.

Por recomendação dos médicos o corpo não poderá vir a Nova Friburgo e o velório ocorrerá a partir das 7h na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Haverá Missa 7h, 8h30, 10h, 11h30 (presidida por nosso Bispo D. Edney Gouvêa Mattoso) e a concelebração das exéquias às 14h.

Após a Santa Missa o féretro se encaminhará para o Cemitério São Francisco Xavier no Cajú, para ser sepultado no mausoléu do Opus Dei, segundo o desejo de Dom Rafael.

Dom Edney Gouvêa Mattos
Bispo da Diocese de Nova Friburgo
link hotsite3

Pensamento da Semana

O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso