facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
seminario-diocesano-imaculada-conceicao-lanca-novo-brasaoCom a aprovação de Vossa Excelência Reverendíssima Dom Edney Gouvêa Mattoso, foi eleito, no...
bispo-preside-missa-de-encerramento-do-ano-letivo-do-seminarioNo último domingo, 8 de dezembro, o Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, em Nova...
sede-missa-e-entrega-de-certificados-marcam-conclusao-das-atividade-do-ifap-em-20Concluindo mais um ano fecundo, o Instituto de Formação de Agentes de Pastoral Santo Agostinho...
sede-comunidades-celebram-solenidade-e-festa-em-louvor-a-imaculada-conceicaoÓ Maria Imaculada, doce Mãe da Providência, governai a nossa vida com materna assistência....
litoral-paroquia-de-macae-institui-ano-paroquial-da-oracaoA Igreja Católica já vive um novo tempo litúrgico e, nos primeiros ares deste marco, com os...

Sacerdotes e MECE’s do Vicariato Sede se reúnem com o Bispo

Dando continuidade as formações para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE’s), aconteceu na manhã de 13/7, o encontro com os sacerdotes e ministros do Vicariato Episcopal Sede. Na oportunidade, o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, orientou os presentes sobre a importância do serviço junto aos enfermos e ressaltou documentos da Igreja. A programação aconteceu na Paróquia São Roque, em Olaria – Nova Friburgo.

site destaque 2019 encontrodepadresemecescombispo 1

Tendo início às 8h30, o salão paroquial ficou repleto de ministros, acolhidos com café da manhã e oração. As primeiras palestras foram conduzidas pelo Assessor Diocesano da Pastoral da Saúde, Pe. Rodrigo Fonseca, que abordou: o Decreto da Diocese para o exercício deste ministério extraordinário, anexado a uma carta episcopal; a atuação dos MECE’s junto aos enfermos; e, diversas orientações sobre o cuidado com o Sacramento da Eucaristia, espiritualidade e serviço ao Reino de Deus.

Abordando a missão dos Ministros junto aos enfermos, Pe. Rodrigo salientou que “se há algo que marcou o Papa Francisco no começo do seu pontificado foi aquela mensagem ‘Quero uma Igreja em saída’. Essa mensagem é fruto da Evangelii Gaudium, pedindo uma Igreja não mais dentro dos templos, uma Igreja fora. Mas, isso não significa que vamos fazer o extremo, ficar na rua e não ir a igreja. É preciso ir ao encontro das pessoas”.

site destaque 2019 encontrodepadresemecescombispo 2

Tendo a Sagrada Escritura em mãos, o sacerdote exemplificou aos presentes os diversos momentos históricos em que o Senhor pediu ao Seu povo que estivesse em saída, em missão. “A saída está presente na história da salvação. Quando lançamos o olhar para a Sagrada Escritura vemos muitos pedidos de saída por parte de Deus, esse Deus que nos desinstala. O primeiro exemplo está em Gênesis 12,1-3, quando Abraão ouve do Senhor ‘Deixa a tua terra, tua família e a casa do teu pai e vai para a terra que eu te mostrar’”. E complementou. “Se quero seguir Jesus, tenho que ter o Seu espírito. E o espírito de Jesus é de esvaziamento, de entrega, de saída”.

Por meio do Código de Direito Canônico, o presbítero explicou a diferença dos ministérios recebidos pelo clero e pelos leigos. “Existem os ministérios ordinários e extraordinários na Igreja. O ordinário é aquele que recebe o Bispo, o Padre e o Diácono. E, o extraordinário, é aquele que recai sobre acólitos e leigos”. Pontou também que o MECE está ligado diretamente a Pastoral da Saúde. “Qual é o objetivo do MECE? A convivência, a assistência sempre e fundamentalmente do doente. O MECE existe para o enfermo”.

site destaque 2019 encontrodepadresemecescombispo 4

Paralelamente, dentro da Igreja São Roque, Dom Edney conversou com os sacerdotes, orientando-os a respeito deste ministério extraordinário, do Decreto, da Carta Episcopal, dos documentos da Igreja e da estruturação deste serviço nas comunidades paroquiais. Ao longo de sua explanação, o Epíscopo também tirou as dúvidas dos padres e o Chanceler Diocesano, Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça, fez a leitura de documentos. Concluindo a reunião com os presbíteros, o Bispo dirigiu-se ao salão paroquial e conversou com os ministros, aproveitando a oportunidade para esclarecer dúvidas.

“É preciso refletir pastoralmente sobre a assistência das pessoas que estão enfermas nos hospitais, nas casas”, refletiu o Epíscopo. “O Papa Paulo VI instituiu esse ministério para ser exercido pelos fiéis leigos batizados, para que eles possam auxiliar no ministério sacerdotal. Você é a Igreja que está ali naquele momento. E não se iluda, o fato da sua presença como Igreja chama a atenção também dos familiares”, complementou o Bispo. “A Igreja não abandona os seus enfermos”.

site destaque 2019 encontrodepadresemecescombispo 3

Sobre a veste, o Prelado reafirmou que “a opa está vinculada ao exercício do ministério”, devendo ser utilizada somente durante as atividades pertinentes a esta função. Durante o encontro, também foi explicada a diferença entre o Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística (MECE) e o Ministério Extraordinário da Palavra (MEP), ressaltando a importância e a função de cada um. O Bispo aproveitou a oportunidade para pontuar o zelo pela Eucaristia. Concluindo sua fala, o Sucessor dos Apóstolos concedeu uma bênção.

Ao final, todos se reuniram no interior do templo para uma foto oficial. O encontro formativo no Vicariato Norte aconteceu durante a agenda do Governo Itinerante nesta porção territorial, em 8/7. Em breve, será realizada uma reunião com os Ministros do Vicariato Litoral.

Texto e fotos: Monara Teixeira
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso