facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
governo-itinerante-no-norte-bispo-preside-aberturaTeve início na noite de 21 de maio mais uma edição do Governo Itinerante no Vicariato Norte da...
vi-encontro-diocesano-de-comunidades-reune-fieis-em-campo-do-coelhoCom o tema ‘Comunidades eclesiais: seguir Jesus no compromisso com a vida’ e guiados pela...
dom-edney-preside-jubileu-de-ouro-da-capela-n-sra-das-gracasCinquenta anos de história! A Capela Nossa Senhora das Graças, em Córrego Dantas – Nova...
norte-jovens-adoradores-promovem-6-luau-com-cristo-em-sao-sebastiao-do-altoO Grupo Jovens Adoradores, da Paróquia São Sebastião, em São Sebastião do Alto, promoveu no...
litoral-fieis-celebram-n-sra-de-fatimaComemorado em 13/5, o dia de Nossa Senhora de Fátima teve extensa programação no Vicariato...

Episcopado elege nova presidência da CNBB e aprova DGAE

Reunidos entre os dias 1º e 10/5, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, os Epíscopos do país participaram da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB). Neste período, foi eleita da nova presidência da instituição, os responsáveis pelas Comissões Episcopais Pastorais, alguns regionais também elegeram seus novos representantes e foram definidas as Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o próximo quadriênio. O Bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, participou da assembleia. Confira o que aconteceu!

site destaque episcopadoelegenovapresidencaidacnbb 1

Nova Presidência da CNBB

O Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi eleito Presidente da CNBB no dia 6/5. Na parte da noite, foram eleitos os dois Vice-Presidentes - uma novidade no atual estatuto da Conferência, uma vez que anteriormente apenas um Bispo ocupava a vice-presidência. Os eleitos são: Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS), e Dom Mário Antonio Silva, Bispo de Roraima. Já em 7/5, Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, foi escolhido como o Secretário-Geral.

Presidentes das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB

Durante a 57ª AG, também foram escolhidos os novos Presidentes das Comissões Episcopais Pastorais para o próximo quadriênio (2019 - 2023). Confira a lista.

- Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada: Dom João Francisco Salm, Bispo de Tubarão (SC)

- Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato: Dom Giovane Pereira de Melo, Bispo de Tocantinópolis (TO)

- Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial: Dom Odelir José Magri, Bispo de Chapecó (SC).

- Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética: Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba (PR)

- Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé: Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André (SP)

- Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia: Dom Edmar Peron, Bispo de Paranaguá (PR)

- Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso: Dom Manoel João Francisco, Bispo de Cornélio Procópio (PR)

- Comissão Episcopal Pastoral para Ação Social Transformadora da CNBB: Dom José Valdeci Santos Mendes - Bispo de Brejo (MA)

- Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação: Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Montes Claros (MG)

- Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família: Dom Ricardo Hoepers, Bispo de Rio Grande (RS)

- Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude: Dom Nelson Francelino, Bispo de Valença (RJ)

Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação – Dom Joaquim Giovani Mol, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG)

Nova Presidência do Regional Leste 1

Alguns Regionais também aproveitaram a Assembleia Geral para definirem seus novos representantes. O Leste 1, do qual a Diocese de Nova Friburgo faz parte, elegeu sua nova presidência.

site destaque episcopadoelegenovapresidencaidacnbb 3

Presidente: Dom José Francisco Rezende Dias - Arcebispo de Niterói

Vice-presidente: Dom Gilson Andrade da Silva - Bispo Coadjutor de Nova Iguaçu

Secretário: Dom Tarcísio Nascentes dos Santos - Bispo de Duque de Caxias

Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

 As Novas Diretrizes Gerais da Ação Evagenlizadora da Igreja no Brasil para o próximo quadriênio (2019 a 2023), foram aprovadas em 6/5. De acordo com o Membro da Comissão do Texto Central, Pe. Manoel de Oliveira Filho, o central nas Novas Diretrizes é mais uma vez um chamado de retorno às fontes para olhar a experiência das comunidades primitivas e inspirados por elas formar, no hoje da história e na realidade urbana, comunidades eclesiais missionárias. “Que essas comunidades eclesiais missionárias tenham jeito de casa, de acolhida, não uma coisa estática de paredes simplesmente, ou da estrutura física. Mas, acima de tudo as diretrizes falam de um jeito de ser, de uma postura que lembre, evoque a ideia da casa que acolhe, que é espaço de ternura e misericórdia”.

site destaque episcopadoelegenovapresidencaidacnbb 2

Na proposta das diretrizes, lembrou o religioso, a casa é sustentada por quatro pilares essenciais: a Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã; o pilar do Pão, que é a casa sustentada pela liturgia e sobre a espiritualidade; o pilar da Caridade, que é a casa sustentada sobre o acolhimento fraterno e sobre o cuidado com as pessoas, especialmente os mais frágeis e excluídos; e, o pilar da Missão, uma vez que é impossível fazer uma experiência profunda com Deus na comunidade eclesial que não leve, inevitavelmente, à vida missionária.

As Igrejas e comunidades são convidadas, segundo o que propõe as novas diretrizes, a serem luzeiros no meio do mundo. O religioso afirmou que as comunidades podem estar em qualquer lugar: no condomínio, numa praça, no trabalho. “Mas também nas paróquias, comunidades, nos colégios católicos, nas obras sociais”, disse. “As novas diretrizes apontam para rumos e horizontes muito bonitos de avanço, de comprometimento apostólico e de comprometimento profético-transformador”, destacou.

Santa Missa de Encerramento da 57ª AG

site destaque episcopadoelegenovapresidencaidacnbb 4

Nesta sexta-feira (10/5), o novo Presidente da CNBB, Dom Walmor de Azevedo, presidiu a Santa Missa de Encerramento da 57ª AG. Durante a Celebração Eucarística, o Epíscopo se dirigiu ao povo de Deus e saudou o Papa Francisco, manifestando seu apoio ao trabalho do Santo Padre na tarefa de ser uma Igreja misericordiosa, hospitaleira e em saída. A cerimônia foi realizada no Santuário Nacional.

Dom Walmor saudou os Bispos que estiveram à frente da Presidência da CNBB no último quadriênio: o Arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Sergio da Rocha, o Arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Krieger, e o Bispo Auxiliar de Brasília (DF), Dom Leonardo Steiner. Lembrou também os Presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e todos os colaboradores da Conferência.

Fonte e fotos: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB) e Santuário Nacional de Aparecida
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso